Não há, na arte, nem passado nem futuro. A arte que não estiver no presente jamais será arte.
Pablo Picasso
O desenho, a pintura e a cerâmica estão presentes em vários momentos do nosso dia a dia, por vezes mesmo sem termos noção. Fazem parte de elementos que utilizamos todos os dias e o seu impacto é incalculável.
Por este motivo, são cada vez mais as pessoas interessadas em aprender mais sobre estes ofícios, completando workshops ou fazendo cursos intensivos onde têm formação sobre os materiais e as técnicas envolvidas. Existem inúmeros locais onde pode estudar cerâmica pelo país fora, um pouco por cada cidade.
E este cenário repete-se em Aveiro, onde todos os aspirantes a artistas cerâmicos pode dar asas ao seu lado artístico e receber a formação que precisam. Quer saber onde?
Professores particulares de cerâmica Superprof em Aveiro
Existem inúmeras formas de aprender artes e meter a mão na massa ou, no caso da cerâmica, no barro. Cursos, workshops ou de forma autodidata, o que não falta são opções para os interessados em explorar o seu lado artístico. Mas a melhor forma de o fazer é, sem dúvida, com aulas particulares.
As aulas particulares são a forma mais eficaz e personalizada de aprender qualquer temática, incluindo a olaria. Ao contrário dos cursos ou workshops, as aulas particulares são individuais e detalhadas para as suas necessidades e metas específicas!

Isto significa que todo o tempo da aula de ceramica será dedicado exclusivamente ao que quer aprender e as áreas específicas que quer trabalhar.
Um professor particular irá estruturar o plano das aulas para incluir os conteúdos teóricos e práticos em que tem interesse, e não desperdiçar tempo no que não é necessário. Além disso, irá utilizar as estratégias de ensino mais adequadas para si, aquelas com que se identifica e aprende melhor, de forma a garantir que retém todo o conteúdo e progride o mais rapidamente possível.
Se for um aluno que aprende melhor com recursos visuais, o professor irá focar-se mais em vídeos e demonstrações práticas. Se for um aluno que precisa de compreender os conceitos antes de os colocar em prática, as primeiras aulas serão focadas apenas da teoria. Se for alguém que precisa de fazer para aprender, o professor irá integrar a parte prática mais cedo.
É esta personalização que permite que aprenda mais rapidamente. E como o professor vai dando feedback contínuo sobre a sua técnica, poderá corrigir os erros no momento e progredir com muito mais facilidade. E sem obstáculos desnecessários! Para encontrar um professor particular para as aulas deve procurar em plataformas especializadas no ensino particular, como é o caso da Superprof. Estão inscritos na nossa plataforma todos os professores de cerâmica de Aveiro e só precisa de escolher o que achar melhor.
Mas se procura por opções mais tradicionais, o centro de Aveiro tem mais por onde escolher. Ou pode procurar por cursos de cerâmica em Braga ou outras cidades!
Aprender cerâmica em Aveiro
Aveiro é uma cidade que valoriza a cultura e as artes. Isto significa que, além de aulas de cerâmica particulares, também encontra na cidade muitos outros locais onde pode aprender mais sobre este ofício. Existem diversas opções de escolas de arte, oficinas, ateliers e outras instituições que oferecem cursos e workshops de cerâmica.
Pode optar por qualquer uma destas instituições tradicionais para fazer as aulas de cerâmica e em qualquer uma delas terá acesso a um espaço de trabalho criativo, todos os materiais e equipamentos necessários para a criação e desenvolvimento de uma peça e o apoio colaborativo de outros artistas e instrutores. Muitos destes espaços possuem programas acessíveis para iniciantes e pessoas com diferentes níveis de experiência na roda de oleiro.
No entanto, a cidade tem tal investimento nas artes que possui outras opções menos tradicionais de aprendizagem. Entre centros culturais e feiras artísticas, Aveiro dispõe de diversos eventos relacionados com as artes, onde também pode receber formação ou realizar um pequeno workshop.
A cerâmica tem aplicações espaciais, como no fabrico de telhas para vaivéns espaciais, devido à sua capacidade de suportar temperaturas extremas durante a reentrada na atmosfera terrestre.
É o caso da Aveiro com Paixão, uma empresa de passeios turísticos e experiências na cidade. Uma dessas experiências é uma visita a um atelier de azulejaria e um Workshop de Pintura de Azulejo. Aqui, os participantes visitam um atelier de pintura em azulejo e fazem um pequeno workshop sobre a história da arte da azulejaria em Aveiro, as características de chacota, vidro, pincéis, pigmentos e cozedura de um azuleja e podem pintar o seu próprio azulejo. Que no fim levam para casa!
Mas se procura uma das opções mais tradicionais, também não fica a perder. Vejamos algumas!
Encontre workshops de cerâmica em Lisboa.
Aulas de cerâmica no Pássaro de Seda
O Pássaro de Seda começou por ser uma loja. Aliás, durante muitos anos, foi a primeira e a única concept store de Aveiro de marcas exclusivamente portuguesas e a primeira loja do país com o selo “Portugal Sou Eu”.

