Capítulos
Ajudar os alunos em suas escolhas de orientação, ser um consultor em orientação educacional, promover a integração profissional dos alunos, enfim, seu desejo é trabalhar na área da educação como orientador ou conselheiro de orientação educacional? Este é um projeto de carreira digno de palmas! Mas antes de se lançar nesse projeto, que tal conhecer um pouco mais da profissão de orientador educacional? A orientação educacional no Brasil teve início como uma das vertentes da orientação profissional por volta de 1920. O primeiro passo foi dado através do Serviço de Orientação Profissional e Educacional, criado por Lourenço Filho, o então diretor do departamento de Educação do estado de São Paulo, em 1931. Foi somente em 1940 que o termo "orientação educacional" deu as caras na legislação brasileira, especificamente no decreto-lei nº 4.073, de 30 de janeiro de 1942. Cinco anos mais tarde, em 1947, foi criado o Instituto de Seleção e Orientação Profissional no Rio de Janeiro, difundindo pelo país a orientação profissional voltada ao desenvolvimento do aluno para o mercado de trabalho. A Lei de Diretrizes e Bases nº 4.024/61 instituiu então a orientação educacional nas escolas de ensino primário e médio. A lei também estabeleceu regras para a formação do que seria o futuro profissional em orientacao educacional. Na década de 80, a orientação educacional ganhou um novo viés, se diversificando e ampliando a sua área de atuação. Desde então esta área visa promover uma orientação voltada ao coletivo, preocupando-se não só com a formação profissional, mas também com a formação política e social dos alunos. A lei de diretrizes e bases da educação nacional prevê que o profissional em orientacao escolar, isto é, o orientador educacional seja formado em nível de pós-graduação. Se você se identifica com a área e gostaria de atuar como orientador, conheça algumas especificidades da profissão e descubra onde trabalhar como orientador educacional. Procurando orientação vocacional?
O trabalho do orientador educacional com os alunos
O orientador educacional trabalha em relação direta com o corpo discente, isto é, com os alunos. Os profissionais dessa área são diplomados em pedagogia e especializados em orientação escolar.
- jurídica,
- de assistência social,
- psicológica e de saúde, quando necessário.
O orientador educacional trabalha com o público infantil e de jovens alunos e sua missão é apoiar os mais diferentes perfis de estudantes, tais quais:
- alunos com dificuldades escolares
- os alunos que carecem de informações e encaminhamento sobre o seu futuro profissional,
- os alunos com algum tipo de deficiência,
- os alunos que possuem algum problema de comportamento
- os alunos que abandonam a escola ou reprovam, etc.
O maior objetivo do orientador educacional é garantir o pleno desenvolvimento do educando em todos os aspectos, sejam eles, intelectuais, físicos, sociais, morais, políticos, educacionais entre outros. O profissional em orientacao escolar zela pelo processo de aprendizagem e formação de cada um dos estudantes. Ele auxilia o professor da classe a melhor compreender os comportamento das crianças e jovens. Ou seja: enquanto o professor se ocupa em cumprir o currículo disciplinar, o orientador educacional se preocupa com os conteúdos atitudinais, o chamado currículo oculto. Esse "currículo oculto" trata dos aspectos que as crianças aprendem na escola de forma não explícita, com os valores e a construção de relações interpessoais. O orientador educacional deve se manter atentivo aos alunos. Não basta estar presente na escola, ele precisa ir até o aluno, ficar a escuta deste, ser um observador. Para melhor realizar o seu trabalho ele precisa antecipar certas situações. O orientador não pode ficar o tempo inteiro em sua sala, apenas recebendo alunos expulsos da aula ou que desrespeitaram um colega ou um professor. Ele deve ficar atento enquanto circula pelos espaços e convive com os estudantes no sentido de entender quais são os comportamentos das crianças e propor encaminhamentos adequados quando necessário. Interessado pela área de orientação educacional? Veja aqui qual o caminho a percorrer para se tornar orientador.
A orientadora educacional na equipe de gestão escolar
Como já mencionado, o orientador educacional faz parte do quadro de funcionários da escola, sendo subordinado à direção e à supervisão pedagógica da mesma.
O conselheiro em orientação escolar na iniciativa privada
Embora as escolas particulares não possuam a obrigação de possuir um orientador educacional no seu quadro de funcionários, essas instituições tem cada vez mais incluído a orientação educacional entre os seus serviços..
Outros locais de atuação do conselheiro escolar
Um orientador educacional pode atuar em associações, creches, universidades públicas e privadas, em escolas de idiomas e em escritórios de orientação vocacional, enfim, em todo e qualquer departamento que lide diretamente com crianças e jovens que precisem de orientação profissional, orientação acadêmica e ajuda para criar um projeto educacional.
- Conhece a legislação educacional do país;
- Orienta, ouve e dialoga com alunos, professores, gestores e responsáveis e com a comunidade;
- Orienta os alunos em seu desenvolvimento pessoal, preocupando-se com a formação de seus valores, atitudes, emoções e sentimentos;
- Participa da organização e da realização do projeto político-pedagógico e da proposta pedagógica da escola;
- Ajuda o professor a lidar com as dificuldades de aprendizagem dos alunos;
- Circula pela escola e convive com os estudantes.Ajuda o professor a compreender o comportamento dos alunos e a agir de maneira adequada em relação a eles;
- Medeia conflitos entre alunos, professores e outros membros da comunidade;
Um orientador em educação também pode trabalhar por conta própria, oferecendo seus serviços de acompanhamento ao jovem e adulto que busca orientação para estabelecer um projeto de carreira, um plano de estudo entre outros. Encontre seu orientador escolar e educacional aqui no superprof!
A plataforma que conecta profes particulares e alunos
Boa tarde,sou psicóloga educacional e procuro emprego de psicologia na àrea de orientação escolar.
obrigada