Um provérbio inglês diz: "Amigos são como cordas de violino: não os estique demais."
Se a maioria dos instrumentos de cordas friccionadas são tocados na posição para destros, como tocar o violino quando se é canhoto? Você precisa se adaptar ou inverter as cordas, mudar a queixeira, e outras partes do seu instrumento... Tornar-se violinista não é algo que fazemos de improviso e exige fazer aulas de música, seja para soltar os dedos da mão esquerda ou para aprender a tocar o violino com precisão. De acordo com uma estimativa mundial, cerca de dez a cada cem pessoas são canhotas. E como começar a tocar violino quando se é canhoto ou tocar com sua mão esquerda em um violino destro? Este é o assunto deste artigo!
Como segurar um violino com a mão esquerda?
O violino tem a reputação de ser um dos instrumentos musicais mais difíceis de se aprender - isso já não é novidade. Mas fica a dica para todos os aprendizes: para tocar bem, é preciso muita determinação, rigor e persistência! Já pensou em fazer um curso de violino online?
A mão esquerda no violino: como posicionar os dedos?
Eu gostaria tanto de tocar violino... mas meus dedos são grandes demais! Saiba desde agora que esta observação é uma boa desculpa, porque não é o tamanho dos dedos que faz o jogo, mas a precisão adquirida durante as aulas de violino.
Onde colocar os dedos no seu instrumento de cordas? | Vá lavar as mãos antes das suas aulas de violino!
Quais as técnicas para tocar com a mão esquerda?
"Tentar acabar com a crise com reformas remendadas é como tocar violino sem arco." P. Louis Richard.
Quer tocar peças no estilo de jazz cigano como as do artista franco-belga Django Reinhardt? Aprenda primeiro as técnicas de tocar violino!
- Pizzicato (beliscado) [produzido pela mão direita]: Os violinistas nem sempre usam o arco quando tocam. O pizzicato consiste em tocar as cordas com os dedos, dando pequenos puxões ou beliscadas. Raramente o pizzicato se estende pela melodia inteira, e quando se lê na partitura a palavra arco os executantes interrompem o pizzicato e voltam a usar o arco.
- Vibrato (vibrado) [produzido pela mão esquerda]: Uma das importantes técnicas de instrumentos de cordas. Existem 3 tipos de vibrato: o de dedo, o de punho e o de braço. Consiste em fazer o som vibrar, formando uma flutuação mínima na afinação da nota, para cima e para baixo. O vibrato de dedo é para passagens mais rápidas. O de punho é o mais comum, e o de braço é para expressar com certa força, paixão, drama um trecho. É usado sobretudo em notas longas.
- Corda dupla [técnica de arco]: Significa tocar, ao mesmo tempo, em duas, três cordas ou até mesmo quatro cordas, e consequentemente duas, três ou quatro notas (sob a forma de acordes), de uma só vez. É possível tocar três ou quatro cordas simultaneamente, sob a forma de acordes, porém pode-se sustentar apenas duas adjacentes.
- Harmônico ou Flautado [produzido pela mão esquerda]: Notas suaves produzidas pelo toque muito leve com a polpa dos dedos em pontos estratégicos sobre a corda. Assemelham-se às notas da flauta e são usadas com mais frequência na música moderna.
- Glissando (deslizando)[produzido pela mão esquerda]: O violinista escorrega o dedo sobre a corda, tocando todas as notas dentro do intervalo tocado, o que permite que todos os sons interpostos sejam ouvidos. Os glissandi aparecem quase exclusivamente nas músicas do século XX.
- Sul ponticello (sobre o cavalete)[técnica de arco]: Indica que o violinista deve passar o arco próximo ao cavalete, o que origina um som de timbre brilhante e estridente.
- Sul tasto (sobre o espelho) [técnica de arco]: Indica que o violinista deve tanger o arco próximo ao espelho, o que origina um timbre velado e mais suave.
- Col legno - Termo italiano que significa Com a Madeira. Este golpe de arco consiste na rotação da vara de modo a percutir as cordas com a madeira da mesma. Frequentemente utilizado em orquestra.
A mão esquerda no violino: aprenda teoria musical e escalas
Outro passo fundamental na aprendizagem do violino é aprender as escalas e ler cada nota nas partituras. Quando aprendemos a ler as notas de uma partitura de violino - não é tão diferente que uma partitura de piano - é possível explorar as escalas maiores, menores, harmônicas, pentatônicas ou até mesmo as tríades ciganas. Uma escala é uma série de notas crescentes ou decrescentes que formam um acorde. As escalas também possibilitam improvisar uma melodia. No nível iniciante, a escala de ré maior é uma das mais fáceis de se aprender: ela começa com a corda de ré tocada solta. Então, é uma questão de tocar as seguintes notas: ré, mi, fá ?, sol, lá (solto), si, dó ? e ré (com o terceiro dedo). Descobrimos na web uma verdadeira relíquia do aprendizado de violino: um dicionário de 24 escalas para violino que data de 1890! Certamente, aprender as escalas de cor é um aprendizado muito acadêmico e escolar. Mas saiba que uma hora ou outra você vai precisar dominar todas elas!