Quando decide começar a tocar guitarra, vários nomes surgem rapidamente na sua cabeça. A história da guitarra e da viola é tão vasta, que até se torna difícil lembrar do nome de todas as lendas da música!
Independente do género de música de que gosta (música clássica, folk, rock, hard-rock ou funk), há sempre grandes guitarristas e violistas que propagaram ou popularizaram esse movimento. Assim, de cabeça, podemos citar Jimi Hendrix, Robert Johnson, Clapton, Stevie Ray, Vaughan, Django Reinhardt, Slash, Satriani, Jimmy Page, B.B. King e tantos outros.
Sinceramente, não é fácil fazer um top 10 dos melhores guitarristas do planeta. A classificação muda de acordo com os gostos e os estilos musicais preferidos de cada um. Mas este top 10 será uma boa fonte de inspiração para aqueles que querem começar a aprender guitarra ou viola.

O tema não deixa de ser polémico porque cada um tem o seu ou os seus músicos preferidos e as razões para decidir qual será o número 1 são extremamente diversas: para uns, temos que considerar apenas o lado técnico do guitarrista e/ou violista.
Para outros, é principalmente uma questão de emoção, de sensação transmitida pelas suas músicas. E para outros , a agilidade com a qual toca ou simplesmente o sucesso que atingiu também são fatores importantes.
Portanto, são vários os critérios que podem classificar muitos dos guitarristas e músicos de renome. Deixamos aqui a nossa lista e as razões porque incluímos cada músico nela!
Como definir um bom guitarrista?
Um guitarrista muito bom é, acima de tudo, um bom músico que toca música. Não é um atleta de alto nível (ainda que às vezes existam algumas semelhanças na preparação física ou no treino) que tem que realizar várias proezas técnicas.
Os critérios destes top 10 dos melhores guitarristas e músicos do planeta concentram-se apenas na musicalidade do guitarrista. Este profissionais trabalharam muito para chegarem onde estão. Vamos considerar a arte e a forma de colocar uma ordem justa, na hora certa e com uma boa duração de vários sons com o fim de expressar uma emoção, um sentimento, uma ideia.

Ser um excelente músico é poder criar emoções, arrepios no ouvinte, uma energia que não se encontra em nenhum lugar! Estes guitarristas são unanimidade entre os professores que dão aula de guitarra nas diferentes modalidades.
Rock n' roll: o top 8 dos melhores guitarristas e/ou violistas do mundo
Sobrevoando quase um século de música, este é o nosso top dos melhores guitarristas que já deixaram a sua marca no mundo até agora. Relembramos que a classificação é subjetiva, por isso deixe as suas ideias preconcebidas de lado antes de começar a ler. Fica já avisado!
Chuck Berry
Um dos pioneiros do rock'n'roll. Guitarrista, cantor e compositor, foi uma verdadeira fonte de inspiração para outros artistas como Elvis “The King” Presley. Berry foi capaz de revolucionar a música, ao combinar com brilhantismo dois estilos diferentes de guitarra que só pediam para serem juntados, os blues e o country.
O rock foi assim criado e a sua música mais conhecida, Johnny B. Goode, não diz o contrário! É o pioneiro da música como a conhecemos hoje em dia e, por esse motivo, merece o seu lugar no top 10 dos melhores guitarristas do planeta!
Chuck Berry morreu no início de 2017 com 93 anos! É verdade, o a guitarra traz inúmeros benefícios à saúde!
Jimi Hendrix
Seja pelo lado do “feeling” ou da técnica, Hendrix é considerado o mestre incontestável da guitarra. Um génio autodidata, criativo, solista incrível, melodista sensacional, inventou quase tudo ou reinventou o mundo do rock e dos blues, inspirando vários grandes nomes de conhecidos atualmente hoje e vários novos guitarristas. Todos tentam fazer a sua versão de Voodoo Child!
Também levou os músicos canhotos a uma nova dimensão, mostrando que é possível dominar um instrumento musical e fazer algo formidável mesmo a tocar com outra mão! Infelizmente, faz parte do famoso “Club27” que agrupa todos os músicos que faleceram com apenas 27 anos: Kurt Cobain, Amy Winehouse, Jim Morrison, Janis Joplin, Brian Jones, entre outros.
