Se está a concluir o ensino secundário e pretende o acesso ao ensino superior, então saberá que um dos critérios para a entrada nos cursos superiores passa pela classificação que irá obter nas respetivas provas de ingresso. Cada universidade ou instituto superior, consoante o curso, irá exigir determinadas provas.

O exame nacional de físico-química é um dos mais concorridos e é necessário que seja capaz de realizar os exercícios de preparação exame física química. Esta fase da sua formação é muito importante e pode determinar o prosseguimento dos estudos na área que realmente deseja.

Especialmente se pretende seguir por uma área mais voltada para as ciências, como cursos de engenharia, medicina, biologia e geologia ou outros. Nesse caso, precisará sempre de se preparar muito bem para esta prova de ingresso. Dominar matérias como moléculas orgânicas, compostos orgânicos e inorgânicos, ciclo de krebs bioquímica, molécula da água, reação química ou química aplicada é, por isso, indispensável.

Saber a história da físico-química e também dominar os conceitos básicos de economia, francês, biologia e geologia, geometria descritiva, geografia, inglês, alemão, espanhol, filosofia, português, desenho ou matemática ajudará a que obtenha todas as competências gerais para uma melhor compreensão da matéria e do mundo.

pessoa a tirar livro de prateleira
Se vai realizar o exame nacional fisica e quimica, descubra a matéria que sai com mais frequência. | Fonte: Pexels

Para se conseguir preparar melhor para o exame de física e química, poderá ter explicações para exames nacionais. Estará não só a investir na sua educação, como também a preparar-se muito bem para resolver com perfeição o enunciado deste exame. Tenha presente os exames de físico-química e tudo o que precisa de saber.

O mundo está cada vez mais competitivo e existem muitos alunos a lutarem por uma vaga em vários cursos superiores. Prepare-se com concentração e foco para atingir todos os seus objetivos.

É claro que se não obtiver a nota que tanto deseja, poderá sempre realizar o exame nacional na 2.ª fase ou mesmo no ano seguinte. Tudo é possível e vão existindo sempre soluções. Mas deverá sempre lutar pela solução ideal para não atrasar qualquer ano ou perder mais tempo.

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Vamos lá!

Exame nacional físico-química: que conteúdos precisa de dominar?

A disciplina de físico-química é bienal, ou seja, engloba toda a informação e conteúdo que estudará no 10.º ano e 11º ano. É semelhante aos exames nacionais de biologia e geologia, por exemplo. E também possui sempre uma 1.ª fase e uma 2.ª fase.

Já sabe que deverá ir estudando toda a matéria ao longo do ano letivo, em conjunto com o seu explicador particular da Superprof, que estará a ajudar na sua formação. Nunca deixe para o fim… Será muito mais rápido ir aprendendo assim a matéria e menos cansativo. É importante que conheça também a história dos exames nacionais de físico-química.

Descubra, então, alguns dos conteúdos que vão estar sujeitos a critérios de avaliação nesta prova de ingresso:

  • conhecimento e compreensão de conceitos, leis e teorias que descrevem, explicam e preveem fenómenos, e que fundamentam a sua aplicação em situações e contextos diversificados;
  • seleção, análise, interpretação e avaliação crítica de informação relativa a situações concretas;
  • produção de representações variadas da informação científica, apresentação de raciocínios demonstrativos e comunicação de ideias em situações e contextos diversificados.
frasco em cima da tabela periodica
Deverá conhecer muito bem a tabela periódica e toda a restante matéria. Poderá assim, obter o resultado que tanto precisa. | Fonte: Pexels

Também a componente mais prática da disciplina estará sujeita a avaliação e poderá surgir. Em relação à matéria propriamente dita de física e química, descubra o que costuma sair com mais regularidade nos enunciados, depois de saber sobre as datas importantes do exame de físico-química.

No que diz respeito ao programa curricular de química do 10.º ano, o foco são duas áreas: elementos químicos e a sua organização e propriedades e transformações da matéria. Aqui, é importante que os alunos dominem:

