Certamente que já ouviu falar do US Open, nem que seja referido em passagem ou numa notícia na televisão. E é provável que saiba que é um torneio de ténis realizado nos Estados Unidos da América, talvez até que é especificamente em Nova Iorque. Mas sabia que é o último dos quatro torneios de Grand Slam?
Os torneios de Grand Slam, também conhecidos pelos amantes do desporto por majors, são as quatro competições anuais mais importantes do ténis. Os outros três são o Open da Austrália, Roland Garros e Wimbledon. Decorrem em sequência durante o ano, em diferentes países do globo.
Torneio | Onde decorre | Ano de inauguração | Mês de começo | Tipo de Superfície |
---|---|---|---|---|
Open da Austrália | Melbourne | 1905 | Janeiro | Piso rápido |
Roland Garros | Paris | 1891 | Maio/Junho | Terra batida |
Wimbledon | Londres | 1877 | Junho/Julho | Relva |
US Open | Nova Iorque | 1881 | Agosto/Setembro | Piso rápido |
O torneio do US Open é, portanto, o último deste grupo de quatro torneios. Todos os anos existe um grande vencedor do Grand Slam, que é frequentemente decidido no US Open. Isto significa que a tensão costuma ser grande!
Se quer conhecer melhor todas as informações importantes do US Open de 2024, o calendário do programa e todas as datas relacionadas com este torneio grandioso, então está no lugar certo!
Onde é realizado o US Open?
O Open dos Estados Unidos é a maior competição de ténis que decorre no país. Já mencionamos que se realiza em Nova Iorque, mas o local é um pouco mais específico que isso! O torneio é realizado no USTA Billie Jean King National Tennis Center, localizado no Flushing Meadows-Corona Park, no bairro de Queens em Nova Iorque.
O complexo mudou de nome em 2006 para homenagear a lendária tenista americana Billie Jean King, uma das figuras mais influentes na história do ténis e uma enorme defensora dos direitos das mulheres no desporto.
Este complexo possui três estádios principais: Arthur Ashe, Louis Armstrong e Grandstand. Mas, além destes, também possui outros campos mais pequenos que são utilizados para treinos e para jogos de singulares e de pares, que oferecem aos espectadores uma experiência mais próxima e intimista dos jogadores que estão a competir.

O complexo conta ainda com um centro de visitantes que oferece aos fãs a oportunidade de aprender mais sobre a história do US Open, explorar exposições interativas e comprar lembranças da sua presença na competição.
É um local moderno e muito bem equipado para sediar um dos eventos de ténis mais importantes do circuito internacional. A sua infraestrutura permite a utilização de tecnologia de ponta, como tetos retráteis em alguns dos estádios, que permitem a continuação dos jogos mesmo em condições climáticas adversas.
Arthur Ashe Stadium
É o estádio principal e o maior do complexo. Com capacidade para mais de 23.000 espectadores, é o maior estádio de ténis do mundo. Recebeu o seu nome como homenagem ao jogador Arthur Ashe, o primeiro vencedor do Open dos Estados Unidos em 1968. É o local onde são realizadas as finais de singulares masculinas e femininas.
Louis Armstrong Stadium
É o segundo maior estádio do complexo e tem capacidade para mais de 14.000 espectadores. Tal como o anterior, está equipado com tecnologia de teto retrátil. É utilizado para alguns dos jogos mais importantes durante o torneio. E não precisamos de mencionar de onde vem o nome, certo?
Grandstand
Este estádio mais pequeno apenas tem capacidade para cerca de 8.000 espectadores. É conhecido por oferecer uma atmosfera mais íntima e próxima aos campos de treino.
Como funciona a qualificação para o US Open?
A qualificação para o US Open é semelhante ao processo dos restantes torneios do circuito internacional, mas é um pouco mais complexo do que o da nossa competição ATP no Estoril. Envolve um processo que permite que tenistas de todo o mundo tenham a oportunidade de competir no torneio principal, e não apenas aqueles que possuam os maiores pontos no ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais).
Não existe idade limite para competir! Se estiver em boa condição física e se sentir confiante em relação à sua capacidade, a idade não é restrição.
Dos 128 tenistas que competem nos jogos de singulares do US Open, apenas 104 se qualificam automaticamente pela sua posição no ranking mundial. E atenção, a classificação dos jogadores com base no ranking da ATP para homens e no ranking da WTA (Associação de Ténis Feminino) para mulheres, desempenha um papel importante. Os jogadores com as melhores classificações têm entrada direta, o que significa que não precisam de passar pela fase de qualificação.
