Hoje em dia, ser um poliglota é mais do que uma vantagem considerável, é algo que é esperado dos alunos, uma vez que se aprende inglês na escola desde muito cedo. E a verdade é que a fluência e o domínio de idiomas estrangeiros é cada vez mais valorizado no meio profissional e pessoal.

No entanto, sabemos que existem alguns pais que ainda sentem alguns receios de introduzir uma segunda língua, como a italiana, quando os filhos ainda estão a tentar dominar o português e outros conteúdos essenciais à sua formação. Existe algum receio de que possam ser demasiadas coisas para a criança estudar ao mesmo tempo.

Mas esses receios não têm razão de ser! Com os métodos de ensino apropriados à idade, uma criança tem capacidades para consolidar os conceitos básicos da língua italiana e pode ganhar conhecimento do vocabulário básico, conceitos simples de gramática e também alguma cultura.

No entanto, existem uma idade ideal para começar este processo de descobrimento da língua e cultura de Itália, bem como fazer fazer a inscrição numa escola de idiomas ou até mesmo num curso intensivo de italiano. Continue a ler para saber mais informações sobre as aulas de italiano para crianças e quando devemos introduzir novos idiomas na sua educação.

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Quando começar a aprender italiano?

Segundo um estudo realizado pelo Massachusetts Institute of Technology, a idade ideal para a aprendizagem de uma segunda língua é aos 10 anos de idade. Segundo o MIT, os primeiros anos de vida são o momento ideal para que o cérebro seja estimulado, uma vez que, após os 17 anos, o processo de tentativa de proficiência num idioma novo torna-se muito mais complexo.

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Os cursos de idiomas, como um curso de italiano, não são apenas indicados para adultos, e já existem várias opções destes cursos para uma criança, desde cursos intensivos a aulas na escola. | Fonte: Pexels.com

Quando nascemos, o nosso corpo ainda não está completamente formado. Durante os primeiros anos, os órgãos vão se desenvolvendo para se preparar para a vida adulta. No caso do cérebro, este processo só fica concluído no final da adolescência.

Como tal, a melhor fase de aprendizagem do ser humano vai desde os primeiros anos de vida até a adolescência. Portanto, quanto mais cedo a criança for estimulada a aprender uma língua estrangeira, mais facilidade terá a assimilar essas informações e conteúdos. É precisamente por esse motivo que os alunos começam a ter aulas de inglês na escola tão cedo.

À medida que o tempo passa e a criança cresce, este processo é mais difícil. Por isso, estudar um segundo ou terceiro idioma obriga a um maior esforço por parte de um adulto do que uma criança, por exemplo.

A verdade é que todas as crianças têm um dom natural para o domínio de idiomas. No cado dos bebês, o potencial de assimilação é ainda maior, uma vez que está comprovados que estes conseguem ouvir 600 sons de consoantes e 200 vogais, que são parte de todas as línguas do mundo. No entanto, e com o passar do tempo, algumas dessas capacidades são esquecidas por não serem utilizadas ou estimuladas. Por isso, incorporar algumas referências da língua italiana desde os primeiros anos de vida pode ser muito benéfico no processo de domínio do idioma.

Portanto, não é necessário que a criança tenha inscrição numa escola de idiomas desde o momento que começa o ensino, mas é importante que os pais conheçam as escolas que existem, para realizar a inscrição do aluno quando for indicado.

Porque mesmo que a criança não esteja a aprender um idioma novo desde os primeiros anos na fase escolar, os resultados de uma mudança para um formato que estimule o conhecimento de italiano podem ser bastante benéficos.

As metodologias das aulas de italiano para uma criança

Para garantir o sucesso do ensino de uma segunda língua na infância, é necessário que as metodologias sejam adequadas à faixa etária da criança.

Isto porque uma criança que não sabe ler ou escrever não pode ter aulas com as mesmas metodologias que um adolescente. Os professores das escolas adequam o método que utilizam de acordo com a idade dos alunos. A didática de ensino do italiano a uma criança é estruturada da seguinte forma.

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As metodologias utilizadas pelo professor em cada aula do curso devem ser adaptadas à faixa etária da criança e aos níveis de fluência que tem. | Fonte: Pexels.com

Saiba quais são as melhores aplicações para uma criança praticar italiano.

Até os 3 anos de idade

Nesta fase, a criança é capaz de aprender palavras básicas em italiano, através da memorização. Como tal, se essas palavras não foram praticadas constantemente é muito fácil que se esqueça do que aprendeu.

Como uma criança desta idade não consegue comunicar oralmente com perfeição, as aulas costumam envolver atividades lúdicas e jogos, que estimulam o desenvolvimento de outras capacidades enquanto praticam a língua estrangeira.

