Hoje em dia, o inglês é considerado a língua dos negócios por excelência! É a língua oficial de 53 países e a mais falada no mundo (em números de pessoas total e não apenas falantes nativos). Em termos de falantes nativo, o inglês é o idioma materno de mais de 380 milhões de pessoas no mundo. E estima-se que mais de 750 milhões de pessoas sabem falar inglês como segundo idioma!
Gostava de ser uma destas pessoas mas não tem o nível necessário, mesmo depois de muitos anos de estudos? Ou quer redescobrir a linguagem depois de algum tempo sem a praticar? Como aprender mais sobre ela? Para aqueles que adoram seguir programas, uma solução inevitável para aprender o inglês online é com podcasts!
Um podcast é um ótimo complemento e pode perfeitamente encontrar o seu lugar no meio das aulas de inglês online e presenciais, para quem não tem tempo ou dinheiro para investir em recursos. Verá que aprender inglês na internet não é uma tarefa impossível!
Dentro de um podcast...
A aprendizagem do inglês é algo inevitável nos dias de hoje! Seja para conquistar sucesso na vida profissional (comércio, tecnologia, ciências, informática, etc.), comunicar a nível internacional, descobrir novas culturas, ficar à vontade nas viagens, fazer estadias em países anglófonos ou qualquer outra razão!

Existem muitas formas de o fazer, e um podcast é um excelente meio de ouvir e aprender a língua! Além disso, ajuda a dominar os diferentes sotaques do idioma e complementar as suas aulas de inglês para iniciantes. Se quer melhorar a sua compreensão e pronúncia, nada melhor que treinar os ouvidos com os diversos sotaques: britânico, americano, australiano, escocês, irlandês... A pronúncia da mesma palavra pode variar completamente se for dita por um britânico, um americano, um irlandês...
Por exemplo, a palavra "love" vai ser pronunciada;
- [lʌv] por um britânico;
- [lʌv] por um americano;
- [lʌv] por um irlandês.
Parece a mesma coisa, mas não é! Mesmo dentro do mesmo país, a pronúncia pode variar. Há um caso interessante de Paul McCartney e The Beatles. Dentro do grupo havia muita dificuldade de todos pronunciarem a palavra "love" da mesma forma na música All You Need Is Love. Vindo de Liverpool, a pronúncia de McCartney aproximava-se mais do [lʌv] irlandês. Foi preciso ensaiar muito para dizer a palavra com o "o" mais aberto.
Prestar atenção à pronúncia das músicas que ouvimos também é uma boa forma de progredir no inglês. Um podcast é um programa, um registro de áudio ou vídeo que pode ouvir no seu smartphone, tablet ou no seu computador. É verdade, pode aprender inglês no iPad! Mas, o que engloba realmente?
O que é podcast?
O mercado de podcasts não para de crescer pelo mundo fora e Portugal não é exceção! Se não sabe, o podcast é um conteúdo de media sonora, transmitido via RSS. Pode ser utilizado com agregadores como iTunes ou Ziepod para computadores, BeyondPod ou PodStore em android e Podcast em iOS, mas existe uma infinidade de aplicações para outros aparelhos.
Numa explicação mais simples, o podcast é um meio de transmissão de informações que, tal como na rádio, serve para comunicar algo. Criado em 2014 por Adam Curry, que procurava por uma forma mais fácil de aceder aos conteúdos dos grandes fornecedores, e decidiu criar uma.
Mas o que o podcast tem de especial? Aquilo que o diferencia da rádio tradicional é a vantagem de possuir conteúdo a pedido (content on demand). Isto significa que pode ouvir o que quiser, na altura em que bem entender, quantas vezes quiser. Basta aceder aos conteúdos e carregar no play. Existe também a opção de fazer download dos conteúdos para o seu aparelho.