Eric Clapton
Denominado sem modéstia como deus pelos seus fãs, Eric Clapton um dos mais célebres guitarristas de rock e blues que ainda estão ativos depois de seus 50 anos. É um grande solista e um melodista de renome que sabe fazer simplesmente tudo! Apelidado também de “Slow Hand”, toca virtuosamente em vários registos musicais.
Títulos como Cocaine ou I Shot the Sheriff trouxeram-lhe um sucesso planetário que marcou o seu nome no panteão dos “guitar heroes” da nossa época. O seu talento pode ser visto em carreira solo (por exemplo, no seu álbum Unplugged gravado pelo canal MTV) mas também através de belas colaborações com artistas diferentes como Phil Collins ou Mick Jones. E não podemos esquecer as suas passagens pelas bandas The Yardbirds e The Cream.
Jimmy Page
Um dos fundadores e líder do famoso grupo Led Zeppelin, está naturalmente na 3ª posição do pódio deste top 10 dos melhores guitarristas do planeta. Apelidado de “O Mágico” (The Wizard), Page não é um guitarrista como os outros. Um exemplo disto é quando toca com um arco de violino na sua famosa guitarra Gibson, alternando registos de blues e rock com prazer e naturalidade.
Em conjunto com Robert Plant escreveu várias músicas que entraram na mitologia do rock como Stairway to Heaven (que guitarrista nunca tentou pelo menos uma vez recriar a famosa introdução ou o solo final?), Black Dog, Whole Lotta Love ou Since I've Been Loving You. Um verdadeiro guitarrista fundamental!
Keith Richards
Um dos líderes do grupo Rolling Stones, ao lado de Mick Jagger, é ainda hoje um dos guitarristas mais talentosos do universo do rock.
Conhecido por ser um guitarrista sedutor, e denominado “The Humain Riff”, não se distingue pela sua complexidade, mas pela sua simplicidade extrema. Para ele, é melhor ter “duas notas matadoras que uma complexidade para nada”. A sua obsessão pelo som e técnica muito particular de tocar uma guitarra com cinco cordas com acordes em open tuning em sol, transformaram-no num dos melhores guitarristas rítmicos de todos os tempos.
Escreveu e compôs alguns dos maiores clássicos do rock como Jumpin Jack Flash, Satisfation ou ainda Paint It Black.
Eddie Van Halen
Para muitos músicos, houve um antes e um depois de Van Halen. Porquê? Só precisamos de uma música de 1min e 42s para alterar a forma de tocar guitarra. Foi Eruption! Se está a começar a aprender guitarra, é óbvio que ele é o modelo a seguir.
Como acreditar que apenas um homem pode tocar isso? E só com os seus 10 dedos e um dom incrível? Apelidado de “Super-Homem”, conseguimos perceber porque é que todos os fãs de guitarra ficam de boca-aberta quando ouvem as suas músicas, graças à sua tamanha habilidade com o instrumento e o seu enorme talento!
Kirk Hammett
Kirk Lee Hammett é um guitarrista e compositor do grupo de heavy metal Metallica desde 1983. Em 2003, Hammett foi considerado o 11º na lista da Rolling Stones dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos. E em 2009, ficou no número 15 no livro de Joel McIver, “The 100 Greatest Metal Guitarists”.
Tom Morello
Thomas Baptiste “Tom” Morello é um músico americano, cantor, compositor e ativista político. É maioritariamente conhecido por tocar na banda Rage Against the Machine e depois com Audioslave.
Morello também foi músico em tour com Bruce Springsteen e a E Street Band. É reconhecido pelos seus solos The Nightwatchman e Street Sweeper Social Club. Morello é especialista na mistura de ritmos e no hip hop. Pioneiro do rap metal, aumentou o potencial musical de uma guitarra!
Os 5 melhores guitarristas do mundo noutros estilos
Não poderíamos deixar de referir os grandes nomes nos restantes estilos musicais, que também deixaram a sua marca no mundo da música.
Robert Johnson
Com apenas 29 canções, este génio da guitarra de blues teve um grande impacto na música do género, bem como no rock. Reza a lenda que seria necessário ter vendido a sua alma ao diabo para ter tal talento. Enquanto vários bluesmen reclamavam da sua incompetência com a guitarra, Johnson pegou no instrumento, trocou os seus acordes e precisou apenas de tocar algumas notas para mostrar o caminho a ser seguido.
A sua morte é igualmente misteriosa, o que levou a lenda deste homem para fora dos padrões! Mas uma coisa é certa, mesmo que tenha feito poucas músicas, o jovem Robert Johnson constantemente chamado "The Genius" soube revolucionar o mundo de blues e ser reconhecido por todos.
