Costurar e bordar são consideradas competências mistas, sem uma definição de género, já que homens e mulheres podem dedicar-se ao ofício e aprenderem a coser uma blusa ou uma bainha à mão. Por isso, existem muitas costureiras e alfaiates, embora seja uma arte que se está a perder em Portugal.
Descobrir como coser e bordar pode parecer fácil, mas nem sempre o é. Se a costura é fácil para alguns, também pode ser considerada um bicho de sete cabeça para os iniciantes que nunca tiveram nenhum contacto com a prática.
Mas como diz o ditado, Roma não foi feita num dia. O mesmo acontece com as habilidades em corte e costura: não são absorvidas pelos alunos do dia para a noite. É preciso dominar o equipamento de costura, possuir os seus próprios aparatos (que pode sair caro) e dedicar-se a assimilar as técnicas que serão utilizadas. É fundamental!
Basta escolher o material, o modelo e personalizar o objeto confecionado (uma blusa, por exemplo) para que se materialize à sua frente do modo desejado.
Nunca pegou numa agulha nem numa linha, mas quer entrar de cabeça nesta jornada? Então mãos à obra! Deixamos aqui alguns dos nossos melhores truques de costura, para guiar todos os iniciados nesta arte!
Como fazer moldes?
É praticamente impossível confecionar um lindo vestido, bons calções, roupas e acessórios sem molde. Iremos tentar explicar de maneira fácil como fazer um molde de costura de A a Z.
O material e os dados necessários
Em primeiro lugar, as ferramentas básicas que precisará para a confeção, bem como outros materiais auxiliares:
- régua;
- lápis;
- fita adesiva;
- lápis ou giz (de alfaiate, com ponta fina);
- tesoura de papel.
- papel kraft;
- régua para costura;
- esquadro de ângulo reto;
- régua de modelagem com formas curvas;
- marcador de moldes.
Como tirar as medidas?
O processo é muito simples:
- Coloque uma fita na cintura;
- Coloque outra nas ancas;
- Fique à altura do ombro do modelo;
- Desenhe uma linha guia na base do pescoço do modelo e na borda do ombro com um lápis;
- Mantenha a fita métrica ao redor do peito, cintura e ancas;
- Meça a distância da cintura até a marcação das ancas;
- Meça a distância do pescoço até a cintura, tanto nas costas como na frente;
- Calcule, em seguida, o comprimento de uma ponta à outra do ombro;
- Meça o meio das costas (nas omoplatas) e do peito;
- Meça a profundidade do decote e a altura dos braços (distância das axilas até a cintura).

Técnicas básicas de costura para fazer um molde:
- Use um molde pronto;
- Pegue uma peça para duplicar;
- Realize um molde sob-medida;
- Use um manequim de modelagem.
Algumas precauções que deve ter ao desenhar a sua modelagem:
- Na hora de cortar os contornos do futuro molde(seja das medidas tomadas, seja de uma peça já pronta) é necessário e fundamental calcular 1 cm a mais para fora da borda;
- É preciso verificar a exatidão dos ângulos retos;
- É importante conferir se os pontos e as dobras estão marcados.
Faça um curso costura Lisboa!
Como escolher uma boa agulha de máquina de costura?
Saber escolher e adquirir a agulha certa torna todo o processo de costura mais fácil. Saber qual agulha é a mais adequada para o material com o qual se trabalha é, para muitos, como encontrar uma agulha no palheiro… Deverá ter todos os dados e a informação que precisa para realizar a escolha mais acertada.
Por que a agulha da máquina de costura é importante?
A agulha é um dos elementos-chave da máquina de costura: permite grande precisão na hora de executar uma costura refinada e meticulosamente elaborada.
Diferentes tipos e tamanhos de agulhas de costura
- Agulha de ponta normal ou fina (Sharp points, regular ou microtex);
- Agulha de ponta universal (Universal point);
- Agulha de ponta arredondada (Ball point ou stretch);
- Agulha de bordado (Embroidery needles);
- Agulha de quilting (Betweens);
- Agulha de pesponto (Topstitching);
- Agulha para jeans (Denim);
- Agulha de ponta facetada (Wedge point ou Leather).
