Todos os anos antes de iniciarem as aulas novamente, há muito em que pensar e organizar depois das fantásticas férias:
- os manuais escolares;
- quando é a abertura das escolas;
- qual será o horário escolar e como organizar as rotinas;
- que material escolar irá ser preciso.
Entre várias outras tarefas.
Embora alunos mais velhos que já frequentem a escola há uns anos já saibam mais ou menos o que irão precisar para o regresso às aulas, é sempre uma correria para os pais, pois além do normal necessário para as aulas, depois, os professores enviam uma lista de material necessário que deve ser adquirido para cada disciplina.
É uma época de stress para os responsáveis pelos jovens e de alegria para os jovens mas isto pode ser simplificado com organização e com atenção às promoções e ofertas de várias empresas, mesmo às ofertas por parte das câmaras municipais, como iremos ver.
O material escolar necessário para aulas e explicações
E eis que se aproxima o regresso às aulas e começa o frenesim à procura dos materiais escolares que, dependendo do ano lectivo em que se encontram, a lista pode ser maior ou menor.
Material escolar para a escola primária:
- mochila;
- estojo;
- aguça com reservatório;
- canetas azul, preta, vermelha e verde;
- caderno quadriculado;
- compasso;
- transferidor;
- borracha;
- lápis nº 2;
- caderno pautado;
- caixa de lápis de cor / cera /marcadores;
- régua de 15 a 20cm;
- tesoura de pontas redondas;
- 2 pincéis (fino e grosso);
- plasticina;
- bloco de cartolina branca A3 e A4;
- calculadora;
- cola UHU líquida ou em stick;
- caderno de música;
- flauta de bisel.

Para o 2º ciclo, pode ser aproveitado muito do material dos anos anteriores, caso esteja em bom estado e é preciso comprar:
- esquadro de 45º;
- arquivador de 40 mm (para organizar fichas e testes);
- 1 bloco de papel cavalinho A4;
- guaches;
- 1 base para tinta;
- pinceis do nº 2 e nº 8;
- capa arquivadora de desenhos A3;
- produtos para banho;
- equipamento de educação física.
Para o 3º ciclo, existe algum material extra:
- pano de limpeza;
- corretos;
- X-acto;
- régua de 50cm;
- pen drive para entrega de trabalhos.
Chegando ao ensino secundário, dependendo da área de estudos do jovem, as listas de material serão fornecidas por cada professor ao iniciar cada disciplina mas, irá necessitar do básico, como mochila, estojo, canetas, lápis, borracha e aguça. O material pode variar de concelho para concelho de distrito para destrito e de escola para escola mas, de uma forma geral, a lista deverá ser parecida com alguma das apresentadas.
Ao adquirir o material escolar, poderá ser feita a compra em lojas como a Stapples ou em papelarias mas, se procura poupar um pouco mais pode procurar a promoções de regresso às aulas do Continente ou mesmo do Lidl! Existem até mochilas e estojos que os mais jovens adoram com formas de dinossauros e póneis em certas semanas. Basta estar atento aos folhetos dos supermercados para encontrar o material escolar aos melhores preços. Mas, se o preço não é uma preocupação e prefere fazer as compras com mais calma, o El Corte Inglés, que existe no distrito de Lisboa e distrito do Porto mas, este permite compras online e as restantes lojas existem em todo e qualquer concelho ou distrito de Portugal, assim como as papelarias existentes em cada concelho são uma excelente opção.
Como adquirir os manuais escolares de apoio ao estudo?
Os manuais escolares são decididos antes do início do ano letivo e todos os alunos de todo o país irão aprender e ter aulas acompanhados desses mesmos manuais.
Há várias campanhas que podem e devem ser aproveitadas, pois o custo de todos os manuais escolares novos para cada ano letivo é bastante elevado, já que cada livro tem um custo médio de 20 euros, fora os livros de fichas, livros de actividades, obras de leitura obrigatória, livros de apoio escolar, etc...
Um custo que rondaria umas centenas de euros pode facilmente tornar-se um terço do preço original se forem aproveitadas as campanhas. A WOOK oferece 20% de desconto na compra dos manuais escolares e entregam-nos em casa, em qualquer concelho ou distrito que os seus clientes se encontrem, assim como o continente e outras lojas.