Carlos Santana
Precursor da “word music”, inspirou vários artistas pelo mundo fora. Conhecido como “The Pope” (O Papa) do rock com pitadas latinas, é um génio que encontrou a fórmula mágica misturando o rock, blues, ritmos latinos, percussão e outros estilos de música.
A forma como Santana toca a sua guitarra é reconhecido imediatamente! O seu sucesso também pode ser atribuído às mensagens que veicula através das suas músicas: paz, compaixão, compreensão e alegria. Ouça Europa ou Smooth e reconhece imediatamente a forma de tocar lírica, o seu som quente e saturado tão característico.
Muddy Waters
A presença de Waters no top dos melhores guitarristas do mundo pode surpreender, mas um músico conhecido como “The Lord of the Blues” não podia faltar. É um guitarrista sem igual que popularizou a utilização do bottleneck.
A sua total habilidade com este pequeno acessório e o seu talento de blues permitiram que escrevesse grandes clássicos como Hoochie Coochie Man ou Rolling'Stone. É constantemente considerado como um dos maiores guitarristas de blues de todos os tempos, com Willie Dixon, Johnny Lee Hooker ou o músico de que vamos falar a seguir.
B.B. King
B.B King é o mestre de blues e de Nova Orleães. É uma lenda da história da guitarra! Ainda que menos técnico que Stevie Ray Vaughan, é autor de vários clássicos do género (Sweet Little Angel e Sweet Sixteen), interpretando as suas músicas com uma voz cheia de emoção e com a sua vibração tão característica.
Graças ao seu toque inimitável que traz uma verdadeira personalidade à sua guitarra, B.B. influenciou grandes nomes da guitarra, como Clapton e Hendrix. Trabalhando com só uma nota, é capaz de contar histórias que tocam a raiz mais profunda da alma humana.
Paco de Lucía
Francisco Gustavo Sánchez Gomez, conhecido como Paco de Lucía, era um violonista espanhol de flamenco, compositor e produtor. Ajudou a promover uma nova vertente de flamenco e rapidamente se tornou famoso e se transformou numa figura influente do género.
Dennis Koster, autor do “Guitar Atlas”, fez referência a Paco de Lucía como “um dos maiores violistas da história”. Um mestre do contraste, justapôs frequentemente picados e rasgados com um toque mais sensível. Também ficou conhecido por colocar acordes abstratos e tons de larga escala nas suas canções com influências de jazz.
O flamenco é um ótimo estilo de guitarra para a sedução!
O top 5 dos melhores guitarristas e violistas portugueses!
Não podíamos deixar de lado os excelentes músicos, sejam guitarristas ou violistas, que nasceram na nossa terra e fizeram ou ainda fazem música de muita qualidade! Claro, como a música portuguesa é rica e diversificada, não podemos deixar de colocar aqui representantes dos mais variados ritmos, e que tocam guitarra elétrica ou guitarra portuguesa.
Esta é a nossa seleção!
Carlos Paredes
Carlos Paredes foi um dos mais icónicos músicos e compositores portugueses, e atrevemo-nos a dizer, o maior guitarrista de guitarra portuguesa da história. O seu trabalho inspirou gerações de músicos, e a sua influência ainda é sentida no fado, na música popular e em muitos outros géneros musicais em Portugal.

O "Homem dos Mil Dedos" é conhecido por ter levado a guitarra portuguesa a novos horizontes, porque, mesmo sendo este elemento tradicionalmente associado ao fado, Paredes expandiu as suas possibilidades, criando composições complexas e emocionantes que transcendiam os limites do género. A sua música é caracterizada por uma profunda expressividade e uma técnica virtuosa.
Conseguiu transformar a guitarra portuguesa num veículo para a sua sensibilidade artística, capturando a alma e a melancolia do povo português.
Entre as suas obras mais conhecidas estão "Verdes Anos", "Canção Verdes Anos", "Variações em Ré Menor" e "Porto Sentido", conhecidas pela sua profundidade emocional e melodia marcante. Mas a sua música não é só reconhecia em Portugal, também é internacionalmente. Gravou vários álbuns e colaborou com outros artistas, incluindo cineastas, para os quais compôs várias bandas sonoras.
