O maior torneio de ténis dos Estados Unidos, e um dos maiores a nível internacional, é um espetáculo a não perder. Até mesmo quem não é apaixonado pelo desporto tem dificuldade em tirar os olhos da troca intensa da bola de raquete para raquete, de jogador para jogador.
A competição proporciona vários momentos inesquecíveis aos seus espetadores, desde jogadas fantásticas dos melhores tenistas do mundo, a reviravoltas e vitórias inesperadas dos jogadores mais novos e sedentos de conquistas. Tudo isto, dia após dia, durante 3 semanas.
pessoas a assistir ao torneio.
Como tal, são várias as pessoas que todos os anos se dirigem a Nova Iorque para assistir ao último dos 4 torneios de Grand Slam do ano. E aqueles que não o podem, ou querem, fazer, assistem aos jogos na televisão ou pela internet. Mas, em Portugal, as opções podem ser um pouco mais restritas, uma vez que nem todos os canais transmitem os jogos desta competição de ténis.
Se gostava de seguir as diversas fases do torneio de ténis mais esperado dos EUA, e assistir aos jogos dos seus tenistas favoritos, continue a ler para descobrir como pode ver os jogos do US Open no conforto do seu sofá!
Assistir aos jogos do US Open na televisão
Assistir a um torneio como o US Open em Portugal é menos acessível do que ver um jogo de futebol. Infelizmente, nenhum dos três canais nacionais tem transmissão televisiva da competição. Nem mesmo a TVI, que transmite alguns jogos do Estoril Open.
O único canal com direitos de transmissão do US Open em Portugal é o Eurosport, nos seus dois canais:
Eurosport 1
Eurosport 2
A transmissão em simultâneo em ambos os canais permite transmitir jogos de diferentes categorias em paralelo, quando ocorrem ao mesmo tempo. E terá acesso aos comentários de antigos jogadores ou profissionais ligados ao desporto, para que se possa sentir o mais próximo possível do clima entusiasmante dentro do estádio. Além de o ajudarem a seguir todas as jogadas e momentos mais importantes de cada jogo.
No entanto, existe um contratempo. Nem todos os pacotes de televisão incluem o canal da Eurosport! Se possuir um pacote de poucos canais, poderá ter que pagar extra para subscrever ao canal e poder assistir aos jogos de ténis deste torneio. Mas garantimos que será um valor bem pago! E, por vezes, as operadoras de televisão oferecem alguns meses grátis para poder testar o serviço, por isso esteja atento a possíveis promoções durante as semanas de duração do torneio.
Se tiver que assinar o canal durante um período mínimo, não se esqueça de confirmar exatamente as datas. Caso contrário, poderá acabar a pagar meses em que não utiliza o canal e quando não há jogos de ténis para ver.
Ver jogos em plataformas de streaming
No caso de a sua operadora de televisão não disponibilizar Eurosport ou não quiser pagar a sua subscrição, também pode optar por ver os jogos de ténis numa das várias plataformas de streaming. Em Portugal, o Eurosport Player e o Discovery+ têm os direitos de transmissão para streaming.
A app do Eurosport também está incluída no acordo, o que significa que pode ver os melhores momentos de todos os jogos em qualquer lugar.
Se preferir, também pode utilizar qualquer outra plataforma de streaming que transmita os jogos. Mas, se estas não tiverem acordo de transmissão no nosso país, pode não conseguir aceder aos conteúdos todos!
Assistir aos jogos em canais estrangeiros
Alguns canais estrangeiros também podem ser uma alternativa para assistir a todas as fases do torneio do US Open. Mas coloca-se a questão: como aceder a esses canais?

Com a internet, a resolução é bastante simples. Basta que saiba o que fazer! Se quer assistir ao US Open através de um canal de televisão americano, terá que utilizar uma VPN. Uma VPN (uma rede provada virtual) permite aceder às transmissões mesmo quando se encontra numa região onde esta é restrita, uma vez que esta oculta a sua posição geográfica. Com ela, pode acompanhar o US Open como se estivesse em Nova Iorque.
Se quiser utilizar esta opção, deve começar por escolher um serviço de VPN confiável. Existem várias opções disponíveis, como o ExpressVPN, NordVPN, CyberGhost, entre outras.
É importante que escolha uma VPN com servidores nos EUA, de forma a garantir que a transmissão do US Open está disponível. Depois de fazer a escolha, faça o download e instale a aplicação VPN no seu dispositivo. A maioria das VPNs oferece aplicações para Windows, Mac, iOS, Android e outros sistemas operacionais.
As melhores VPNs são pagas, por isso terá que despender de algum dinheiro com esta opção. Mas vale a pena!