Escolha as suas agulhas de acordo com a linha de costura
Tecidos grossos, como couro ou ganga, requerem um fio forte e resistente e, além disso, da mesma cor. No caso de usar tecidos leves, o ideal será optar por um fio muito fino, porque este passa tranquilamente pelo buraco da agulha, o que ajuda a reduzir as rugas.
Se a agulha que foi usada durante meses estiver danificada, corre grandes riscos de partir , entortar ou fazer pontos de costura muito irregulares e heterogéneos. Precisa de uma agulha com uma qualidade mínima para prosseguir.
Sugestões práticas para iniciantes
Sempre com o intuito de ajudar grátis, a Superprof preparou algumas dicas práticas para quem está a começar a dedicar-se ao mundo do corte e costura.
Pensar num projeto de costura
O projeto de costura define os materiais a serem comprados numa loja ou num site online. O propósito da criação e o destino do objeto costurado determinam a escolha dos tecidos e da quantidade a ser comprada.
Adquirir bons equipamentos
Como todas as atividades manuais, a costura requer a construção de uma lista de compras para adquirir todo o material necessário. É difícil adquirir qualidade grátis. Equipar-se antes de começar esta arte é realmente uma das mais importantes dicas para quem está a começar.
Saiba como escolher e preparar tecidos e linhas
É importante que conheça como escolher o seu material e a sua linha para conseguir concretizar os seus projetos de corte e costura com sucesso. Não se pode adquirir algo semelhante a um americano cru e desejar obter um resultado final fluido e delicado! Ninguém ou nenhuma escola com especialização nesta área poderá ensinar isto.

Praticar com coisas simples e fáceis
Depois de passar horas na internet ou na loja especializada, a escolher a sua máquina de costura, é preciso saber como utilizá-la (como um novo brinquedo colocado nas mãos de uma criança!).
Para descobrir e familiarizar-se com a sua nova máquina, a melhor opção é treinar, treinar e treinar novamente. Para isso, poderá realizar inscrições em diferentes formações dedicadas a este tema ou mesmo numa escola, especializada nesta área.
Como usar uma máquina de costura?
Quando se é um costureiro ou costureira iniciante, instalar uma máquina pela primeira vez para se estrear no mundo de corte e costura pode acabar por dar mais trabalho do que se imagina. No entanto, utilizar esta nova ferramenta não é nenhum bicho de sete cabeças!
Elementos e partes de uma máquina de costura
- Almotolia;
- Bobina;
- Braço livre;
- Caseador ou abridor de casa;
- Controlador de velocidade;
- Isolador de dentes;
- Pedal;
- Pontos decorativos;
- Pontos flexíveis;
- Regulador da tensão do fio.
Ao montar a sua máquina de costura:
- Instale a agulha;
- Prepare a bobina;
- Passe o fio pela máquina;
- Coloque sob a agulha;
- Comece a deslizar o material para avançar.
Treine primeiro num pedaço de pano usado e, em seguida, tente realizar um pequeno acessório simples, como uma blusa, quando se sentir suficientemente confortável. E isto deverá já ter uma qualidade mínima.
Como reaproveitar retalhos de tecido?
Seja para realizar uma bainha, desenvolver uma blusa de seda pura, uma saia, ou simplesmente fazer uma almofada nova para a sua sala de visitas, perde-se sempre muita quantidade com as sobras dos panos.
Daí surge uma pergunta fundamental: o que fazer com essas sobras de tecido que se acumulam? Precisa de rentabilizar o preço que pagou e não deitar euros fora.
Escolha e prepare os tecidos para reciclar
- Ordene-os por cor;
- Ordene por tamanho;
- Procure ideias para reaproveitar o que ia ser deitado no lixo por não apresentar uma qualidade mínima.
Crie acessórios para crianças e adultos
- Cobertor;
- Roupas de boneca;
- Almofadas;
- Toalhas de banho;
- Revestimentos de sofá;
- Capas (capa de edredom, cadeira);
- Tapetes;
- Guardanapos;
- Roupa (camisolas, saias);
- Etc.
Como renovar calças velhas quando aprender a costurar?