  • Massa e tamanho dos átomos: deve ser capaz de descrever a constituição dos átomos, interpretar a escala atómica através de exemplos, definir a unidade de massa atómica e relacionar o número de entidades com a quantidade de matéria;
  • Energia dos eletrões nos átomos: deve conseguir relacionar as energias dos fotões às zonas mais comuns do espectro eletromagnético, interpretar os espectros de emissão do átomo, interpretar valores de energia de remoção eletrónica, comparar os espectros de absorção e emissão de vários elementos químicos e ainda identificar elementos químicos em amostras;
  • Tabela Periódica: é essencial que seja capaz de interpretar a organização da tabela periódica com base nas configurações dos elementos, determinar a densidade relativa de metais e interpretar a periodicidade das propriedades dos elementos químicos;
  • Ligação química: para este tema deve saber interpretar gráficos de energia em função da distância internuclear de moléculas diatómicas, distinguir entre os vários tipos de ligação química, distinguir hidrocarbonetos saturados de insaturados e explicar a ligação covalente com base no modelo de Lewis;
  • Gases e dispersões: deve ser capaz de aplicar os conceitos de massa, massa molar, fração molar, volume molar e massa volúmica de gases, resolver problemas sobre a composição quantitativa de soluções aquosas e gasosas e preparar soluções aquosas a partir de solutos sólidos e por diluição;
  • Transformações químicas: aqui deve conseguir interpretar as reações químicas, explicar o que é um processo exotérmico e endotérmico, designar a variação de energia entre reagentes e produtos e ainda identificar a luz como fonte de energia das reações fotoquímicas.

Quando chegar a altura de rever os conteúdos do 11.º ano, o programa curricular é dividido em dois temas: equilíbrio químico e reações em sistemas aquosos. É importante focar-se em:

  • Aspetos quantitativos das reações químicas: deve ser capaz de interpretar o significado das equações químicas, dominar o conceito de reagente limitante numa reação química, determinar o rendimento de um composto e resolver problemas com a estequiometria de uma reação;
  • Estado de equilíbrio e extensão das reações químicas: deve saber aplicar o conceito de equilíbrio químico em sistemas homogéneos, relacionar as constantes de equilíbrio das reações diretas e inversas e aplicar o Princípio de Le Châtelier;
  • Reações ácido-base: deve ser capaz de identificar marcos importantes na interpretação de fenómenos ácido-base, interpretar a acidez da chuva normal e a formação de chuvas ácidas e ainda interpretar reações ácido-base de acordo com Brönsted e Lowry;
  • Reações de oxidação-redução: deve conseguir interpretar reações de oxidação-redução, organizar uma série eletroquímica e prever se uma reação de oxidação-redução vai ocorrer;
  • Soluções e equilíbrio de solubilidade: deve ser capaz de relacionar as características das águas como soluções aquosas, interpretar o efeito do ião-comum na solubilidade de sais em água com base no Princípio de Le Châtelier e avaliar se existe formação de precipitado.

No programa curricular de física do 10.º ano, deve debruçar-se sobre o tema principal deste ano escolar: a energia e a sua conservação. Aqui, o foco é:

  • Energia e movimentos: deve compreender as transformações de energia num sistema mecânico, interpretar as transferências de energia em sistemas mecânicos e estabelecer a relação entre a variação de energia cinética e a distância percorrida por um corpo;
  • Energia e fenómenos elétricos: deve saber o significado de corrente elétrica, diferença de potencial elétrico e resistência elétrica, ser capaz de montar circuitos elétricos, compreender a função e as características de um gerador e de uma pilha e aplicar a conservação de energia num circuito elétrico com o efeito Joule;
  • Energia, fenómenos térmicos e radiação: deve compreender os processos e os mecanismos de transferências de energia em sistemas termodinâmicos, ser capaz de distinguir a radiação da condução e da convecção e compreender as Leis da Termodinâmica.

Quando chegar ao programa curricular do 11.º ano, tem que estudar os dois temas em que se divide: mecânica e ondas e eletromagnetismo. Deve garantir que domina conceitos como:

  • Tempo, posição, velocidade e aceleração: deve conseguir analisar movimentos retilíneos reais, representar velocidade em trajetórias retilíneas e curvilíneas, interpretar gráficos de posição-tempo e velocidade-tempo e aplicar os conceitos de deslocamento, velocidade média, velocidade e aceleração;
  • Interações e os seus efeitos: deve ser capaz de identificar as quatro interações fundamentais na Natureza, resolver problemas aplicando as Leis de Newton e a Lei da Gravitação Universal e determinar a aceleração da gravidade num movimento de queda livre;
  • Forças e movimentos: deve conseguir interpretar e caracterizar movimentos retilíneos e circulares, resolver problemas de movimentos retilíneos e circulares e aplicar a Lei da Gravitação Universal e a Lei Fundamental da Dinâmica;
  • Sinais e ondas: deve ser capaz de interpretar as ondas periódicas, relacionar frequência, comprimento de onda e velocidade de propagação, identificar o som como uma onda de pressão e determinar a velocidade de propagação de um sinal sonoro;
  • Eletromagnetismo e ondas eletromagnéticas: é importante que consiga identificar as origens de um campo elétrico e de um campo magnético, aplicar corretamente a Lei de Faraday, as Leis da Reflexão e da Refração da luz e relacionar os campos elétrico e magnético.