Mas estão reservados 16 lugares para atletas que queiram tentar a sua sorte na competição! Qualquer jogador que seja elegível pode fazer a inscrição para participar na qualificação. Qualquer atleta que se adeque aos critérios e tenha mais que 14 anos pode tentar competir. Quer sejam tenistas profissionais, jogadores emergentes ou apenas os amantes do desporto que procurem a oportunidade de competir num dos maiores torneios de ténis do mundo.
Os últimos 8 lugares são para os denominados "Wild Cards". Estas vagas são atribuídas através de convites, que são dados pelos organizadores da competição a jogadores promissores, atletas locais ou possam trazer um interesse adicional ao torneio.
A fase de qualificação dura, geralmente, uma semana e decorre nos dias anteriores ao torneio principal. Os jogos são disputados no mesmo local, o USTA Billie Jean King National Tennis Center, e atraem dezenas de fãs. O formato de eliminação é simples: os tenistas competem em jogos ao melhor de três sets, para garantir uma vaga no torneio principal.
Todos os campos do US Open estão abertos ao público durante o ano e podem ser alugados por qualquer pessoa que tenha interesse em treinar e jogar no mesmo local onde passaram tantos tenistas de renome.
Juntam-se aos jogadores que entraram diretamente no torneio, num processo de qualificação que contribui para a diversidade e competitividade do US Open, com oportunidades para tenistas talentosos de diversas origens e um pouco de todo o mundo.
Afinal, quando decorre o US Open de 2024?
O US Open de 2024, agendado para os meses de agosto a setembro, promete ser uma celebração de talento, de competitividade e de espírito desportivo. Os fãs do desporto estão ansiosos para testemunhar as performances extraordinárias dos melhores jogadores do mundo em Nova Iorque, a cidade que nunca dorme.
Saber antecipadamente quem são os tenistas que vão competir nos jogos é impossível, mas já estão determinados os dias e os horários de cada um. Vejamos por fases!

A fase de qualificação decorre de segunda-feira, dia 26 até sábado, dia 31 de agosto, numa semana intensa e cheia de ação. Existem várias eliminatórias de singulares, nas categorias de homens e mulheres, em cada dia, com jogos às 11h da manhã e às 19h da tarde:
A primeira ronda de qualificação joga-se a 26 e 27 de agosto.
A segunda ronda de qualificação joga-se a 28 e 29 de agosto.
A terceira ronda de qualificação joga-se a 30 e 31 de agosto.
À medida que o torneio avança, os confrontos intensificam-se! Os oitavos de final jogam-se no fim de semana do Dia do Trabalhador nos EUA, no domingo e segunda de 1 e 2 de setembro. Ainda apenas nas categorias de singulares masculino e feminino, os jogos realizam-se também às 11h da manhã e às 19h da tarde.
O horário dos quartos de final a 3 e 4 de setembro é ligeiramente diferente. Os jogos da manhã realizam-se uma hora mais tarde, às 12h. E continuam apenas a ser das categorias de singulares!
As semifinais jogam-se a 5 e 6 de setembro. Como esta fase do torneio já possui jogos de singulares e de pares, os horários são variados. Existem jogos às 11h, 12h e 19h:
Dia 5 jogam-se as semifinais de singulares femininos e de pares masculinos.
Dia 6 de manhã jogam-se as semifinais de pares femininos e a primeira semifinal de singulares masculinos.
Dia 6 à tarde joga-se a segunda semifinal de singulares masculinos.
A final com que tantos esperam joga-se entre sábado, dia 7 e domingo, dia 8 de setembro. Milhões de espectadores ao redor do mundo assistem aos jogos finais para testemunhar quem emergirá como campeão, consagrando-se na elite do ténis. Com jogos às 11h e 12h, pode assistir à:
Final de singulares femininos e pares masculinos ou mistos dia 7.
Final de pares femininos e singulares masculinos ou mistos dia 8.
E enquanto os olhos do mundo se voltam para o espetáculo que é o US Open, muitos entusiastas do ténis refletem sobre como podem elevar as suas próprias técnicas de jogo. É aqui que entram as aulas particulares de ténis, uma abordagem personalizada para melhorar competências, corrigir técnicas e desenvolver uma compreensão mais profunda do jogo.
Encontre num dos professores da Superprof a pessoa ideal para o ajudar a entrar mais confiante dentro no campo de ténis. Terá aulas de ténis como e onde quiser!