Não é nada surpreendente que várias alternativas de recuperação de calças de ganga que já estejam “nas últimas”, sem uma qualidade mínima, sejam encontradas quotidianamente por costureiras, sejam elas iniciantes ou com uma carreira consolidada.
A localização do buraco e a condição das calças
Observe cuidadosamente a condição das suas calças, com atenção especial para o tamanho do buraco a ser remendado e a sua posição. Com base nessas constatações, é mais fácil optar pela solução mais adequada.
Existem vários furos causados por desgaste:
Parte interior das coxas;
Bolsos;
Pernas.
Uma das opções que se apresentam na hora de ressuscitar umas calças de ganga é a mais antiga das técnicas: à mão com linha e agulha.
Esta arte para ser feita corretamente começa, antes de mais nada, com a aquisição das ferramentas adequadas:
- Linha;
- Agulha;
- Alfinete;
- Uma tesoura de costura pequena.
Se não é muito habilidoso com os seus dedos, a máquina de costura pode ser uma boa alternativa. No entanto, deve compreender como a manipular antes de se lançar na costura. Para evitar comprar uma máquina apenas por causa de um simples buraco numas calças, pergunte aos seus vizinhos, amigos ou familiares se alguém não têm uma para emprestar.
As fitas e adesivos termocolantes são ideais para aquelas pessoas que não são muito boas em trabalhos manuais, mas que, mesmo assim, desejam remendar uma calça em apenas alguns minutos.
E se for só um botão?
Às vezes, o buraco de um par de calças é causado pela queda repentina do botão que deveria garantir a posição na cintura. Nesta situação, a reparação poderá acabar por ser um pouco mais delicada do que para um único furo. Aqui, é preciso não só esconder o furo, mas também coser um novo botão para que a calça volte a ser funcional.
Como costurar um saco de pano?
Ao optar pela confeção do seu acessório, torna-se o único “diretor artístico” da sua criação, a quem tem acesso absoluto. O custo também pode ser menor quando nos lançamos numa produção independente.
Saber como coser também é uma ótima maneira de ter sempre opções de presentes para oferecer em aniversários e datas comemorativas. E, claro, de estar sempre na moda! Vejamos então algumas dicas essenciais para conseguir fazer o saco de tecido dos seus sonhos!
Diferentes estilos de sacos
É preciso ficar atento a determinados pontos-chave antes de iniciar a realização do objeto:
tipo de tecido;
dimensões;
com ou sem alça;
tipo de fecho.
Material a ser utilizado
Aqui está uma pequena lista do básico para conseguir confecionar um saco de pano:
- Um pedaço (estampado, colorido ou liso) com mais ou menos 18 x 22 cm;
- Um pedaço liso (com as mesmas dimensões do pedaço escolhido acima);
- Uma máquina de costura (se não quiser fazê-lo à mão);
- Linha de costura combinando com a cor do material;
- Alfinetes;
- Tesoura de confcção afiada.
Passo a passo
Faça os dois retângulos sobrepostos e do mesmo tamanho, ponta com ponta. Certifique-se que o avesso do material é o que está para fora. Costure todo o comprimento do lado direito.

Costure também o lado esquerdo, mas deixando um espaço de 5 cm para poder virar o saco, passando o lado avesso para dentro a partir daí (por enquanto, o avesso ainda está para fora). Com o lado direito costurado em comprimento, faça uma marca no que corresponde a um terço da largura em cada lado do saco (superior e inferior). Em seguida, costure do lado direito até à parte marcada.
Em seguida, traga a borda esquerda para perto da marca, onde as costuras terminam.
Este deve parecer uma sanfona para que possamos, em seguida, junte e cosa as bordas em material liso dobrado sobre si mesmo. Repita o mesmo exercício com o estampado. Agora só falta tirar o saco do lado avesso, virando-o para o lado correto através do furo deixado no início do processo. Costure o furo.
Aprenda a criar uma almofada
Se tem a alma de um decorador e da moda e anda a trabalhar para aprimorar cada vez mais as suas técnicas de costura, criar as suas próprias almofadas para embelezar a sala de estar ao seu gosto pode ser um ótimo desafio.
