Já pensou em fotografar a preto e branco? Para alguns artistas, este tipo de fotografias permite que se concentrem nos contrastes, composição, formas e sombras com mais facilidade do que numa fotografia a cores. A cor pode acabar por ser uma distração.
Mas sabe como tirar uma fotografia a preto e branco? Se fica inspirado pelas obras de Ansel Adams, James Nachtwey ou outros mestres da fotografia a preto e branco, é provável que vá querer experimentar contrastes. Pode fazer um curso profissional ou um workshop de fotografia para aprender as técnicas essenciais da fotografia a preto e branco.
Se não quiser fazer um curso ou um workshop, este guia de informações pode ajudar a entrar no mundo da fotografia a preto e branco.
Aprender a ver a preto e branco nas aulas de fotografia
Os nossos olhos estão habituados a ver a cores, e pode ser difícil imaginar em preto e branco. No entanto, é importante que o consiga fazer.
A fotografia de uma tulipa vermelha e brilhante será, sem dúvida, muito melhor a cores e, quando convertida para preto e branco pode ser aborrecida. É por esse motivo que é importante que se concentre nas formas, luzes, texturas e contrastes. Ser capaz de tirar uma boa fotografia sem cores demora algum tempo e é necessário muito treino e prática.
Escolher o melhor tema
Tirar fotografias é contar uma história. Uma fotografia é um pensamento e o seu tema também deve ser. O formato a preto e branco pode ser utilizado para retratar uma ampla variedade de assuntos, mas existem alguns detalhes a ter em conta para aumentar o impacto da sua fotografia:
- Textura: muito valorizada no preto e branco, a textura tende a ser ofuscada pela cor. Madeira, pedra, folhas, rugas da pele ou outras texturas visuais. Uma fotografia a preto e branco trará a intensidade de todas as texturas que retratar;
- Formas: e especialmente aquelas que são formas repetidas ou simétricas encontradas na natureza. Tente imaginar uma floresta de árvores muito retas, ondas de surf e outras espirais naturais. Todas estas imagens em preto e branco têm um grande impacto;
- Padrões: um padrão repetitivo é propício para uma boa imagem a preto e branco;
- Linhas: uma fotografia de uma rua pavimentada em preto e branco terá muito mais intensidade do que a cores. Os interstícios entre as pedra mais escuros, as pedras mais claras e todos os tons de cinza possíveis ganham destaque.
Utilizar a luz correta e contrastes
Se tirar fotografias a preto e branco, perde as cores. Isto significa que é impossível editar as cores para separar diferentes elementos ou para direcionar o olhar quando estiver na fase de composição da fotografia. A nossa dica é equilibrar tons claros e tons escuros, ou seja, os contrastes.

As luzes fortes e as sombras são seus amigos. Não interessa qual é a máquina fotográfica que está a utilizar, este truque funciona sempre. Escolha um enquadramento de luz que crie sombras, laterais ou frontais. Este enquadramento reforça os contrastes e enfatiza formas e texturas.
A contraluz, que muitas vezes é evitada pelo fotógrafo, é um aliado para a fotografia a preto e branco. Sinta-se à vontade para esperar pela luz certa e criar o contraste desejado.
Tirar fotografias em dias nublados
As nuvens tendem a reduzir os contrastes, o que pode parecer contraditório ao que acabamos de explicar. E sabemos que muitos fotógrafos se queixam da qualidade da luz com tempo nublado. Mas para fotografar a preto e branco é o momento ideal.
A intensidade da imagem é acentuada pelo preto e branco já presentes naturalmente. Experimente tirar uma fotografia num dia de tempestade. Verá que as cores são quase inexistentes e os contrastes estão bem presentes.
Tirar fotografias a preto e branco depois da chuva também tem ótimos resultados. As superfícies molhadas acentuam os reflexos no chão, ideais para preto e branco.
Utilizar RAW nos cursos fotografia
Seja para fotografia artística ou não, é aconselhável fotografar em formato RAW, mas no preto e branco é obrigatório.
É verdade que ocupa mais espaço, mas o arquivo RAW guarda todas as cores que tira em preto e branco ou em cores para editar a imagem na fase de edição. Isto permite brincar com a mistura de diferentes camadas de cores, brilho e contraste.
