Com todos os recursos disponíveis nos dias de hoje, o ensino é mais fácil. E o ensino de português para estrangeiros também não é exceção, porque não depende apenas do conhecimento do professor ou de uma pouca variedade de livros específicos de português língua não materna.
Hoje em dia, existem centenas de diferentes ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores dos cursos de português para estrangeiros para tornarem as suas aulas mais divertidas e dinâmicas, e também para que os alunos consigam atingir os seus objetivos mais rapidamente!
Poderá encontrar online várias fichas de exercícios, guiões de escola e muitas outras coisas, em sites como o da Direção Geral da Educação (DGE) por exemplo. A internet é um fantástico apoio, tanto para ensinar como para aprender, e deve utilizá-la ao máximo se está a pensar ensinar o nosso idioma a quem estiver interessado. Ao utilizar a internet, terá ao seu dispor todas as ferramentas mais importantes e essenciais para poder começar a dar aulas de português para estrangeiros em Portugal.
Dar aulas de português para estrangeiros no nosso país
Em Portugal, há várias formas diferentes de dar aulas de português, seja a estudantes nativos ou estrangeiros e, como mencionamos, a internet pode facilitar todo o processo, seja por através dela poder ter acesso a vários filmes, animações e mesmo exercícios online ou porque permite o ensino à distância. Isto significa que os alunos até podem aprender português língua não materna com um educador que se encontre a centenas de quilómetros de distância.

Em qualquer cidade portuguesa, os professores poderão ter vários alunos interessados em assistir a aulas de português língua não materna! Existem centenas de milhares de estrangeiros em Portugal, e, a cada ano que passa, mais estrangeiros decidem emigrar para o nosso país. E não são só as grandes cidades mais perto do litoral que são as escolhidas.
Também as cidades de interior que proporcionam contacto com a natureza, sentimento de paz e sossego, bem como uma boa vida profissional, são escolhidas pelos estrangeiros. Isto resulta numa necessidade de professores de português para estrangeiros um pouco por todo o país.
O que é necessário para dar aulas de português para estrangeiros? A título particular, apenas um grande conhecimento de como planear e ensinar o seu idioma nativo, mas, se desejar dar aulas numa escola ou instituto, deverá fazer uma formação específica em português e na área do seu ensino. Ser docente numa escola requer formação superior mais específica!
Trazer a cultura portuguesa para a aula de português para estrangeiros
A forma como são planeadas as aulas de português para estrangeiros deve ponderar também esta questão, permitindo que os alunos possam ter um maior ou menor conhecimento da cultura portuguesa quando começarem e quando acabarem.
Ao ensinar uma língua como o português, o professor deverá focar-se não apenas nos exercícios de gramática ou nas fichas de leitura, mas também em dar as aulas de português para estrangeiros focadas em dar a conhecer ao aluno toda a história de Portugal, os locais mais bonitos, as tradições, a origem de alguns ditados portugueses (portuguese sayings), entre outros.
Uma atividade destas simula situações do quotidiano onde os alunos podem interagir no idioma, onde um aluno pode simular ser um turista a pedir informações a um morador local, enquanto outro atua como o morador e dá direções, por exemplo. Isto ajuda a praticar a conversação e a que se sintam mais confiantes em situações reais.
Ter sempre em mente o objetivo dos alunos que estão à sua frente é importante, e tendo em conta que a maioria pretende morar e trabalhar em Portugal, explicar vários hábitos, formas de estar e também falar sobre as praias, as festas e a gastronomia portuguesa poderá ajudá-los a conseguirem integrar-se melhor na sociedade.
Desta forma, ser professor de português para estrangeiros é uma profissão muito importante, porque será responsável por fazer todo o primeiro contacto do aluno com tudo o que é português, além da língua, a cultura portuguesa.
Dependendo da cidade onde vai ensinar, poderá falar e apresentar vários pratos tradicionais da gastronomia local, as melhores paisagens e também os melhores locais para lazer. Pode incluir atividades como sessões com vocabulário temático, onde organiza o ensino de vocabulário em torno de temas específicos, tornando mais fácil aos alunos associarem as palavras com objetos e conceitos relacionados. Por exemplo, numa aula sobre alimentos típicos da região onde vivem, pode apresentar uma variedade de frutas, legumes e outros alimentos, acompanhados dos seus nomes em português. A utilização de imagens, objetos reais e até mesmo atividades práticas (como preparar uma receita simples), ajudam a consolidar o vocabulário.