Em Portugal já é possível ver a enorme quantidade de pessoas que abraçaram este recurso incrível. Existe uma grande número de ouvintes assíduos à procura de diferentes conteúdos e de qualidade, e cada vez mais programas são criados para responder a esta procura. Os temas mais visitados são os mais abrangentes, desde cinema, idiomas, televisão, ciências, literatura, jogos, política, religião, cultura, educação, desporto, humor, musicais, maquiagem, empoderamento feminino, e muito, muito mais.
E se quiser criar o seu próprio podcast, pode perfeitamente fazê-lo! Se é apaixonado por um tema específico e gostava de expor as suas opiniões, não precisa de deixar a oportunidade passar! Como mencionamos, existem vários programas que permitem criar podcasts. Com eles, é possível criar e publicar quantos podcasts a pessoa quiser, e sobre os assuntos mais variados.
Quais são os benefícios de optar por um podcast?
Os últimos anos fizeram muita diferença na evolução deste meio sonoro, e hoje em dia conta com diversos formatos de programas, que têm como finalidade fidelizar os consumidores mais assíduos. Estas pessoas podem ouvir o podcast no seu telemóvel, tablet, computador e inúmeros outro aparelhos.
O grande destaque deste recursos é a sua mobilidade, mas esta não é a sua única vantagem. Vejamos mais alguns!
Acessibilidade
Ao contrário do que acontece com os vídeos do YouTube que podem demorar a carregar, por serem pesados, o podcast tem um formato mais leve e pode ser descarregado para a aplicação ou ouvido em streaming a qualquer momento do dia.
Por ser um programa de áudio, fazer download do ficheiro é muito mais fácil, porque o formato do ficheiro é significativamente mais leve que um vídeo. Isto faz com que o programa seja fácil e rápido de ser distribuído.
Qualidade
A flexibilidade e a mobilidade são as características que mais se destacam, para garantir que o programa tenha qualidade. Os produtores de conteúdo podem fazer programas em quantos minutos quiserem, e esta facilidade com que os conteúdos podem ser produzidos possibilita rapidez e qualidade. O podcast pode ser gravado do próprio gravador do telemóvel do produtor.
Linguagem
A linguagem do podcast tem com objetivo contribuir para a humanização do serviço de medias. Ou seja, é um recurso que pode ser consumido em qualquer altura e lugar, e por qualquer pessoa. A linguagem é quase sempre como uma conversa coloquial, o que facilita a comunicação e cria um vínculo entre os produtores de conteúdo e os seus ouvintes. Tudo de forma gratuita e com um conteúdo de qualidade.
Frequência
A frequência de ouvintes define o sucesso do podcast. É fácil de ser produzido, consumido e distribuído, provavelmente por ser mais leve e fácil de armazenamento no aparelho do consumidor ouvinte. A frequência pode ser bastante flexível e os podcasts podem ser produzidos mensalmente, quinzenalmente, ou até mesmo diariamente!
Preço
Chegamos a um assunto bastante relevante, o preço. Com a evolução deste serviço e as formas da sua divulgação, o preço pode ser 0. É verdade, muitos podcasts são distribuídos totalmente gratuitamente na internet.
Ainda assim, umas das funções do podcast é agregar valor a marca ou produtores de conteúdos envolvidos no programa. Para isso, incluem normalmente publicidade paga ou anúncios publicitários, de forma a conseguir ter algum retorno financeiro. Alguns podcasts oferecem programas de fidelização por um valor simbólico que permitem seguir um episódio sem publicidade.
Como garantir uma boa fluência na língua inglesa?
Não faltam caminhos para garantir um boa fluência na língua inglesa, seja a ver séries anglófonas, interagir com falantes nativos, etc.
Outra solução bastante eficaz é ouvir músicas, e esta técnica de ensinar idiomas através da música é muito difundida pelos professores de inglês. Serve para treinar o seu ouvido e aumentar o vocabulário, que é parte fundamental na aprendizagem de qualquer idioma. Há quem ouça música para acalmar, recordar bons momentos e os que usam a música para estudar. Isto acontece porque a música atinge uma área do cérebro que é responsável pela sensação de prazer, por isso, quem ouve música sente-se até disposto a aprender.