Entre 4 e 6 anos

Durante esta fase, a criança já consolidou o seu sistema cognitivo e consegue completar atividades mais estruturadas, tais como conceitos da gramática italiana. Por isso, os professores utilizam o mesmo tipo de estratégias lúdicas e jogos, mas com mais alguma complexidade, de forma a estimular o seu conhecimento.

De forma geral, é durante os primeiros 6 anos de vida que a criança terá a capacidade cognitiva de aprender dois idiomas como se fossem apenas um, o que é muito importante para a fluência nos idiomas estrangeiros. Durante estes anos, a criança vai raciocinar no idioma em que está a comunicar sem ter que fazer traduções mentais.

A partir dos 7 anos

Com capacidade de se expressar oralmente e até de ler corretamente, a partir dos 7 anos uma criança já pode ser submetida às metodologias de ensino de italiano tradicionais.

Para despertar o interesse e envolver as crianças no processo de aprendizagem, os professores utilizam uma grande variedade de estratégias e recursos possíveis para desenvolvimento das capacidades de leitura, escrita, audição e fala na língua italiana em cada aula.

Os professores abordam a leitura de textos e a escrita de frases com desenhos animados e filmes em italiano, além de estimular a interação com os colegas utilizando apenas o idioma.

Acima de tudo, é importante que se mantenha um ambiente adequado para estimular a criança, para que esta veja estas atividades como algo divertido e interessante, de forma a garantir que a educação tem sucesso. Tudo isto deve fazer parte do processo de conhecimento.

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As aulas deste tipo de curso, seja um curso intensivo ou um curso tradicional, são adequadas à idade da criança e às suas capacidades, e o professor utiliza as metodologias mais apropriadas. | Fonte: Pexels.com

Conheça os melhores sites para uma criança praticar italiano.

As vantagens de aprender italiano basico e outros idiomas

Uma das maiores vantagens de dominar vários idiomas é o aumento de oportunidades na vida adulta. Uma pessoa que é capaz de fazer e conversar fluentemente em italiano costuma ter muito mais oportunidades profissionais do que alguém que apenas domina a sua língua nativa.

Mas os benefícios vão muito além das questões profissionais. Entre eles, podemos destacar:

  • desenvolvimento do cérebro: quanto mais idiomas dominar, mais algumas áreas do órgão se desenvolvem;
  • saúde mental: o exercício contínuo do cérebro com o bilinguismo retarda o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer;
  • sensibilidade à linguagem: a exposição desde cedo a outros idiomas, torna uma criança mais sensível à distinção de idiomas, o que facilita a sua prática;
  • multitasking: as pessoas que pensam em duas línguas têm mais facilidade em alternar entre tarefas simultâneas sem perder qualidade;
  • múltiplos pontos de vista: aprender um idioma novo, também inclui conhecer a sua cultura, permitindo desenvolver pontos de vista diferentes com maior facilidade.

Uma criança com domínio de vários idiomas é mais inteligente?

Ser bilingue não significa necessariamente que seja mais inteligente, no entanto, alguns estudos comprovaram que um cérebro bilingue é mais flexível e adaptável, especialmente à medida que envelhece. Além disso, os bilingues têm um atraso de 4/5 anos no inicio dos sintomas de demência e uma recuperação cognitiva mais rápida após um AVC.

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Se tem um filho com interesse em italiano, na linguagem e cultura do país, considere inscrevê-lo num curso intensivo ou em aulas com um professor particular. | Fonte: Pexels.com

Como tal, uma criança bilingue tem uma flexibilidade cognitiva maior a completar exercícios mentais, tal como um adulto bilingue que troca regularmente entre dois idiomas também desenvolve uma flexibilidade mental maior.

Além dos benefícios cognitivos que mencionamos acima, aprender outra língua ajuda uma criança a desenvolver outras capacidades importantes. Esta comprovado que tem mais empatia e melhores capacidades de interpretação e comunicação, algo que se supõem estar relacionado com o facto de estar constantemente a interpretar as intenções e perspetivas dos outros.

Ter excelentes capacidades interpessoais, tal como a flexibilidade cognitiva, é essencial para compreender os outros, trabalhar eficazmente e com orientação para o sucesso. Além disso, uma criança bilíngue tem uma mente mais aberta e é culturalmente confiante, duas capacidades essenciais para o sucesso em ambientes de trabalho internacionais e para se sentir à vontade num mundo em constante mudança. As pessoas que sabem falar vários idiomas vão ter mais facilidade em trabalhar com pessoas com experiências de vida variadas.

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Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.