Estes são apenas alguns tópicos aos quais os alunos devem prestar mais atenção. No entanto, deve ler com atenção todo o programa curricular dos dois anos escolares e rever todo o conteúdo importante. Também pode verificar os enunciados da 1.ª e da 2.ª fase de anos anteriores e tentar perceber quais são as matérias com mais probabilidade de sair. Por exemplo, têm existido questões sobre o equilíbrio químico, fenómenos térmicos e radiação e reações ácido-base em todas as fases do exame desde 2016. É muito provável que voltem a estar presentes em exames futuros!

Preparação exame física química: deve estudar a matéria toda?

Não adianta concentrar-se apenas no estudo de cada componente a matéria que costuma sair mais. Poderá insistir mais nestes tópicos, mas é sempre importante que tenha um conhecimento geral da matéria, de modo a obter a maior nota possível. Nesta fase, saber tudo, será uma mais-valia.

livro de exercicios e folha
Estude sempre todos os conteúdos de físico quimica. Saber muito e ser um excelente aluno a matemática ou geometria descritiva poderá complementar. | Fonte: Pexels

Muitos estudantes que apresentam um percurso mais difícil na educação, chegam a esta etapa e começam a decorar os exercícios que mais costumam sair. Em primeiro lugar, quer a física, quer a química são disciplinas das ciências exatas. Para os exames nacionais de história e cultura das artes poderá, por exemplo, decorar algum conteúdo (como datas ou sequência de eventos). Mas na física e química estará a perder tempo… Precisa de realmente perceber e dominar a matéria para conseguir responder às questões, que podem ser muito diversificadas.

Por isso, opte antes por rever e estudar todos os conceitos e depois tentar pô-los em prática. Faça exercícios ou experiências (sejam teóricas ou práticas, se for possível) e determine se os conteúdos estão verdadeiramente consolidados ou ainda existem dúvidas. Consegue encontrar centenas de exercícios online, mas também pode consultar antigos enunciados de provas anteriores no site do IAVE e tentar resolvê-los é uma boa prática. Não só vai testando o seu conhecimento, como também a sua gestão do tempo. Por que não fazer um teste e ver se consegue responder a todas as questões de um enunciado antes das 2 horas e 30 chegarem ao fim?

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SuperDica

Se não conseguir explicar um conceito de forma simples, não o percebeu bem!

Nunca se esqueça também da importância do português, a língua portuguesa, o latim ou a literatura. Dominar a sua língua materna, permitirá que seja capaz de interpretar as questões do enunciado e ter a capacidade de expressar corretamente todas as respostas. Mesmo disciplinas como a filosofia, permitem que melhore a sua capacidade de aprendizagem, interpretação e desenvolvimento de sentido crítico.

No caso de dominar algum idioma estrangeiro, como o inglês, alemão, espanhol ou francês, poderá ainda procurar por literatura relacionada com a física e química ou a química aplicada para absorver e aprender ainda mais informação.

@nuno.study

Quem vai fazer exame de Física e Química A? 🙋‍♂️ #fisicaoquimica #fisicaequimica #examefq #examenacional #exame #portaldasabedoria

♬ som original - Nuno Teixeira

Os estudantes com um percurso brilhante na sua formação e educação, capazes de realizar com tranquilidade o acesso ao ensino superior, são capazes de ir sempre mais além. Percebem que todas as disciplinas se entrecruzam e podem ajudar-se mutuamente. Por isso é que se preparam com eficácia para todas as provas de ingresso. Descubra algumas dicas para estudar para os exames de físico-química.

O que precisa de saber sobre a estrutura da prova na sua preparação exame física química?

Depois de conhecer alguma da informação e conteúdo com que deverá estudar para o exame nacional de físico-química, bem como dos exercícios que deve fazer para se preparar, é importante que também saiba como se costuma caracterizar esta prova. Toda a informação que os alunos conseguirem reunir sobre as provas de ingresso, vão permitir que se sintam mais preparados para a realização, obtenham o resultado que desejam e acabem por cumprir o objetivo final, o acesso ao ensino superior.

No exame nacional de físico-química, irá encontrar questões com escolha múltipla e também questões que exigem uma resposta restrita. Tanto a componente de física, como de química, apresentam o mesmo peso no exame e este é cotado para 200 pontos.

O enunciado inclui 16 questões que contribuem obrigatoriamente para a classificação final e mais 8, das quais apenas as 4 questões cujas respostas obtenham melhor pontuação contribuem para o resultado. Cada questão tem a cotação de 10 pontos. Atenção, deverá responder a todos os itens na mesma!

Para além do enunciado, o exame inclui os seguintes elementos:

  • uma tabela de constantes;
  • um formulário;
  • uma tabela periódica.

