Está a pensar em desenvolver um videojogo? É uma ótima ideia! Mas para o poder fazer, necessita de possuir certas competências e conhecimentos. Uma ideia original é um ótimo começo, mas para conseguir chegar a um produto final pronto a ser lançado, há muito que tem que fazer.
Se quer começar o processo de desenvolvimento do seu jogo, este artigo tem toda a informação de que precisa! Continue a ler para saber tudo o que precisa para criar um jogo e quais são as competências que deve possuir para o terminar.
Ter aulas de programação para utilizar o mecanismo de jogo
Não é possível desenvolver um videojogo sem completar uma fase de programação. Para que as personagens completem certas ações ou as cenas se desenrolem de certa forma, é necessário escrever essas ações em linhas de código. Num mecanismo de jogo, o software que auxilia a criação de videojogos, o programador insere essas linhas de código para estabelecer controlos e funções. É isso que permite construir a estrutura do jogo.
Mas para saber que códigos inserir, é necessário dominar pelo menos uma linguagem de programação, seja C, JavaScript, C++, Java ou Python. Cada uma destas linguagens possui regras e características próprias e terá que as saber para poder programar com essa linguagem. Só assim poderá aprender a utilizar o mecanismo e desenvolver o seu videojogo.

Por este motivo, a programação é o núcleo da criação de jogos. O programador é o responsável por determinar a interface do jogo, os gráficos, o som, a velocidade de movimento dos objetos, etc. Tudo o que é essencial ao desenvolvimento do videojogo é decidido aqui.
Se já possui conhecimentos de programação e destas linguagens, é só escolher o mecanismo de jogo que preferir. No caso de ainda não saber programar, deve investir na sua formação. Pode aprender de forma autodidata, com as informações disponíveis online e vídeos no YouTube. Ou optar pela forma mais tradicional, e aprender através de um curso ou aulas de programação particulares, onde um professor lhe ensina a programar.
Se achar a programação uma área muito complicada ou tiver pressa para criar o seu jogo, também pode optar por contratar um programador para fazer esta parte. Este profissional ficará responsável por programar, seguindo as suas ideias e indicações. No entanto, se for possível, tente fazê-lo antes de pedir a outra pessoa, mesmo que demore mais tempo. Vai ver que se sentirá muito mais realizado no final!
Possuir capacidades de design para ter uma boa usabilidade
Criar um jogo não requer apenas competências de programação. O desenvolvimento de videojogos também exige algum conhecimento de design. Este conhecimento não é apenas referente ao aspeto visual do jogo (que é muito importante!), mas também para a criação de uma interface apelativa para o jogador. Tal como em todos os outros sistemas e aplicações direcionados para o público, o fator usabilidade é extremamente importante. É necessário que a interface seja fluída e instintiva, para que o jogador consiga utilizá-la com facilidade e perceber o que deve fazer sem grandes problemas. Não há nada pior do que um jogo onde não sabe o que fazer ou onde carregar.
A função de designer é configurar o universo do videojogo, desde o início do projeto e durante todo o seu desenvolvimento. É aqui que irá colocar em prática os conceitos que imaginou da forma mais apelativa possível e fazer todas as modificações e alterações que forem necessárias, sempre que existirem erros.

