Lisboa é uma das cidades mais antigas da Europa e oferece uma combinação única de arquitetura histórica, bairros pitorescos, colinas ondulantes e uma atmosfera vibrante. E como a capital do país, é, sem dúvida, uma das principais opções para dezenas de alunos que procuram o melhor ensino ao seu alcance. Todos os anos, centenas de pessoas mudam-se para a região lisboeta para estudar ou trabalhar na cidade.
E os idiomas asiáticos não ficam de fora! Tal como para aprender coreano em outras cidades portuguesas, são vários os estudantes e apaixonados pela língua da Coreia que procuram uma opção de aprendizagem na capital do país. Se for um deles, continue a ler para saber exatamente onde pode ter aulas de coreano em Lisboa!
Escolher o melhor curso de coreano de Lisboa
Escolher o melhor curso de coreano depende das suas necessidades específicas e preferências individuais. Um curso que é indicado para um aluno, pode não ser para outro. Os objetivos de aprendizagem de cada um, bem como a sua disponibilidade e o valor que têm intenção de gastar influenciam o número de opções que são adequadas.
Como tal, para perceber qual é o curso mais adequado para si, deve começar por perceber que modelo de aprendizagem prefere. Se estiver à procura de um tipo de ensino tradicional, deve perceber quais são as escolas e instituições de ensino por perto. Procure por escolas de idiomas, universidades ou institutos culturais que possuam opções de cursos de coreano na capital, sejam livres ou intensivos.
Para garantir que escolhe o sítio certo, verifique cuidadosamente a reputação de cada uma das instituições. Avalie a qualidade do curso, a sua estrutura, como é organizado, a duração das aulas e os recursos e materiais utilizados. Se quer ter uma aprendizagem completa, o ideal é procurar por cursos que tenham um equilíbrio entre aulas teóricas e práticas, com ênfase na comunicação oral.
Também deve analisar a experiência dos professores, a sua formação académica, quantos anos de experiência de ensino possuem e quais são as suas certificações. Algumas instituições apenas empregam falantes nativos de coreano, outras têm profissionais que possuem uma proficiência avançada no idioma. Se tiver dúvidas sobre a sua competência, procure por avaliações ou testemunhos de alunos que tenham frequentado os cursos ou a escola em que tem interesse. Desta forma, terá uma ideia sobre a qualidade do ensino e o nível de satisfação dos alunos anteriores.
Outra questão que deve ter em conta é a conveniência. Deve considerar a localização da escola e os horários das aulas, de forma a optar por um curso que seja conveniente em termos de horário e acessibilidade, caso contrário irá perder muito tempo em viagens. Aproveite também para comparar os preços dos cursos oferecidos pelas diferentes instituições. Lembre-se de que a qualidade é o fator mais importante e não deve optar apenas pelo preço mais baixo.
Se for possível, faça uma aula experimental para avaliar o estilo de ensino, a dinâmica da turma e a abordagem do professor e perceber se é a escolha certa. Algumas escolas já oferecem esta opção para os alunos interessados. Assim, terá a garantia que tomou uma decisão informada e escolheu o melhor curso de coreano para as suas necessidades.
Porque não estudar coreano em Aveiro?
Aprender coreano numa universidade em Lisboa
Se quiser optar por fazer um curso intensivo numa instituição de ensino superior, a capital do país tem várias opções à escolha. Tal como acontece para quem quer aprender coreano no Porto, os alunos lisboetas podem optar por estudar o idioma da Coreia numa das universidades locais. Sendo uma língua com cada vez mais importância a nível mundial, aumenta todos os anos o número de cursos intensivos e livres de língua coreana em Lisboa, mas ainda não possui uma quantidade que possa competir com as opções de inglês, espanhol ou francês.

Ainda assim, poderá estudar em instituições como:
- Universidade de Lisboa: o Centro de Línguas da Faculdade de Letras da ULisboa oferece um programa de Estudos Coreanos, que inclui cursos de língua, literatura e cultura coreana. No entanto, o programa curricular é constantemente alterado e podem não existir opções de cursos de coreano todos os meses. Além disso, a universidade também possui uma licenciatura e mestrado em Estudos Asiáticos focados nas sociedades e culturas asiáticas, incluindo a coreana, mas terá que estudar também outras línguas e culturas orientais;
- Universidade Católica Portuguesa: o campo lisboeta da UCP possui uma opção de mestrado em Estudos Asiáticos, totalmente em inglês, para os licenciados que queiram saber mais sobre as culturas e línguas da Índia, China, Coreia, Japão e Ásia do Sueste e ser capazes de comunicar e trabalhar com interlocutores desses países;
- NOVA FSCH: a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa possui um departamento de cursos intensivos de línguas estrangeiras, incluindo coreano. Aqui poderá encontrar cursos de língua coreana de nível I até nível III, onde pode estudar o idioma com professores nativos.
