A título de curiosidade, nem todos os instrumentos musicais que os alunos aprendem a tocar coincidem com os seus favoritos. Entretanto, para que decida fazer aulas de um determinado instrumento, é necessário que exista uma certa afinidade. Se já fazemos tantos cursos por obrigação profissional, tocar um instrumento é o momento de descontração, de aprender algo por puro prazer.

Jazz, groove, harmonia... por tantas características e presença em determinados ritmos que a definem, a bateria atrai os mais diversificados públicos. E não pense que é necessário frequentar uma escola para aprender a tocar: hoje em dia, muitas pessoas tem optado por realizar cursos de instrumentos musicais a partir dos seus Smartphones. Se começar a pesquisar, verá que existem inúmeras aplicações que permitem tal prática no que diz respeito à bateria.

Aplicações para aprender a tocar bateria

Quando pensamos em aplicações ou App's, normalmente nos remetemos a dispositivos móveis, como tablets e smartphones. E não importa qual seja o sistema operacional. Existem hoje opções para Android, iOS e Windows. Para saber tudo sobre bateria, podemos encontrar:

  • Aplicações para aprender melodias;
  • Aplicações para ajustar sua bateria e operá-la corretamente;
  • Aplicações para conhecer partituras;
  • Aplicações de teste para instrumentos musicais de modo mais geral;
  • Aplicações que permitem gravar acordes e compará-los com originais, além de acompanhar a sua própria evolução.
A magia da bateria que faz qualquer palco vibrar
A bateria é um instrumento que é apropriada a todos os aventureiros. | Fonte: Unsplash

Opções gratuitas para Android podem ser encontradas na internet com relativa facilidade. Para quem tem vontade de aprender a tocar bateria, encontrar uma destas aplicações pode parecer algo incrível, este é o verdadeiro sinónimo de felicidade.

Entre as principais opções para Android, podemos citar:

  • Mobile Metronome - Trata-se de uma espécie de relógio que mede o tempo musical, só que no formato de app. É possível configurar o número de batidas por minuto (as opções vão de 10 a 230) e configurar o volume. A aplicação ainda permite gravar os seus modelos para os ouvir e analisá-los mais tarde;
  • BPM Detector - Para quem está a dar os seus primeiros passos na bateria, nada melhor que uma App capaz de contabilizar as batidas por minuto. Tal prática permite saber a hora exata de acionar os tambores ou pratos. Posteriormente, é possível começar a arriscar com os seus primeiros acordes;
  • Loopz - Com uma proposta um pouco mais divertida que os demais, a ferramenta permite uma espécie de treino de ritmo, onde pode praticar as suas batidas. O seu ritmo e tempo de resposta podem ser avaliados a partir de sequências gravadas. Os sons criados a partir desta aplicação ainda poderão ser usados nas suas futuras composições próprias.

A precisar de aulas de bateria? Aceda ao site da Superprof!

iPhones também contam com as suas aplicações próprias, como:

  • Garage Band - Trata-se de uma app que conta com funções para tocar diversos instrumentos musicais, como piano e bateria. Mas quando falamos em bateria, é possível escolher entre 9 modelos do instrumento e ainda aplicar efeitos especiais às composições que vier a criar;
  • Drums! - Se considerarmos as opções pagas, pode baixar esta aplicação, que custa apenas 0,99 dólares. Consegue simular 3 tipos de bateria e a grande diferença é que a ferramenta ainda é capaz de captar canções das suas playlists e adaptá-las para que possa treinar e tocá-las na bateria. Na hora de gravar, há a opção de registrar apenas o seu som. Trata-se de uma das aplicações mais precisas da internet quando o tema é tocar bateria. Quanto ao layout, ainda pode ser configurado para alguém que seja destro ou canhoto;
  • DrumKick - Quem já tem noções de bateria normalmente ama esta app. Permite ligar o seu dispositivo a amplificadores, ou conectar-se através de aparelhos através de Bluetooth. A prática fica ainda melhor quando se reúne com aquele seu amigo que também toca bateria. Se ambos tiverem a app instalada, enquanto um simula os sons do tambor tocado com o pé, o outro pode simular o restante da bateria.
Passo a passo pelo celular
Pode aprender a tocar gratuitamente com aplicações Android, iPhone ou Windows. | Fonte: Unsplash

A maioria das aplicações contam com versões gratuitas. Caso deseje um número maior de recursos, ainda é possível recorrer às opções pagas. Apenas no Google Play Store, pode contar com mais de 120 opções de ferramentas para fazer download e instalar. E não importa o seu nível: há app's específicas para aprender, praticar e aprimorar técnicas já aprendidas.

Além disso, ainda existem os jogos relacionados à bateria. Alguns, inclusive, permitem competir com outros músicos e, dessa forma, se divertir e exercitar o seu sentido de competitividade.

Caso prefira, pode ainda pesquisar ferramentas que permitam ter aulas online.

App's para melhorar a sua técnica de bateria virtual ou física

Para quem está dando seus primeiros passos no mundo da bateria, é importante ter consigo 4 tipos de aplicativos básicos:

  • Um metrónomo, para identificar o ritmo e a sequência das batidas;
  • Um guia rápido sobre os fundamentos da bateria, para tirar dúvidas que surgem no decorrer do percurso;
  • Uma ferramenta que ajude a configurar a sua bateria corretamente, especialmente se possui um instrumento acústico;
  • Um gravador de áudio para acompanhar a sua evolução e, com isso no futuro concretizar o seu projeto musical.

