O mundo farmacêutico ainda é um mistério para muitos de nós. Fármacos, medicamentos, química… Esta área pode parecer um universo totalmente à parte, algo impossível de compreender. Mas a verdade é que existem inúmeras pessoas com interesse em estudá-la.
Porto, Lisboa, Coimbra... Um pouco por todo o país existem alunos com interesse em saber mais sobre esta área e em seguir uma das carreiras profissionais possíveis. Se é um desses alunos, temos boas notícias para dar! Existem muitos locais em Portugal onde é possível fazer um curso superior relacionado com farmacêutica e muitas opções de cursos com vagas à espera de candidatos interessados.
Se gostava de saber quais são, continue a ler para descobrir as melhores faculdades de farmácia em Portugal e qual é a oferta formativa de cada uma delas!
FFUP
A Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) é uma das instituições superiores mais antigas e prestigiadas de Portugal. As suas raízes remontam a 1836, a data da sua fundação, mas está longe de ser a mesma desses anos! Hoje em dia tem instalações muito mais modernas junto ao Palácio de Cristal, partilhadas com o ICBAS, totalmente dedicas ao ensino e à investigação.

Como integra uma das universidades mais cobiçadas do país, tem uma enorme oferta formativa, com opções de licenciaturas e mestrados para todos os interesses. Incluindo áreas como:
- Análises Clínicas;
- Controlo da Qualidade;
- Tecnologia Farmacêutica;
- Toxicologia Analítica, Clínica e Forense;
- etc.
A FFUP possui inúmeras opções, desde cursos de curta duração até especializações, como citometria de fluxo, cromatografia líquida, qualidade da água, biofísica membranar, plantas medicinais, prática comunitária, entre outras.
Mas, sem dúvida, que o curso com maior popularidade é o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. Tem a duração de 10 semestres (e a atribuição de 300 ECTS) e proporciona a formação completa para trabalhar na área, seja em contexto hospitalar, análises clínicas, indústria, investigação, distribuição grossista, ou outros.
Além disso, a FFUP também possui opções de doutoramento para quem quer continuar os seus estudos, seja na mesma área (ideal para quem quer seguir investigação, indústria e docência) ou noutros ramos, como o Doutoramento em Farmacologia e Toxicologia Experimentais e Clínicas, por exemplo.
FFUC
A Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) é uma das mais antigas de Portugal, cujas origens remontam ao ensino de boticários no século XVI. Recebeu o estatuto de faculdade em 1968 e, hoje em dia, possui instalações modernas com laboratórios de investigação e ensino, biblioteca e serviços académicos. Em termos formativos, a FFUC possui diversas opções de cursos estruturados nos três ciclos.

Em termos de licenciaturas, tem opções como a Licenciatura em Química Medicinal ou a Licenciatura em Farmácia Biomédica, orientada para a interface entre a ciência e o desenvolvimento de medicamentos.
No 2º ciclo, a opção principal é o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, um ciclo combinado de 10 semestres e 300 ECTS, que conduz aos graus de licenciado (após 180 ECTS) e de mestre. Lecionado em português, em regime presencial, combina base científica com componentes práticas e permite o acesso direto ao mercado de trabalho em como hospitais, indústria, análises clínicas e regulamentação pública.
Para o 3º ciclo, está disponível um doutoramento na mesma área, um programa de investigação de 4 anos para a alunos com grau de mestre ou equivalente, que prepara para a investigação avançada, docência ou desenvolvimento científico na área.
Os alunos que tenham interesse também podem continuar os seus estudos com um doutoramento na mesma área, principalmente se o seu objetivo for seguir carreira na investigação avançada.
Vamos conhecer as universidades de medicina veterinária mais reconhecidas em Portugal?
FFUL
A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) é uma instituição com uma longa tradição. Foi fundada em 1836 como escola, mas, após várias reorganizações ao longo do século XX, foi elevada à designação atual. Tem diversos edifícios com salas de aula, laboratórios de I&D, unidades de radioisótopos, biotério, área de investigação pré‑clínica e ensino laboratorial, biblioteca, auditório e serviços administrativos.
A organização integra o instituto iMed.ULisboa e promove investigação avançada que apoia a internacionalização, transferência de tecnologia e empreendedorismo!
Tal como acontece no norte, a oferta formativa abrange vários níveis, desde licenciaturas a doutoramentos, em áreas como:
- Análises Clínicas;
- Cosmetologia Avançada;
- Química Medicinal e Biofarmacêutica;
- Engenharia Farmacêutica;
- Regulação e Avaliação do Medicamento.
E, também como no exemplo anterior, a opção mais procurada é a do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. Um ciclo único de 10 semestres (e 300 ECTS), que conduz aos graus de mestre e licenciado. Tem como objetivo preparar para a prática profissional em contexto comunitário, hospitalar, indústria, análises clínicas, investigação, regulação ou distribuição.
Sabe quais são as universidades de enfermagem no país?
ESDH
A Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano (ESDH) em Évora é uma unidade relativamente recente, concebida para reforçar a aprendizagem e investigação nesta área, em parceria estreita com a comunidade alentejana.