Mas aprender com um podcast em ingles significa está inserido num universo de possibilidades, pode ouvir uma infinidade de conteúdos e ainda melhorar a pronúncia. Esta é uma técnica em que pode trabalhar o listening de forma prazerosa. Já para não mencionamos como pode auxiliar na apreensão de novas estruturas gramaticais.
Sendo assim, abuse dos podcasts anglófonos, mas tenha cuidado, pois nem todos são fáceis de assimilação. O ideal é escolher os que são indicados para iniciantes se estiver a começar os seus estudos. Comece com conteúdos mais básicos e fáceis, e só quando aumentar a fluência é que deve passar para os mais complexos. Estas são algumas das nossas dicas para se organizar e treinar os ouvidos:
- Retire um momento do seu dia para ouvir;
- Escolha um bom programa;
- Não tenha pressa, ouça as vezes que achar necessário;
- Tenha um dicionário por perto para tirar as dúvidas que surgirem;
- Se possível, tente repetir algumas palavras enquanto as articula bem.
Quem está a estudar outro idioma está sempre à procura de meios para ter uma fluência perfeita, mas isso requer muito trabalho e paciência. A fluência virá com o tempo!
Por que usar um podcast para aprender inglês?
Adquirir fluência num novo idioma não é tarefa fácil, como já foi mencionado. Inicialmente pode parecer um grande desafio, mas com tempo e treino, é possível atingir os seus objetivos. Isto porque, as competências necessárias para adquirir uma boa fluência são inúmeras, desde conseguir expressar-se adequadamente até se fazer compreender, chegando o mais próximo possível do sotaque nativo.

Algumas atitudes são cruciais para se chegar à fluência perfeita na língua inglesa, como, ao ler muitos textos em inglês, tentar pronunciar em voz alta as palavras, da forma mais clara possível, bem como tentar escrever as frases sem desvios gramaticais
Se recorrer aos podcasts em ingles, pode fazer tudo isto ao mesmo tempo! O podcast possui uma forma bastante acessível e os programas ficam disponíveis na plataforma de forma permanente. De acordo com o interesse do ouvinte, pode ir ouvindo cada episódio ao seu próprio ritmo e as vezes que quiser.
Isto porque os programas oferecem uma lista de episódios, como um ficheiro, que estão sempre à disposição para quando o ouvinte tiver interesse.
As pessoas podem acompanhar o lançamento de cada episódio no podcast no seu smartphone android, IOS ou no seu computador, e os conteúdos podem ser ouvidos diretamente ou fazendo download para aceder mais tarde.
Outra vantagem de estudar através de podcasts é o facto de tem baixa transferência de largura de banda. Isto significa que o podcast não consome tantos dados como os vídeos do YouTube, o que permite economizar a utilização dos dados da sua operadora de comunicações.
A prova de que estudar inglês através de podcasts funciona é a grande procura de outros ouvintes por programação relacionada com o tema.
Mas por que usar um podcast para aprender inglês? Hoje em dia, existe uma infinidade de podcasts incríveis, muitos deles destinados a pessoas que querem dominar outro idioma. Por serem leves, podem ser ouvidos em qualquer lugar e momento do seu dia.
Quem quer aprender inglês deve aproveitar a mobilidade e flexibilidade dos podcasts para aperfeiçoar o seu inglês e melhorar a fluência e a compreensão. Quanto mais se pratica a língua inglesa, mas se é capaz de a compreender. E um podcast de inglês é uma excelente oportunidade de aprender com produtores de conteúdo que se mostram solícitos em proporcionar conteúdo gratuito e de qualidade.
Como melhorar o inglês com podcasts?