Material necessário
Tente agrupar os seguintes acessórios disponíveis para fazer a capa da almofada:
- Tesoura;
- Agulha;
- Alfinetes;
- Régua;
- Lápis;
- Ferro de passar roupa;
- Tecido para a almofada;
- Linha a combinar.
Escolha um molde
Em blogs ou sites especializados, muitos entusiastas de costura partilham as suas melhores modelagens. Esta é uma maneira muito boa de não errar nas dimensões e aproveitar a experiência de outros costureiros para o seu projeto pessoal. Muitos livros e revistas de costura também oferecem modelos de confeção para que os leitores possam reproduzir os projetos apresentados.
Mas o processo é bastante simples:
- Coloque o tecido na máquina de lavar roupa e passe-o para que fique o mais liso possível (assim, os cortes serão mais precisos);
- Use o molde para desenhar os contornos das duas peças na parte de trás do tecido e depois corte-as;
- Dobre as pontas de cada lado do pano e prenda-as para ficarem nesta posição;
- Passe as barras com o ferro para que fiquem bem marcadas e depois costure três delas. Deixe a quarta aberta, pois será através dela que o estofamento será colocado dentro da almofada;
- Corte as sobras para evitar excedentes;
- Vire a capa para o lado certo (tire-a do lado avesso) e insira o preenchimento. Tenha cuidado para organizar uniformemente o estofamento em todos os cantos da almofada;
- Por fim, costure o último lado, fechando-o.
Se preferir, pode utilizar fitas termocolantes ou uma termocola para substituir as costuras da borda. Este material pode ser facilmente encontrado em lojas de tecido e artesanato disponíveis no mercado. Para colar os pedaços de tecido entre eles, deve usar um ferro de passar roupa.
Pode personalizar a sua almofada com aplicações de pérolas, missangas, com costuras e/ou bordados de estampas ou com botões.
Como confecionar um laço
Para ajudá-lo a vestir-se para uma festa de gala ou um encontro hipster, preparamos algumas dicas para quem deseja costurar o seu próprio laço.
Material necessário
- Tecido de algodão;
- Pedaço de fita termocolante;
- Alfinetes;
- Linha branca;
- Tesoura;
- Régua;
- Agulha de tricot;
- Dedal.

Passo a passo:
- Comece por marcar ao redor das peças, deixando 0,8 cm de borda e uma abertura no meio (parcelas com cerca de 12 cm);
- Depois de ter esta parte da costura feita, pode remover os alfinetes e passar a gravata a ferro, se desejar. Isto dará uma aparência mais acabada à peça.
- Corte um pouco da sobra de tecido nos ângulos, pois isso evitará a acumulação de pano nestas partes quando a gravata for retirada do lado avesso;
- Para tirar a gravata do avesso, pegue numa agulha de tricot, que evitará o estrago de qualquer costura já feita.
Cursos de costura para iniciantes: como começar?
Gostaria de estar inserido numa turma e começar a ter o acesso a aulas de costura? Pretende obter um certificado nesta arte? Ou a melhor solução passa por ter uma aula totalmente personalizada por um professor da Superprof? Existem imensas possibilidades abertas, só precisa mesmo de escolher o que é mais adequado para si.
Poderá até avançar no ensino e começar a estudar e praticar de um modo perfeitamente autónomo. Hoje em dia, graças à digitalização do mundo, o acesso ao conhecimento está ao alcance de todos os interessados.
Poderá ter as suas próprias aulas, desenvolvidas graças aos imensos recursos que poderá encontrar, por exemplo, na internet.