Mas, como as peças de cerâmica que eram vendidas também lá eram criadas, era também um atelier de trabalho. Todas as coleções trabalhadas nas várias pastas barro, grés e porcelana são criadas nesse atelier. E além dos trabalhos realizados para venda, também passou a ser um espaço de formação, onde os interessados podem completar workshops de cerâmica e outros ofícios artesanais.
Nesta oficina encontrar workshops de cerâmica variado, como:
- Pratos e pratinhos: utilizando uma das técnicas mais básicas cria pratos ou pratinhos personalizados;
- Taças com rolinhos: também explorando uma técnica essencial de decoração, pode criar uma taça decorada a gosto;
- Canecas em lastra: utilizando a técnica da lastra, cria e decora uma caneca, com todos os detalhes e pormenores que quiser;
- Taças de pequeno almoço: com a técnica da bola, cria uma taça ou um vaso pequeno.
No final de um workshop destes, as peças permanecem no estúdio para secarem, serem cozidas e vidradas, e podem ser levantadas mais tarde. Têm todos a duração de 3 horas e incluem um "mimo" de bolo e chá.
Quer estudar cerâmica no Porto?
Workshop de cerâmica no Museu da Vista Alegre
O Museu da Vista Alegre foi fundado em 1947, com o objetivo de organizar as coleções e peças de porcelana, documentos e desenhos da marca, mas também conservar e guardar a memória da porcelana artística da Vista Alegre. O museu expõe a história da fábrica, a evolução estética da produção de porcelana e a sua importância na sociedade portuguesa nos séculos XIX e XX.
Mas, além das coleções em exposição, o museu também tenta motivar os seus visitantes a aumentar o seu conhecimento da cultura cerâmica. Para isso, e de forma a incentivar o estudo e a formação nesta arte, organizam pequenos cursos e workshops relacionados como a Oficina de Olaria.
A queima em redução é uma técnica que envolve a introdução controlada de oxigênio durante a queima, criando efeitos únicos de cores e texturas em cerâmica contemporânea.
Nesta oficina os participantes podem trabalhar com pasta de porcelana, seja em trabalhos livres ou utilizando moldes de corte. E depois de concluir a modelação, poderão experimentar a pintura das suas peças em porcelana, com tintas acrílicas ou cerâmicas. E a melhor parte? No final, pode levar a peça que criou!
Curso de cerâmica na Universidade de Aveiro
A Universidade de Aveiro (UA) foi fundada em 1974 e, no seu primeiro ano em função, só possuía formação de um curso e 46 alunos. Nos anos que se seguiram, apostaram na criação de cursos em áreas inovadoras, que ainda não tinham sido exploradas pelas instituições de ensino superior tradicionais.
Esta aposta inclui a criação de cursos em áreas não necessariamente relacionadas com a oferta formativa da instituição, mas cujo objetivo fosse fornecer formação de outra áreas de conhecimento. Incluindo cursos que aliam áreas tecnológicas às artes. É o caso do seu Curso de Especialização em Tecnologia Cerâmica, criado em parceria com o Centro Tecnológico de Cerâmica e Vidro (CTCV).

Foi desenvolvido para quem pretende integrar a indústria cerâmica em Portugal e precisa de conhecer intimamente os materiais e processos cerâmicos, bem como como funciona o ciclo de produção do produto cerâmico. Por isso, e de acordo com o website da UA, o seu programa de formação aborda tema como:
- Tecnologia: matérias-primas, processo e produto;
- Sustentabilidade: eficiência energética, circularidade, certificação ambiental;
- Transição digital: controlo e comando dos processos de produção).
Além da teoria, o curso também inclui componentes práticas e algumas delas decorrem nas empresas afiliadas.
Como pode ver, Aveiro tem muito a oferecer aos seus habitantes. Mas não ficamos por aqui! Se as opções locais não forem bem o que procura, pode ainda procurar por cursos de cerâmica online e aprender um professor de qualquer lado.