Além da possibilidade de aprender inglês com séries, por exemplo, já mencionamos que um podcast pode ser muito útil para aumentar o nível de inglês. Há três áreas em particular onde se sente uma enorme melhoria:
- Vai avançar sem perceber: ouvindo inglês regularmente, o seu cérebro vai absorver imensa informação sobre a linguagem. Vai começar a refletir em inglês, registar algumas estruturas idiomáticas e, em pouco tempo, terá assimilado mais do que possa imaginar;
- Está sempre a praticar: onde quer que esteja (no autocarro, no metro, no avião, no carro, à pé, a passear, a correr, a tomar um café, etc.) pode ouvir o podcast e estudar. Só precisa ter o suporte adequado para descarregar e escutar o programa para a aventura começar;
- Enriquece o vocabulário: ouvindo os programas vai ter acesso a termos novos e de vocabulário específico. Por exemplo, se se está a preparar para o TOEIC, os podcasts podem ser uma enorme ajuda para se habituar à língua inglesa. Desta forma, estará mais preparado para conseguir uma boa nota no exame e poderá conseguir entrar nas empresas mais concorridas e abrir várias outras portas no mundo do trabalho!
Não precisa de ter medo se está a começar os seus estudos em inglês! Existem diferentes tipos de podcast para cada nível de compreensão, do mais básico ao mais avançado.
Tal como uma aula de inglês, o podcast pode-se adaptar ao nível do aluno. É claro que não vai começar por um programa sobre os problemas políticos dos Estados Unidos logo no início da aprendizagem! Tem que começar com coisas que sejam adequadas ao seu nível de domínio, caso contrário corre o risco de ficar desmotivado e não querer continuar aprender.
E se precisa de ajuda, na Superprof encontra o professor de inglês particular online para começar as aulas hoje mesmo!
A nossa seleção dos melhores podcasts em inglês
Com a internet, os canais de YouTube e a Spotify, os podcasts estão a bombar nos últimos tempos! Então, como saber quais são adequados para estudar e quais não? Para dar uma ajuda, compilamos aqueles que consideramos ser os melhores podcasts para aprender inglês!
Espresso English
Ideal para a aprendizagem de inglês, este podcast oferece dicas práticas e lições em formato curto e acessível. Criado por Shayna Oliveira, professora de inglês, aborda aspetos variados da linguagem, como gramática, vocabulário, expressões idiomáticas e pronúncia, geralmente de forma simples e direta.
Nível: básico
Pontos positivos:
- Os episódios são breves (geralmente entre 5 e 10 minutos);
- As explicações são feitas em inglês claro, facilitando a compreensão;
- Está acompanhado de recursos adicionais no site Espresso English, como e-books e cursos;
- Abrange tópicos variados.
Pontos negativos:
- Pode não ser cativante o suficiente para os alunos de nível mais avançado;
- Os recursos adicionais são pagos e não há acesso gratuito.
Learning English
Esta plataforma da British Council foi desenvolvida de forma a que a aprendizagem de inglês também fosse possível em formato áudio. É destinada principalmente aos alunos mais iniciantes, com uma seleção de atividades temáticas em 4 níveis.
O podcast baseia-se em conversas para abordar pequenas frases úteis em inglês na vida do quotidiano, em situações concretas que pode vir a utilizar. É uma verdadeira mina de recursos gratuitos para mergulhar no inglês! Vai encontrar pequenos vídeos de humor so british para estudar enquanto se diverte!
Nível: básico a intermédio
Pontos positivos:
- O site é fácil de usar e as lições são bem organizadas;
- Os pequenos vídeos de humor para ilustrar os "how to";
- Os pontos culturais normalmente esquecidos na aprendizagem de idiomas.
Pontos negativos:
- Um pouco infantil para os adultos de nível básico
English Learning for Curious Minds
Produzido pela Leonardo English, este podcast combina o ensino de inglês com temas históricos, culturais e científicos. É a opção ideal para quem gosta de expandir os conhecimentos enquanto estuda!