Para perceber como pode converter uma imagem em preto e branco, é importante que conheça composição de uma foto. Uma imagem é composta por pixels e cada pixel é composto por uma mistura de vermelho, verde e azul (RGB). Cada pixel, portanto, tem um valor entre 0 (preto) e 255 (branco). Por exemplo, um valor 255; 0; 0 corresponde ao vermelho brilhante.
Importância da junção de camadas
Se utilizar um software de edição como Photoshop CC, Lightroom ou outro, não desperdice todo o trabalho ao eliminar a saturação. A falta de saturação pode uma imagem cinza e plana, porque só tem a média das camadas RGB (vermelho, verde, azul). Ao utilizar a junção de camadas, irá obter tons de cinza mais ricos e mais subtis.
Para começar, tem que decompor a imagem em 3 camadas: vermelho, verde e azul. Verá que uma das camadas tem um foco mais ruído ( que aumenta com a sensibilidade ISO) do que as outras. Às vezes nem sequer precisa de todas as camadas e terá que experimentar para obter o resultado desejado. Além disso, é possível editar os contrastes ajustando os níveis e curvas.

Este tipo de edição é uma questão de nuance e do resultado que queremos obter, uma vez que um contraste forte produz uma imagem mais dura, enquanto um contraste baixo evoca mais doçura. Para tornar as suas fotografias a preto e branco ainda mais atraentes, também pode fazer o download do Silver Efex Pro.
Fotografar em preto e branco no workshop de fotografia
Retocar uma fotografia faz parte do trabalho do fotógrafo, mesmo quando fotografa diretamente em preto e branco. Isto porque uma câmara SLR tem configurações que permitem fotografar logo em preto e branco. Mas sabe porque deve fotografar em preto e branco quando tem disponíveis ferramentas de edição de fotografia?
Primeiro, para se habituar a ver em preto e branco. Ao escolher o modo monocromático do seu equipamento, verá o mundo em preto e branco. Isto permite que pense na imagem de maneira diferente. Além disso, é mais fácil tirar uma fotografia em preto e branco, porque economiza tempo de edição.
Vai demorar algum tempo até ter as configurações corretas para conseguir a imagem perfeita. Mas isso significa mais tempo atrás da máquina do que do computador.
Já falamos sobre fotografar em RAW e esta é a primeira configuração que os alunos inserem na sua câmara nos cursos de fotografia. No modo manual, pode escolher o modo "monocromático". Este modo permite tirar fotografias em preto e branco, mas podem parecer acinzentadas. É necessário ter algum conhecimento e personalizar este modo para conseguir uma fotografia com caráter:
- Aumente o contraste nas configurações;
- Utilize o corretor de exposição, para evitar alterar a imagem com a superexposição ou subexposição.
Também pode tentar tirar uma fotografia a preto e branco com uma máquina analógica. Pode comprar este tipo de equipamento antigo a um preço acessível e os filmes ainda são comercializados hoje em dia.
Escolher as configurações da máquina fotográfica
Muitas câmaras DSLR atuais permitem que mude de cor para preto e branco ou monocromático no seu menu. Algumas DSLR mais avançadas também permitem que escolha diferentes tipos de filtros de cor para uma melhor conversão para preto e branco.
Mas ainda que seja bom fotografar diretamente em preto e branco com uma câmara DSLR, uma vez que remove as cores das imagens, acaba por limitar as opções de edição posteriores se estiver a gravar em formato JPEG.
Depois de converter as cores para preto e branco, não há retorno possível. Além disso, o processamento embutido é normalmente mal implementado e a câmara não permite controlo sobre como as cores ou regiões específicas da imagem devem ser tratadas.
Portanto, é preferível tirar fotografias coloridas e convertê-las para preto e branco. Se estiver a fotografar em RAW, independentemente do perfil de cores que aplicar na máquina, o arquivo integra todas as informações necessárias da câmara para garantir uma conversão bem-sucedida.
Se quer fotografar em preto e branco e ver o efeito na máquina, não hesite em configurar a câmara para o modo monocromático. Durante o processo de importação, se usar um software como o Capture NX2, as imagens serão importadas em preto e branco, ainda que as possa alterar depois.