Para a utilizar, abra a VPN e conecte-se a um servidor nos Estados Unidos. Depois de estar conectado, basta aceder ao serviço de transmissão do US Open. Em alguns casos, pode ser necessário criar uma conta ou fazer login. E já está! Agora já pode assistir ao US Open como se estivesse a ver televisão nos Estados Unidos.
Mas tenha atenção: a utilização de VPNs pode violar os termos de serviço de algumas plataformas de streaming, por isso deve certificar-se que está em conformidade com as políticas. Além disso, a velocidade da conexão pode afetar a qualidade da transmissão, portanto, escolha um servidor próximo e rápido para uma experiência de visualização mais suave.
Ver o US Open no YouTube
Por último, também é possível assistir aos jogos do maior torneio de ténis americano de uma forma mais simples (e grátis!). Como? Com o YouTube, claro!
Na plataforma, organizações relacionadas com o torneio e canais de desporto retransmitem momentos importantes do torneio, em vídeos curtos ou longos, e outros conteúdos relacionados com o US Open, como entrevistas, destaques e resumos. Estes vídeos funcionam como um complemento à cobertura oficial noutras plataformas.
Não é uma solução tão ideal como as restantes, uma vez que não é completa nem ao vivo. Mas tem a enorme vantagem de ser acessível a todos os interessados na competição de forma gratuita. E permite rever jogos de temporadas anteriores e até mesmo os melhores jogos na história do torneio!
É ainda mais difícil se tentar procurar por uma fonte oficial. No entanto, o canal oficial do US Open, o US Open Tennis Championships, disponibiliza diversos conteúdos relacionados com o torneio, incluindo conferências de imprensa, entrevistas em campo, jogos lendários ou compilações dos melhores momentos.
Mas isso não substitui ver os jogos ao vivo! O ambiente, a emoção, o mar de pessoas… Não há nada que possa substituir essa sensação.
Assistir aos jogos do US Open ao vivo
É o sonho de qualquer um certo? Viajar até Nova Iorque e sentar-se no estádio Arthur Ashe a ver os maiores nomes do ténis a competir… Sabemos que para muitos irá, infelizmente, continuar a ser apenas um sonho. Mas, no caso de estar a ponderar mesmo ir ver o torneio ao vivo, deixamos algumas dicas que podem ajudar.

Terá, claro, que comprar a viagem e organizar alojamento para os dias em que ficar na cidade. O ideal é que o faça o mais cedo possível, uma vez que pode ser extremamente difícil encontrar um local onde ficar nos dias que antecedem a competição.
Os bilhetes para o torneio podem ser adquiridos online, e também deve tentar comprá-los o mais antecipadamente possível, antes que esgotem. O preço também é mais alto do que nas nossas competições nacionais, começando nos 161$ (cerca de 150€) para as primeiras rondas e podendo chegar aos milhares de euros nas finais. É um evento com muita procura e os bilhetes são vendidos rapidamente, mesmo com estes preços.
Se conseguir um bilhete para realizar o seu sonho, também deve cumprir algumas regras dentro do estádio, se quer garantir que consegue aproveitar o espetáculo completo. A organização do US Open pede aos espetadores que:
- utilize sempre roupa e calçado;
- que consuma bebidas alcoólicas de forma responsável;
- não utilize acessórios que interfiram com a experiência e linha de visão de outros espetadores;
- não entre em nenhum dos campos de ténis;
- não utilize linguagem inapropriada ou gestos violentos;
- não bloqueie os corredores;
- não abra guarda-chuvas durante os jogos;
- não fume dentro dos estádios.
Desrespeitar qualquer uma destas regras pode levar a que seja removido do estádio sem qualquer tipo de compensação ou reembolso pelos jogos que perder, ou até mesmo queixa-crime e proibição de assistir a torneios futuros, em casos mais graves.
Por isso, se tiver a oportunidade de realizar este sonho, lembre-se de mostrar o entusiasmo indicado, mas manter sempre o respeito.
E se gostava de, um dia, ser um dos jogadores dentro de campo, a batalhar-se com outros jogadores de renome, não hesite em procurar um professor particular de ténis na plataforma da Superprof que o possa ajudar a realizar todos os seus sonhos dentro de campo! Com um tenista experiente, irá aprender todas as técnicas de ténis essenciais para que possa manusear a raquete sem qualquer problema, bater na bola de forma correta para executar cada golpe (o que é um forehand e backhand mesmo?), como jogar na rede e na linha de fundo do campo e tudo o que possa precisar para vencer o seu adversário.
De que está à espera para pegar na raquete e começar a jogar?