Também pode organizar atividades de visitas a museus, exposições ou eventos culturais relacionados com a cidade ou o país. As visitas culturais permitem ter uma experiência imersiva na cultura e na linguagem, e os alunos têm a oportunidade de praticar as suas competências linguísticas num contexto autêntico. E, claro, passar músicas e filmes em português, que é uma forma divertida e eficaz de expor os alunos ao idioma e à cultura. Deve escolher músicas e filmes que sejam adequados ao nível de proficiência dos estudantes e que abordem temas interessantes (se calhar não comece pel'O Pátio das Cantigas!). Depois de ouvirem uma música ou verem um clip do filme, promova discussões sobre o conteúdo, letras ou diálogos.
Portugal é um país cheio de pequenos tesouros e segredos escondidos, em todas as cidades há vários locais assim, que poderão maravilhar os seus alunos, fazendo-os sentir deslumbrados e ainda mais motivados para aprenderem e terem sucesso num curso de português para estrangeiros.
Ensinar português língua não materna com atividade lúdica
O mundo digital também pode ser um bom local para procurar recursos que permitam dinamizar as atividades lúdicas mais tradicionais. A verdade é que a tradição é tradição por algum motivo, porque tem resultados comprovados. E a forma como os nossos professores nos ensinavam a nós também é indicada. Mas porque não modernizá-la um pouco?
Pode utilizar, por exemplo, jogos de palavras cruzadas, quebra-cabeças, jogos de associação de palavras ou até mesmo o jogo do STOP, tudo formas excelentes de praticar o vocabulário e a ortografia de forma divertida. Se quiser e tiver tempo pode criar os seus próprios jogos ou procurar online alguns já existentes. E como a pronúncia também é importante, utilize ainda outro tipo de atividade que permita praticar a fonética e os sons corretos em cada palavra, como exercícios de repetição, trava-línguas (tongue twisters) e até leitura em voz alta. Este tipo de exercícios ajuda a melhorar a fluência e encontra imensos online!
Vejamos alguns:
- Num ninho de mafagafos há sete mafagafinhos. Quando a mafagafa gafa, gafam os sete mafagafinhos;
- O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem;
- A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha;
- Paulo Pereira Pinto Peixoto, pobre pintor português, pinta perfeitamente portas, paredes e pias por parco preço, patrão;
- O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia.
Além da oralidade, também é importante praticar a escrita. E encontra online várias atividades relacionadas com escrita e escrita criativa, como escrever histórias curtas, diários pessoais, cartas ou descrições de imagens. Porque não imprimir uma folhas de banda desenhada da Mafalda só com os desenhos e pedir aos estudantes que escrevam os seus próprios diálogos? Ou passar um clip de um filme ou uma música e pedir que escrevam o que acabaram de ouvir?
Todos estes exemplos são eficazes porque permitem estudar o contudo num contexto adequado e relevante. O mesmo com a gramática, que deve ser estudada com textos autênticos, para que os alunos vejam como as estruturas gramaticais são aplicadas na prática. Ou seja, em vez de explicar as regras gramaticais de forma isolada, um bom educador analisa excertos de textos autênticos e identifica os padrões gramaticais e a sua utilização adequado no idioma. Claro que talvez não seja ideal começar logo com Os Lusíadas ou A Mensagem.
Por último, não se esqueça de reservar algum tempo de aula para terem algumas discussões em grupo sobre uma variedade de tópicos, que podem ser relacionados aos temas discutidos na matéria ou até eventos atuais importantes. Pode procurar em jornais online notícias do dia e pedir aos estudantes que deem a sua opinião, por exemplo. Isto ajuda os alunos a praticar a expressão oral e ainda os expõe a diferentes pontos de vista e contextos culturais, promovendo uma compreensão mais ampla da língua e da cultura.
Aplicações de telemóvel e sites online são uma boa ferramenta para o ensino de português língua não materna
Bem sabemos que, nos dias de hoje, tudo o que seja relacionado com o mundo digital faz parte da rotina de quase todos. Por isso, usar e equipamentos tecnológicos como um computador, um tablet ou até um telemóvel com ligação à internet durante as aulas de português para estrangeiros deverá não só ser permitido, como incentivado pelo professor.