Lembre-se sempre de que comprar uma bateria requer um alto investimento. É por isso que, para além do lazer, pode utilizá-la ainda para compor projetos e realizar o seu sonho de tornar-se músico profissional (ou professor de bateria).

Para isso, existem diversas ferramentas para dispositivos móveis que podem ajudá-lo. Elas vão desde o básico até a construção de acordes mais elaborados. Nesse caso, vale avaliar também até onde as versões pagas podem valer a pena, de acordo com os seus objetivos. Lembre-se de que, embora a maioria das aplicações contêm versões gratuitas, é preciso pagar para ter acesso a recursos mais elaborados.

Além de uma determinada app, ainda pode recorrer softwares específicos e tutoriais online. Como pode ver, aprender bateria através da internet nunca foi tão fácil: basta escolher as ferramentas corretas e estar disposto a dedicar-se aos estudos.

Saiba mais sobre aulas de bateria online!

Aulas de bateria pela internet via Skype

Ainda aproveitando as tecnologias, não são apenas as aplicações que podem permitir os estudos da bateria sem sair de casa. Existem ainda os tutoriais e canais do Youtube exclusivamente voltados para o tema. A partir destes vídeos, poderá:

  • Entender para que serve cada parte da bateria;
  • Aprender a tocar os primeiros acordes no instrumento;
  • Fazer um curso de bateria totalmente online;
  • Incorporar técnicas a partir de dicas para se tornar um grande percussionista.
Bateria em todos os níveis
Recorra às aplicações para treinar técnicas já aprendidas. | Fonte: Unsplash

Devemos considerar, entretanto, que nem sempre é fácil estudar sozinho. É por isso que, além de ferramentas para estudar, o músico precisa pesquisar também, fóruns de discussão, onde é possível partilhar experiências e conhecimentos. Tal atitude é essencial para o progresso. Além disso, ainda vai exercitar a sua criatividade, baseada em de ideias e histórias de outros artistas.

A partir daí ainda pode encontrar inspiração para criar as suas próprias canções. Muitas pessoas têm alma de artista, e só precisam de um pequeno incentivo para seguir em frente no desenvolvimento do seu talento.

É importante entender que tocar bateria é mais que saber para que serve cada parte do instrumento e entender partituras. Estas questões referem-se apenas à parte técnica. Na alma, deve apenas sentir a emoção que é reproduzir cada acorde.

Ao pesquisar uma plataforma, seja ela de aulas ou vídeos, deve avaliar a qualidade dos materiais de estudo oferecidos. Entretanto, podemos afirmar que, na sua grande maioria, estes canais contam com profissionais. E nada melhor do que quem convive com o tema para oferecer dicas realmente efetivas para começar a tocar.

E o melhor é que pode aceder a estes conteúdos, a partir dos seus dispositivos favoritos, como smartphone ou computador.

Descubra as melhores aplicações para aprender bateria online

Se hoje em dia é possível aprender qualquer coisa a partir do seu smartphone, um grande leque de possibilidades se abre à frente de quem decide o que deseja estudar. Portanto, se você gosta de bateria, certamente encontrará inúmeras opções para aprender a tocar o instrumento.

Quer a sua intenção seja apenas exercitar um hobby ou aprender a tocar profissionalmente, é importante escolher uma ferramenta que realmente ofereça condições para contribuir no seu desenvolvimento.

Para ajudar, listamos abaixo algumas opções:

  • DMach - Trata-se de um simulador de bateria. Não precisa ter o instrumento musical em casa para tocar, já que o mesmo pode ser reproduzido no seu ecrã do seu dispositivo. São 6 canais e 16 etapas para que possa emitir sons em tempo real;
  • PanoTuner - Se está à procura de uma ferramenta para saber se o instrumento está afinado, podemos dizer que a encontrou. Basta abrir a app e começar a tocar na sua bateria, que indicar se esta se encontra no tom correto. As configurações consistem apenas em layout e nível de sensibilidade na detecção dos sons;
  • Real Drum 7.25 - Trata-se de uma opção mais técnica. A partir dela, é possível aprender a tocar cerca de 13 instrumentos, entre os quais, a bateria. Dentre 60 opções de ritmos diferentes, poderá gravar as suas amostras e aprender a tocar as suas músicas favoritas. A melhor notícia... é que o download é gratuito;
  • WeDrum - Esta é a opção ideal para quem está à procura de uma ferramenta mais lúdica. Além disso, é a que mais atrai pessoas ávidas por competição, já que a aprendizagem se dá a partir de jogos. Em uma espécie de simulação, onde poderá viver a experiência de sentir-se num concerto (ou mesmo num estúdio caseiro).
Projeção de sonhos de bateria
App's de bateria têm o "poder" de transportar a sua alma de artista para os palcos. | Fonte: Unsplash

Como se pode ver, seja nos transportes públicos ou naquele seu intervalo de trabalho, é possível utilizar o seu Smartphone para aprender a tocar bateria. Basta escolher a app que mais lhe agrada e seguir em frente com o seu sonho.

Precisa de um professor de Bateria ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.