Pedro Jóia
Pedro Jóia é um dos mais destacados guitarristas e compositores portugueses contemporâneos, reconhecido pela sua versatilidade e habilidade técnica na guitarra clássica.
Estudou com alguns dos maiores mestres da guitarra, tanto em Portugal como em Espanha, como António Chainho, um dos grandes nomes da guitarra portuguesa, e vários mestres do flamenco, como Paco Peña e Manolo Sanlúcar. A influência do flamenco é uma das marcas registadas do seu estilo, que combina a técnica clássica com a expressividade do flamenco, além de elementos da música popular e tradicional portuguesa.

É conhecido pela sua capacidade de transitar entre diferentes géneros musicais, incluindo o fado, a música clássica, o flamenco e até o jazz. A sua música é uma fusão dessas tradições, com um toque de originalidade e capacidade de criar novas interpretações e composições. Trabalhou com figuras proeminentes da música portuguesa, como a fadista Mariza e o cantor e compositor Carlos do Carmo, contribuindo significativamente para a modernização e internacionalização do fado.
Zé Pedro
Zé Pedro é o nome artístico de José Pedro Amaro dos Santos Reis, uma figura central na cena do rock português e é amplamente considerado um dos pioneiros do rock em Portugal.
Fundou os Xutos & Pontapés em 1979, e a banda rapidamente se tornou um fenómeno no panorama musical português, conquistando uma legião de fãs e desempenhando um papel crucial no desenvolvimento do rock em Portugal. A música dos Xutos & Pontapés, caracterizada por letras fortes e uma sonoridade energética, tornou-se a banda sonora de várias gerações.
Zé Pedro era o guitarrista rítmico da banda e, embora não fosse o principal compositor ou vocalista, a sua presença carismática no palco e paixão pela música foram fundamentais para o sucesso do grupo. Tinha um estilo de tocar simples, mas eficaz, e uma atitude sempre positiva e enérgica, que inspirou muitos jovens músicos.
Luís Guerreiro
Luís Guerreiro é um dos mais melhores guitarristas portugueses da atualidade. Ficou conhecido por colaborar com os grandes nomes do fado, onde a sua capacidade e sensibilidade musical foram muito elogiadas.
Cresceu cercado pela música tradicional portuguesa e tornou-se rapidamente um dos guitarristas mais procurados pelos fadistas. O seu estilo é marcado pela precisão técnica, pelo sentimento e pela capacidade de complementar as vozes dos fadistas com quem toca, criando uma simbiose perfeita entre a guitarra e o canto. É capaz de trazer à tona as nuances emocionais das canções, utilizando a guitarra portuguesa não apenas como acompanhamento, mas como uma voz expressiva por si só.
Trabalhou com a icónica Amália Rodrigues, a maior fadista de todos os tempos, durante os últimos anos da sua carreira. Foi esta colaboração que lhe deu uma visibilidade significativa e solidificou a sua reputação como um dos melhores da sua geração. Além de Amália, também trabalhou extensivamente com outros grandes fadistas, como Mariza, Camané, Ana Moura e Carlos do Carmo.
João Cabeleira
João Cabeleira é outro dos membros dos Xutos & Pontapés que não podíamos deixar de incluir nesta lista. Juntou-se à banda em 1983, trazendo consigo um estilo de guitarra que se viria a tornar uma marca registrada do som dos Xutos!
Trouxe uma abordagem mais pesada e refinada à guitarra, com influências claras de rock e punk, mas também incorporando elementos de blues e outros géneros. O seu estilo é caracterizado por riffs poderosos e solos expressivos, que se tornaram parte essencial da identidade sonora da banda. As suas contribuições podem ser ouvidas em alguns dos maiores sucessos da banda, como "Contentores", "Homem do Leme" e "Para Sempre".
Algumas menções honrosas que não podíamos deixar de fora:
- Pedro de Castro
- Artur Paredes
- Nuno Bettencourt
- Gaspar Varela
- António Chainho
- António Zambujo
- Rui Veloso
- Carlos Menezes
- Bernardo Couto
- João Gil
Veja também os 5 maiores mitos sobre a viola!
E se quer ser um dos guitarristas a deixar a sua marca, procure já uma boa aula de guitarra para iniciantes na Superprof! Os nossos professores vão utilizar as melodias de muitos dos nomes que mencionamos aqui para o ajudar a começar e para treinar o seu ouvido aos diferentes sons das cordas da guitarra. De que está à espera?