Existem várias aplicações para o telemóvel que os alunos podem utilizar para consolidar o que aprenderam nas aulas e treinar os exercícios de vocabulário e gramatica, alguns exemplos:
- Poema do dia: aqui os alunos podem conhecer poesia portuguesa assim como várias frases portuguesas (portuguese phrases);
- Quizlet: Learn Portuguese with Flashcards & Study Tools: uma forma divertida de responder a questionários;
- Duolingo: como uma das maiores aplicações de aprendizagem de línguas estrangeiras, as lições interativas e exercícios de prática são uma ótima forma de progredir. Os estudantes podem praticar vocabulário, gramática, compreensão auditiva e escrita em português de forma divertida e envolvente, onde e quando quiserem;
- Memrise: uma plataforma de aprendizagem de idiomas estrangeiros que utiliza métodos de memorização baseados na ciência para ajudar os alunos a lembrar vocabulário de forma eficaz, numa variedade de nível de domínio de português, desde o básico até o avançado;
- Busuu: uma plataforma de aprendizagem de línguas onde os estudantes podem praticar a conversação com falantes nativos, receber feedback de professores e aceder a lições interativas de gramática, vocabulário e compreensão auditiva em português;
- BBC Languages: o site da BBC oferece uma série de recursos gratuitos para aprender português, incluindo áudio, vídeo, jogos e exercícios interativos que cobrem uma variedade de temas e níveis de proficiência;
- PortuguesePod101: um podcast e uma plataforma de aprendizagem de línguas estrangeiras que possui lições em áudio e vídeo, transcrições, exercícios de vocabulário e gramática, e interações com professores e outros alunos;
- EV Exames: para um nível um pouco mais avançado, é também utilizada por estudantes na preparação para os exames nacionais e pode ser útil ao professor para ver alguns exercícios de gramatica para utilizar nos seus testes;
- Dicionário Priberam: ter um dicionário disponível sempre que precisar para qualquer dúvida que possa surgir enquanto faz as fichas de português é ideal, sendo um bom substituto de um dicionário físico que se pode tornar pesado e chato de carregar para cada aula.
Sejam as aulas de português para estrangeiros presenciais ou online, todos devem ser incentivados a utilizar estas ferramentas online que, além de facilitar o estudo ao aluno, facilitará também ao professor.
Permitir e incentivar o uso de computador na sala de aula pode ajudar os alunos a serem ainda mais produtivos e a conseguirem aprender ainda mais e mais rápido. Os apontamentos podem ser feitos mais rapidamente, já que hoje em da a maioria das pessoas escreve rapidamente no teclado do computador, e os dicionários que estão incorporados nos programas de escrita darão alerta quando alguma palavra ou frase em português (portuguese phrases) não estiver escrita corretamente.
Mas, se não quiser que seja uma regra a presença de computadores na sala de aula, basta planear algumas aulas de português língua não materna onde os alunos possam levar os equipamentos que queiram, para fazerem alguma atividade interessante ou lúdica como as que mencionamos acima!
Ser professor de português para estrangeiros com a Superprof
Continuando com a importância da internet nos tempos atuais, também não podemos deixar de referir a sua importância para a profissão de professor, principalmente um tutor particular. É uma das melhores ferramenta existentes também para dar a conhecer aos vários alunos que procuram aulas de português para estrangeiros em Portugal os seus serviços!
Ao mesmo tempo que mais alunos poderão ter oportunidade de aprender português como língua não materna, os professores irão também beneficiar bastante, porque têm a oportunidade de ter mais quantidade de alunos do que se não os procurassem online!

O número de estrangeiros em Portugal está a aumentar, uma vez que o nosso país consegue oferecer uma qualidade de vida e segurança que muitos outros países não conseguem. E todos esses estrangeiros que se queiram integrar e trabalhar no país têm a necessidade de aprender a falar português. É a derradeira demonstração da importância de dar aulas de português para estrangeiros.
O professor deverá também conseguir adaptar-se aos seus alunos, conhecendo-os para poder planear as melhores lições, para que cada um dos seus estudantes possa ter sucesso na aprendizagem do idioma.
É isso que vai permitir que consiga atingir todos os seus objetivos, sejam eles construir uma carreira profissional, uma vida pessoal ou conhecer todas as cidades de Portugal e a sua história!
Existem vários locais gratuitos onde os professores podem criar um perfil com todas as suas informações mais importantes. A plataforma da Superprof é um desses locais! Existem centenas de milhares de alunos que visitam a Superprof todos os dias e uma grande percentagem dos mesmos procuram aulas de português para estrangeiros.
E como fazer com que os alunos prefiram as suas aulas às dos restantes professores de português para estrangeiros? Dar o máximo de detalhes possível sobre o seu perfil profissional, é claro.
A inscrição de um novo professor na Superprof é totalmente grátis, sendo que o profissional deve apenas criar um perfil apelativo e com toda a informação importante para os alunos. Isto inclui adicionar informações sobre o seu percurso académico e profissional no ensino, colocar um preço às suas aulas de português para estrangeiros e publicar o perfil juntamente com os certificados que tenha para que sejam avaliados pela equipa Superprof.

Um perfil mais completo e com toda a informação procurada por um aluno que queira aprender português (learn portuguese), ajuda a que esse tenha mais visualizações, aumentando assim as hipóteses de ter mais alunos interessados em fazer aulas consigo! É claro que o valor que vai cobrar por aula também deve ser convidativo, mas não desleixe o peso que o seu perfil pode ter na escolha dos estudantes.
Por isso dedique-se a criar o perfil mais cativante possível e prepara-se para estar a dar a primeira aula em três tempos! É tiro e queda. E já agora, sabe o que quer dizer esta expressão?