Nível: intermédio a avançado
Pontos positivos:
- Aborda temáticas interessantes e variadas;
- Os episódios possuem narrações claras e pausadas;
- Estão disponíveis transcrições, glossários e outros materiais complementares.
Pontos negativos:
- Os materiais complementares estão disponíveis apenas para membros premium;
- Não é indicado para alunos iniciantes;
- O foco é o desenvolvimento de vocabulário e compreensão auditiva.
Saiba que se preferir algo mais visual, o cinema também possibilita uma boa aprendizagem de inglês!
Culips ESL Podcast
Esta plataforma educacional tem como objetivo auxiliar estudantes de inglês como segunda língua (ESL). Produzido por uma equipo de professores experientes, concentra-se em ajudar os alunos a trabalhar as suas capacidades de compreensão auditiva e fluência, com episódios que cobrem tópicos do quotidiano, expressões idiomáticas e aspetos culturais.
Nível: iniciante a avançado
Pontos positivos:
- Cobre um enorme variedade de tópicos, desde expressões idiomáticas e vocabulário útil até discussões sobre a cultura e o estilo de vida de países ingleses;
- Os episódios enfatizam a utilização prático e coloquial da linguagem;
- Inclui transcrições, notas explicativas e exercícios para ajudar os alunos a consolidar o conteúdo;
- Tem conteúdo para todos os níveis.
Pontos negativos:
- Algumas funcionalidades só disponíveis apenas para assinantes, o que pode limitar o acesso;
- Alguns episódios podem ser bastante longos.
The English We Speak
É um dos vários podcasts que o canal BBC propõe. Cada podcast é de curta duração, entre 2 e 3 minutos. Os interlocutores escolhem uma expressão idiomática para explicar em cada um ou uma gíria muito conhecida do inglês. É uma excelente forma de mergulhar no inglês de todos os dias com exemplos concretos de frases que pode ter que utilizar no futuro.
Nível: básico a avançado
Pontos positivos:
- Verdadeiro sotaque britânico;
- Uma apresentação clara, refinada para encontrar e escolher uma expressão facilmente;
- Novidades constantes;
- Uma transcrição em baixo para perceber tudo o que foi dito.
6 Minute Grammar
Um outro podcast proposto pela BBC onde, em cada episódio, há um documento com regras gramaticais para estudar, além de exercícios para descarregar no site em PDF. E a transcrição para poder seguir melhor o raciocínio!
Nível: básico a avançado
Pontos positivos:
- É para todos! Qualquer pessoa precisa de aprender ou recordar uma regra da gramática;
- Tem uma duração curta e não precisa de manter uma concentração extrema durante muito tempo.
Pontos negativos:
- Os temas podem não lhe proporcionar interesse, o que torna mais difícil quere continuar a seguir os episódios.
Voice of America
Uma plataforma do serviço internacional de notícias e informações fornecido pela emissora pública dos Estados Unidos. O seu foco são as questões globais, e nos episódios são abordados uma variedade de temáticas, como política, economia, ciência, tecnologia, cultura e acontecimentos regionais, normalmente com ênfase nos interesses e valores dos EUA.
Nível: avançado
Pontos positivos:
- Oferece uma visão abrangente de questões internacionais, com repórteres locais em várias partes do planeta;
- Tem uma abordagem objetiva aos assuntos e é uma fonte confiável para notícias internacionais.
Pontos negativos:
- Alguns críticos apontam que a narrativa pode ser influenciada pela perspetiva política dos Estados Unidos, particularmente em assuntos sensíveis como geopolítica;
- Prioriza uma visão geral e factual, sem se aprofundar muito;
- Não é indicado para alunos iniciantes.
Agora já tem várias opções de podcasts por onde começar! E pode procurar na internet porque tem muitos outros que também o podem ajudar a estudar. Não se esqueça que ouvir o idioma é muito importante para entender o que as pessoas dizem em todos os sotaques. Além disso, aprende várias palavras do vocabulário sem precisar de recorrer um tradutor online de inglês!