Se usar o Adobe Photoshop ou o Lightroom, as imagens serão importadas a cores e as configurações em preto e branco que utilizou na máquina são perdidas. Essa é uma informação compartilhada em um workshop de fotografia. Os produtos da Adobe não permitem ler informações proprietárias do fabricante a partir de arquivos RAW. Por isso, deve selecionar RAW e está pronto para começar.
Estas são algumas configurações da câmara possíveis:
- Qualidade de imagem ou formato: RAW;
- Profundidade de bits RAW: 14 bits (se disponível);
- Sensibilidade ISO: a mais baixa possível;
- Equilíbrio de branco: auto.
Deve garantir que o equilíbrio de branco é corrigido depois de importar as imagens para o Lightroom ou Photoshop, caso contrário terá alguns problemas durante o processo de conversão.
Ideias de fotografias a preto e branco fora do curso fotografia
Aprender fotografia em preto e branco também é praticar. Se fizer um curso ou workshop de fotografia irá praticar todas estas técnicas várias vezes. Mas para aquelas pessoas que não são alunos destes cursos, ficam aqui algumas ideias e sugestões.
Na arquitetura a técnica do preto e branco é muito popular. Forma, textura, padrões, os elementos destacam os contrastes. Dependendo da fonte de luz, pode ser fácil criar uma imagem contrastante em preto e branco.
A fotografia de retrato também pode ser trabalhada em preto e branco. Sem cor, o foco vai naturalmente para os olhos e rosto. Além disso, o preto e branco embeleza as rugas e texturas.
Outra fotografia que também pode ser feita em preto e branco é a de paisagem, desde que tenha a iluminação e luz necessárias. As linhas e as formas destacam-se da mesma forma que nas fotografias arquitetónicas. Close-ups, detalhes e fotos de textura também são ideais em preto e branco.
Se precisa de ajuda para arranjar ideias para testar no curso, procure nos sites dos fotógrafos profissionais.

Resumindo:
- Um fotógrafo profissional tem várias razões para usar preto e branco;
- O tema, a luz e os contrastes são os três elementos essenciais da fotografia a preto e branco;
- Ao fotografar em RAW, consegue obter melhores fotos a preto e branco e editá-las corretamente para realçar a sua intensidade;
- Também é possível criar uma fotografia a preto e branco assim que o obturador for disparado, graças às configurações da máquina SLR digital;
- Praticar é a melhor maneira de refinar a técnica e melhorar cada fotografia.
Nos cursos de fotografia pode aprender todas as técnicas fotográficas e muito mais.
Quando se trata de fotografia em preto e branco, não existe nenhum modelo mágico ou configuração perfeita que funcione para cada imagem.
Ainda que possa utilizar um conjunto de configurações padrão para fotografias coloridas, não é possível aplicar as mesmas técnicas de preto e branco a todas as fotografias, devido às diferentes cores e tons de cinza nas imagens.
Além disso, converter paisagens coloridas em preto e branco não é a mesma coisa que converter retratos coloridos para preto e branco. Ao trabalhar com um retrato, deve utilizar técnicas diferentes de conversão e ter mais cuidado com os filtros de cor, configurações de contraste e estrutura.
Se quer aprender a dominar a técnica de preto e branco, bem como outras técnicas fotográficas essenciais a um profissional, porque não fazer um curso de fotografia na Superprof? Os nossos cursos permitem ter acesso a uma formação personalizada, onde os alunos estudam em cada aula a técnica que querem dominar, com o apoio de um profissional de experiência nas artes fotográficas.
Nas aulas de um curso Superprof, os alunos vão aprender a manusear o equipamento corretamente, saber que máquina fotográfica escolher para cada técnica e ganhar conhecimento de todas as técnicas necessárias para ser um fotógrafo na área da moda, do fotojornalismo ou em estúdios fotográficos. Além disso, com as nossas aulas, pode escolher o local e o horário de cada aula, além do professor. Basta analisar as informações no perfil de cada professor, a sua formação e o conhecimento das artes fotográficas que possui, o equipamento com que trabalha e escolher o que prefere para as suas aulas de fotografia.
De que está à espera para fazer a inscrição nas aulas do curso Superprof?