Para garantir uma boa usabilidade, terá que projetar todo o universo do jogo. Quem são os jogadores? Qual é a sua "missão"? É necessário que saiba como é que os jogadores pensam e agem, e tudo o que podem fazer de acordo com os eventos do jogo. Isto inclui um trabalho minucioso dos detalhes. Não basta definir os mecanismos gerais de interatividade, é necessário trabalhar com todos os objetos que integram o jogo, qual será o seu objetivo e onde estarão colocados. Pode parecer algo insignificante, mas a qualidade de um jogo depende muito dos seus detalhes.
O objetivo é que os elementos estejam colocados de forma inteligente e coerente com a história do jogo, mas não demasiado óbvios. É importante que os jogadores consigam perceber o que está a tentar demonstrar, mas não pode ser demasiado fácil. Ou seja, deve ser interessante o suficiente para captar o seu interesse, mas não tão complicado que desistam do jogo a meio.
E não se preocupe se não tiver logo tudo definido quando começar a programar o jogo! O primeiro protótipo não precisa de conter logo todos os elementos ou as suas posições finais. Pode começar por se focar na funcionalidade do videojogo e vai pensando onde colocar ou como descobrir um elemento específico à medida que trabalha nele.
Saber contar uma boa história para cativar o interesse dos jogadores
Todos os jogos possuem uma história, é isso que os torna interessantes e atrai muitos dos jogadores. Por isso, se quer ter um jogo atrativo, deve garantir que cria uma narrativa cativante. É assim que vai ganhar o interesse dos jogadores e garantir que querem terminar o jogo e saber como acaba.
Por isso, se quer que os jogadores terminem o seu videojogo, conceptualize uma boa história, organizada com início, meio e fim. A arte de contar um história é essencial para desenvolver uma história interessante e prender a atenção dos jogadores, porque é ela que leva a que queiram continuar e descobrir o que acontece a seguir. É essencial que exista equilíbrio no ritmo da narrativa, de forma a manter a atenção do jogador. Também deve ser adequada ao tipo de jogo que está a desenvolver, seja suspense, aventura, terror, ação, guerra, etc.
Comece por escrever a história completa, com todas as informações necessárias sobre as personagens (incluindo as suas personalidades e trajetórias), as características do cenário, etc. Tudo o que precise para garantir que a narrativa fica bem construída e não existem erros de continuidade.
Trabalhar com gráficos para criar um jogo visualmente atrativo
O processo de criação de um videojogo também requer algumas competências artísticas para desenvolver o universo gráfico. Isto porque, além do design que define a posição dos objetos e cria um aspeto atrativo, também é necessário definir as características gráficas do jogo.

Para facilitar a definição dos aspetos gráficos, deve começar por definir as características específicas que quer ter. Se precisar de inspiração pode basear-se num videojogo já existente do mesmo estilo do que vai programar (e de preferência com a mesma linguagem de programação!). O importante é que represente todos os elementos do seu videojogo, sejam objetos ou personagens. É este detalhe gráfico que vai permitir que o jogador se mantenha interessado e que consiga imergir no mundo visual do jogo. Defina as características das personagens com bastante detalhe, adicione várias expressões e roupas diferentes. Tudo isto melhora a qualidade do seu jogo!
Incluir uma banda sonora para animar o videojogo
Um jogo com qualidade deve apelar a mais do que simplesmente à visão. Ainda que os cenários devam ser o mais apelativos possíveis para os jogadores se sintam integrados no mundo, essa experiência não seria a mesma sem o som.
Como tal, é essencial que perca algum tempo do processo de desenvolvimento a definir os efeitos sonoros que vão surgir no jogo. Deve garantir que são adequados ao acontecimento, ao cenário ou até mesmo ao momento da história da personagem e que acentuam a mensagem que quer transmitir naquela situação.
O som é uma parte essencial da identidade do seu videojogo. São os efeitos sonoros que dão ambiente ao jogo e tornam uma cena mais real. E se quiser ir mais longe, pode até desenvolver uma banda sonora original inteira, que permitirá que o seu videojogo seja reconhecido pelos jogadores quando ouvem umas das músicas. Quer opte por criar uma banda sonora inteira ou não, o ideal é gravar e utilizar efeitos sonoros e músicas originais, ou seja, que desenvolveu em estúdios ou com programas online. Desta forma, será o dono de todos os elementos do seu jogo. Se não o quiser fazer, garanta que utiliza músicas que não possuem royalties, ou terá que pagar os direitos de autor para as utilizar.

E como sabemos que não é simples criar efeitos sonoros que estejam relacionados com o jogo. Se precisar de ajuda, não hesite em contactar um especialista desta tecnologia para o auxiliar no desenvolvimento da banda sonora. Vai ter a tarefa simplificada e ainda vai aprender algo sobre a tecnologia audiovisual!
Este conselho aplica-se a todas as etapas do processo de desenvolvimento dos jogos, desde programar os dados com a linguagem de programação escolhida a definir os gráficos do mundo virtual. Sempre que sentir que não consegue ultrapassar um obstáculo, pode pedir ajuda a um programador, designer ou outro intermediário da área. Ou pode optar por aumentar a sua formação e fazer um curso de programação ou ter aulas com um professor particular. A plataforma da Superprof tem a solução ideal para qualquer situação!