A nível de material para o exame, já sabe que as respostas ao enunciado devem ser deixadas numa folha própria, que será fornecida pela instituição onde está a realizar o ensino secundário.

Confirme se a sua calculadora gráfica cumpre os requisitos
Confirme se a sua calculadora gráfica cumpre os requisitos para a poder utilizar na 1.ª ou 2.ª fase. | Fonte: Pexels

Para escrever no exame nacional de físico e química, só pode usar caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta.

Poderá ainda ter consigo material de desenho e de medição:

  • lápis;
  • borracha;
  • esquadro geométrico ou régua, esquadro e transferidor.
  • calculadora gráfica que cumpra os requisitos fornecidos pela Direção-Geral da Educação.

Este último ponto é particularmente importante, porque nem todas as calculadoras são aceites e deve garantir que a sua é antes de chegar à época de exames. Regra geral, os professores ajudam a escolher um modelo adequado, mas deixamos aqui mais algumas informações que podem ser importantes.

Primeiro, está disponível no site da DGES uma lista sobre os modelos e marcas de calculadora permitidos. São, no geral, modelos da Texas Instruments, Casio e NumWorks. Se o seu modelo não fizer parte da lista, poderá pedir à sua escola se é permitido utilizar a sua. Segundo, é essencial que a saiba utilizar. Deve dominar totalmente o seu modo de funcionamento para não obter soluções erradas nos problemas. E assegure-se que a sua calculadora é atualizada para a versão do sistema operativo mais recente.

Não poderá usar o corretor. No caso de se enganar, deve riscar a resposta ou palavra errada, de forma a que essa não seja classificada pelo examinador. A prova tem a duração de 120 minutos, com uma tolerância de 30 minutos. É importante que saiba interpretar os resultados do exame de físico-química.

Nos itens de escolha múltipla, a pontuação só é atribuída às respostas que possuam a opção correta, todas as outras recebem zero pontos. Nos itens de resposta restrita, a pontuação pode ser organizada por níveis de desempenho ou por etapas.

Nos níveis de desempenho tem que ser apresentado um texto estruturado ou uma demonstração de como chegou a uma conclusão ou a um valor (podendo, ou não, incluir a realização de cálculos). Este texto estruturado deve evidenciar uma ligação consistente entre os elementos apresentados, e será considerado não só o seu o conteúdo e a estruturação, como também a utilização de linguagem científica adequada.

blocos de notas e post its
Seja para um exame nacional destas ciências, de matemática, história, inglês ou espanhol, deve tirar notas e sublinhar tópicos importantes durante o estudo. | Fonte: Pexels

Nos itens de etapas terão obrigatoriamente que ser feitos cálculos. Aqui, a resposta é classificada por itens e o valor final é a soma das pontuações atribuídas às etapas que constituem a resposta. São subtraídos pontos sempre que cometer um erro, seja de cálculo numérico ou analítico, sendo que o primeiro leva à subtração de 1 ponto e o segundo de 2.

Depois de saber o que sai nos exames nacionais de físico-química, tenha explicações com a Superprof

Tem dificuldade a resolver os exercícios de físico-química? Não consegue perceber nada de matérias como hidratos de carbono, glicólise, proteínas, química aplicada ou das atividades laboratoriais de química?

Então, a melhor maneira de atacar logo todas as suas dificuldades passa por avançar com explicações para exames nacionais com um professor da Superprof. Poderá também encontrar este apoio em algum instituto, mas as explicações da Superprof são uma solução mais moderna, capaz de se adaptar às necessidades de cada estudante.

Na plataforma poderá encontrar explicadores, com diferentes perfis, que estão completamente preparados para o ajudar a concluir esta fase com sucesso e a cumprir todos os critérios de classificação em que é avaliado. Normalmente, os professores costumam dar a primeira aula gratuitamente. Poderá aproveitar para conhecer melhor o profissional em causa e também combinarem os próximos passos das explicações.

Mais do que nunca, é importante que aposte na sua formação. A entrada nos cursos superiores representa um momento muito importante. Prepare-se para o exame nacional de física e química com o acompanhamento personalizado mais indicado. Estude cada componente da matéria com os livros e a literatura que precisa. E se vai realizar também outros exames, sejam de idiomas estrangeiros (inglês, francês, espanhol ou latim), de geometria descritiva, de história e cultura das artes, de geografia ou de biologia e geologia, procure criar um calendário para coordenar todos os blocos de estudo, sem sacrificar qualquer disciplina.

Vamos pôr mãos à obra?

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As viagens influenciam a escrita da redatora

Maria Sousa

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Dirige o projeto dedicado à criação de conteúdo: Maria Escreve. Gosta de criar artigos que esclareçam as dúvidas e acrescentem valor aos leitores.