Fique a conhecer algumas sugestões para avançar nos cursos de costura e desenvolver toda a sua costura criativa. O aluno que deseja realmente avançar, irá encontrar todas as ferramentas que precisa para cumprir este objetivo:
- Tutorias no YouTube: nesta plataforma poderá encontrar imensos recursos com acesso gratuito para se iniciar na costura. Procure por canais dedicados a este tema. Se pretende realizar algum projeto em específico, também poderá pesquisar por tutoriais que ensinem esse mesmo processo. Certamente que irá encontrar um vídeo que lhe permita visualizar com clareza todo o processo que precisa de seguir. E já sabemos que um conteúdo audiovisual é excelente para apresentar ao aluno interessado tudo o que é necessário realizar;
- Tutoriais no Pinterest: o Pinterest é uma fonte inesgotável de recursos para quem gosta de trabalhos manuais e quer saber mais. Encontra informações abertas e verdadeiras aulas se pesquisar pelos Pins mais interessantes. Poderá também tirar ideias e moldes de vestidos ou moldes de costura para iniciantes. Outra fonte interessante de corte e costura para iniciantes que estão a dar os primeiros passos;
- Inscrições em workshop de costura gratuitos ou pagos: poderá também pesquisar a agenda cultural da sua cidade e ver se existe alguma aula ou workshop dedicado a esta arte para breve. Sem dúvida, é uma excelente maneira de compreender e de também conhecer outras pessoas que gostam deste tema;
- Aula particular com um professor da Superprof: outra maneira de avançar e talvez uma das mais efetivas passa por contratar um professor particular da Superprof que irá acompanhar o aluno e realizar o ensino mais adequado às suas necessidades.

Estas são apenas algumas maneiras de ir aumentando já os seus conhecimentos, mas existem muitas mais! Basta que pesquise as que são mais indicadas para o que procura
Que atitude precisa de ter para aprender a costurar do zero?
Está à procura de perceber como coser passo a passo? É aquele aluno que não sabe sequer coser umas meias com buracos e completamente abertas? Não precisa de se preocupar! Lembre-se que todas as pessoas também começaram do zero e procuraram aprender a costurar sozinhas.
Se já experimentou, mas por qualquer motivo, acabou por ir desistindo, conheça algumas dicas para ter a atitude certa:
- Persistência e teimosia: não pode desistir à primeira dificuldade. Esta é uma regra de ouro para qualquer disciplina ou mesmo matéria que pretenda conhecer. É natural que existam dificuldades que não saiba dominar... Faz parte do percurso de toda a gente. A diferença está entre aqueles que insistem e persistem, até atingirem os respetivos objetivos. Tenha sempre em mente que precisará de persistir e não desistir à primeira dificuldade;
- Atitude otimista e positiva: mantenha sempre um mindset muito positivo e saiba que encontrará sempre solução para todos os problemas que possam surgir. Com o seu kit de costura para iniciantes já tem tudo o que precisa para evoluir. Seja lá qual for a sua curva de aprendizagem, mais rápida ou mais lenta, irá acabar por atingir todos os objetivos a que se propôs;
- Humildade na aprendizagem: é muito importante que também tenha consciência das suas limitações e do que precisa de assimilar para evoluir rapidamente nesta arte. Não sabe tudo e deverá sempre ouvir os conselhos e todos os conhecimentos de quem tem mais experiência e anos na profissão.
Estas são apenas alguns conselhos para quem procura por truques para costurar melhor. Siga em frente e procure atingir sempre todos os seus objetivos e metas pessoais e profissionais!
Costura iniciantes: inicie toda a aprendizagem com a Superprof!
Como já referido, a melhor maneira de arrancar já com a arte do corte e da costura passa por ter sessões particulares com os mentores da Superprof. É a melhor maneira de começar a assimilar tudo o que precisa e obter mais e mais conhecimento! A Superprof é a maior plataforma de ensino, onde se encontram registados mais de 13 milhões de tutores que ensinam a mais de 1000 disciplinas por vídeo ou presencialmente!
Na Superprof, poderá optar por ter formações online ou presenciais!
Se preferir a primeira opção só precisa de um computador ou telemóvel e de um acesso à internet. Poderá também encontrar a sua professora em qualquer parte do país ou mesmo do mundo. Nas sessões presenciais, terá de optar por uma profissional que se encontre perto da sua área de residência.
Não precisa de se preocupar em relação ao preço! A Superprof apresenta os mentores com os preços mais competitivos do mercado. Irá encontrar mentores com preços acessíveis para se iniciar finalmente na costura. Se hoje em dia existem soluções modernas e atuais, para quê continuar a adiar o ensino de algo que tanto gosta e lhe causa imenso prazer? Inicie já a sua aprendizagem com os professores disponíveis.
Resumir com IA



