Estas são algumas das opções, mas, se preferir, pode optar por cursos de coreano de outras universidades ou instituições de ensino superior na capital. Independentemente de qual for a sua escolha, é importante que considere a reputação da instituição, a qualificação e experiência dos educadores, a estrutura dos cursos e ainda a modalidade de ensino (as aulas são presenciais ou online?).
Depois de decidir, deve verificar os requisitos de inscrição, as datas da matrícula e o valor da propina. Se precisar de mais informações, entre diretamente em contacto com as instituições.
Saiba também onde pode aprender coreano em Coimbra.
Comunidade de estudantes de coreano em Lisboa: troca de experiências e prática em grupo
Se preferir um modelo de aprendizagem mais descontraído, pode sempre optar por estudar coreano com uma comunidade de estudantes (coreanos ou portugueses), com quem pode trocar experiências e praticar o idioma em grupo. Esta é uma ótima forma de praticar idiomas estrangeiros, com outros alunos que se encontram em situações semelhantes e que podem ajudar a treinar a pronúncia e melhorar a fluência.
@garam_kor Como aprender coreano em casa! #fyp #fypシ #coreano #korean #한글 #한국어 #한국어공부
Existem vários locais na capital onde pode procurar por estes grupos de estudantes, como:
- Grupos e comunidades online: em redes sociais como o Facebook, o Instagram ou o Meetup encontra grupos e comunidades de estudantes dedicados à aprendizagem e prática da língua coreana, e organizam encontros regulares para conversação e treino, estudo em grupo ou eventos culturais relacionados com a Coreia;
- Universidades e instituições de ensino superior: os departamentos de estudos asiáticos ou departamentos de línguas estrangeiras das universidades podem ter informações sobre grupos de estudo a que se pode juntar para praticar;
- Centros e institutos culturais: os centros ou institutos culturais lisboetas também podem ter atividades em grupo para todos os interessados em saber mais sobre a cultura e história coreanas. Podem organizar eventos, workshops ou grupos de conversação para praticar o idioma e partilhar experiências;
- Eventos culturais e encontros temáticos: também pode procurar eventos culturais relacionados à Coreia que ocorram em Lisboa, como festivais, exposições ou workshops. Estes eventos reúnem estudantes e entusiastas da língua e cultura coreanas, oferecendo oportunidades de interação e prática em grupo.
Independentemente da opção que preferir, ingressar numa comunidade de estudantes pode ser uma ótima forma de praticar coreano, partilhar conhecimentos e construir amizades com pessoas que partilham o seu interesse pela cultura coreana. E se não encontrar nenhum grupo que lhe interesse por perto, procure grupos noutras cidades portuguesas que façam os encontros online!
Quer estudar coreano em Braga?
Professor particular de coreano em Lisboa, a opção sob medida
Se quer aprender coreano de forma personalizada e estruturar um plano curricular à medida, seja porque quer estudar conteúdos específicos ou precisa de apoio extra, contratar um tutor particular pode ser uma ótima escolha.

Existem vários locais onde pode encontrar um professor particular, desde anúncios tradicionais às redes sociais. Pode procurar em grupos do Facebook relacionados ao ensino de coreano ou à comunidade coreana na capital, seja em anúncios que os próprios professores colocam a publicitar os seus serviços ou postando mensagens a pedir recomendações aos restantes membros. Ou pode entrar em contacto com alguns dos institutos culturais coreanos na cidade para obter informações sobre os seus serviços de ensino personalizados ou professores particulares ao seu emprego.
Mas, o local mais indicado para procurar por tutores particulares é nas plataformas e websites dedicados ao ensino particular. Plataformas como a da Superprof, especializadas na área e que permitem que tenha acesso ao perfil de todos os professores particulares na região. Nela pode pesquisar por disciplina e localização, ver quais são os profissionais disponíveis, as áreas em que se especializam e ainda quando cobram por aula.
Na Coreia não existem caixotes do lixo na rua. Se quiser deitar alguma coisa fora terá que o fazer em casa ou dentro de um estabelecimento!
Para garantir que escolhe o professor particular ideal, deve analisar cuidadosamente o perfil de cada profissional da zona. Verifique quais são as suas qualificações, os anos de experiência e as certificações que possui antes de tomar a sua decisão. Aproveite também para ler as avaliações de referência deixadas por antigos alunos que tenham estudado com o profissional em questão.
Depois de fazer a sua escolha, aproveite a primeira aula gratuita que a maioria dos professores Superprof oferece para avaliar a compatibilidade e a qualidade do ensino antes de fazer um compromisso a longo prazo. Utilize esta hora para discutir com o professor quais são os seus objetivos de aprendizagem, as maiores dificuldades e quais serão as metodologias e recursos utilizados!