A escola distingue‑se por uma missão vocacionada para a promoção de estilos de vida saudáveis e o combate ao declínio funcional e cognitivo da população, sobretudo entre pessoas com doenças crónicas e idosos. Internamente, desenvolveu o Comprehensive Health Research Centre (CHRC), com cerca de 67 investigadores, e está empenhada em práticas de extensão comunitária que envolvem projetos regulares com a população local.
O curso principal oferecido é o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), com 10 semestres e 300 ECTS, conferindo simultaneamente os graus de licenciado (após os primeiros 180 ECTS) e mestre.
O mestrado aposta numa aprendizagem integrada, articulada com práticas clínicas, investigação e indústria. Embora seja a única opção nesta área até agora, enquadra-se numa estratégia mais ampla de reforço destas áreas, ao lado de cursos nas áreas de Biomedicina, Desporto, Reabilitação Psicomotora, e muitos outros!
FCT
A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade do Algarve é uma unidade orgânica criada em 2008, através da fusão de três antigas faculdades locais de áreas interconectadas.
A FCT tem autonomia científica, pedagógica e administrativa, com o objetivo de promover investigação e transferência de conhecimento. Conta com cinco centros de investigação reconhecidos nacional e internacionalmente e é parte de um total de oito unidades de I&D no campus.
A investigação na FCT é apoiada por centros como o CIMA (Centro de Investigação Marinha e Ambiental) e a UAIC (Unidade de Apoio à Investigação), com forte componente interdisciplinar e projetos financiados, reforçando a transferência de tecnologia e a cooperação internacional
O seu curso mais procurado nesta área é, sem surpresa para ninguém, o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas tem a duração de 10 semestres (300 ECTS), atribuindo o grau de licenciado após os primeiros 180 ECTS e de mestre no final. Foi concebido para habilitar os graduados ao exercício de todas as atividades definidas no ato farmacêutico.
Ao contrário do que acontece com as opções anteriores, não são oferecidos na FCT–UAlg cursos de segundo ciclo (mestrados autónomos) ou doutoramento específicos nesta área, o foco é exclusivo no ciclo integrado.
Conheça também algumas das faculdades de medicina em Portugal!
FCS
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), na Covilhã, é das poucas faculdades da região com oferta formativa nesta área. Recebe bastante reconhecimento a nível nacional pelo seu ambiente moderno e boa articulação com as unidades hospitalares e de cuidados na região.
A FCS tem uma oferta formativa abrangente composta por diversas opções de licenciaturas e mestrados, mas a opção mais procurada é, claro, o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. Este ciclo único de 10 semestres e 300 ECTS, confere simultaneamente os graus de licenciado (após os primeiros 180 ECTS) e de mestre, e possui um modelo pedagógico integrado entre ensino, investigação e prática profissional.
Para todos os interessados em continuar os estudos na área, o doutoramento do 3º ciclo possui uma forte orientação investigacional. Nele, os estudantes desenvolvem projetos no centro de investigação e beneficiam de proximidade entre orientadores e colegas.
Para além dos cursos oficiais, o núcleo de estudantes UBIPharma tem um papel ativo na promoção extracurricular da profissão, ao organizar eventos científicos, feiras de emprego e programas de estágio de verão em contexto comunitário ou hospitalar, em laboratórios clínicos e farmacovigilância, o que ajuda a conectar os alunos diretamente ao mercado de trabalho!
Independentemente da que preferir, qualquer uma destas opções permite aceder ao mercado de trabalho no ramo farmacêutico. Deve informar-se melhor sobre o processo de concurso e de candidatura a cada uma delas, incluindo quais são os exames nacionais que servem como prova de acesso, qual foi a nota do último colocado e todas as informações necessárias sobre as candidaturas (datas, documentos necessários, etc.). Com toda esta informação, já se pode candidatar às licenciaturas ou mestrados em que tem mais interesse, e finalmente começar a sua carreira como futuro farmacêutico!
Résumer avec l'IA :