Mas sabia que é possível fazer o pedido dos manuais escolares gratuitos? Para isto, o jovem tem apenas de ter escolaridade de continuidade. No entanto, neste próximo ano letivo a reutilização dos livros e manuais escolares não será possível devido ao COVID mas em substituição, estão a ser entregues vouchers para ajudar na compra dos mesmos, através da plataforma MEGA.
Com estes vouchers, os manuais serão gratuitos para alunos de continuidade desde o 2º ano até ao 12º ano e começaram a ser disponibilizados no dia 13 de Agosto. Para ter acesso, basta a inscrição na plataforma MEGA, onde terá acesso aos dados escolares dos alunos, aos vouchers e à lista das livrarias onde os manuais podem ser levantados, normalmente estas encontram-se dentro do mesmo concelho de residência do estudante ou se não for no mesmo concelho, será no mesmo distrito.
Os manuais escolares sempre foram um dos maiores gastos no regresso às aulas mas felizmente, mesmo depois das medidas escolares devido à COVID-19, continua a ser possível obter os livros e manuais que os alunos tanto necessitam de forma grátis.
Outros materiais de apoio, livros de fichas e exercícios para explicações
Além dos materiais e manuais escolares, há sempre extras que os alunos devem adquirir e um dos maiores exemplos que podemos referir são as obras de leitura obrigatórias. Claro que há formas simples e mais económicas, como imprimir as obras. Não é possível fazer a sua leitura exclusivamente online já que é preciso ter o livro durante as aulas de português e será preciso fazer apontamentos.
Mas, em vez de comprar os livros todos novos (a menos que queira), há sempre formas de diminuir este custo:
- há livros em 2ª mão no OLX e outras plataformas;
- há vários descontos ao longo do ano;
- certamente já houveram familiares que tiveram de ler algumas obras, mesmo os próprios pai e mãe. Fernando Pessoa, por exemplo, é de leitura obrigatória há décadas, se os livros estiverem guardados, podem ser usados pelos jovens.

Todos os manuais escolares irão trazer junto os livros de fichas, que serão quase sempre os trabalhos de casa dos alunos mas há algumas disciplinas em que os professores podem pedir ou então sugerir a compra de algumas fichas específicas.
Isto poderá acontecer também nas explicações, há professores que podem utilizar exercícios próprios ou de anos anteriores e haverá professores que irão pedir que o pai e a mãe comprem livros de fichas específicos. É preciso saber e questionar que material o professor particular irá solicitar antes de os jovens iniciarem a explicação com esse professor particular online.
Outro material obrigatório será um dicionário de português, assim como de inglês-português e português-inglês, alemão-português e português-alemão, espanhol-português e português-espanhol, dependendo das aulas de línguas que o aluno esteja a assistir!
Outros gastos: instrumentos musicais, equipamentos e explicações particulares
Depois de tudo o que já referimos, claro que existem sempre imensas actividades extracurriculares que os alunos podem frequentar em qualquer ano letivo que se encontrem, como:
- Oficina de Teatro, artes plásticas, desenho, culinária e outras artes;
- Natação, futebol, vólei, basquete, andebol, ténis, artes marciais, dança, ginástica, e outros desportos;
- Aulas de música, viola, guitarra, violino, piano, canto e outros instrumentos;
Entre várias outras que possam existir em cada escola, dependendo do concelho e por vezes do distrito, estando dependentes do ano letivo a que se destinam.
Para estas, na maioria das vezes é também preciso comprar material, seja o equipamento da equipa de desporto, o instrumento que o jovem esteja a aprender e materiais para as restantes aulas, que poderão passar por pincéis, cartolinas, tintas, canetas e marcadores, entre outros.

Sabemos que todos os materiais que referimos, incluindo os das actividades extracurriculares podem ser demasiados para algumas famílias, por isso mesmo é que ao longo do artigo tentamos juntar todas as dicas possíveis para que todo o material possa ser encontrado da forma mais económica possível, pois além de todo o gasto, há sempre as outras necessidades que devem ser cuidadas, como roupa e calçado que nos mais jovens deixa de servir rapidamente ou então, desgasta-se também com igual rapidez.
É possível permitir que os jovens possam ter tudo o que precisam para uma boa formação, juntamente com actividades que gostem e nem sempre é preciso privá-los devido a falta de fundo de maneio.
Outro investimento muito importante que pode também ser resolvido de forma mais económica é um professor particular, um explicador para dar apoio nos trabalhos de casa, nos testes e na preparação para os exames nacionais a qualquer aluno de qualquer ano letivo.
Esta solução pode ser encontrada na Superprof, onde existem muito perto de 50.000 professores e explicadores de todas as disciplinas em qualquer cidade, concelho, freguesia e distrito que sejam precisos!
Estas aulas podem ser encontradas pelo preço médio de apenas 6 euros por aula, sendo a 1ª oferta com 100% dos nossos professores!
A garantia de qualidade do ensino com um explicador ou professor Superprof existe e é real, e pode confirmar através dos comentários feitos por alunos desses professores apresentados, assim como ao ver a avaliação que cada um tem, sendo que dos professores e explicadores avaliados, a média é de 5 estrelas, o que significa que os alunos que recorrem a estes professores estão 100% satisfeitos.









