A música é o tipo de arte mais perfeita: nunca revela o seu último segredo. - Oscar Wilde
Se o seu filho tem o desejo de se tornar um baterista, não perca a oportunidade de o incentivar a aprender a tocar bateria! Está comprovado que a prática de um instrumento musical tem diversos benefícios para as crianças. As crianças com problemas comportamentais, que possuam baixa autoestima ou stress, sejam ansiosas ou tenham dificuldade em se concentrar, podem beneficiar bastante da música e da sua prática para superar essas dificuldades.
Tocar bateria é uma das melhores atividades e funciona como uma verdadeira terapia para as crianças! Aprender a tocar bateria ajuda a melhorar a concentração, além de permitir gastar energia de forma produtiva. Uma aula de bateria pode ser feita em casa com a ajuda de um professor particular, numa escola de música ou até mesmo num conservatório. Uma verdadeira variedade de opções para todos os interessados em fazer um curso de bateria. E, claro, também pode optar por fazer uma aula de bateria online!
Embora esta última seja menos recomendado para crianças, continua a ser uma opção! Quer opte por fazer a aula em casa ou numa escola de música, a verdade é que é perfeitamente possível tornar-se num baterista desde muito cedo. Se está convencido que as aulas de bateria poderão ser uma opção para o seu pequenote ou pequenota, veja como pode escolher a bateria indicada para começar a praticar.
Escolher uma bateria infantil ou um modelo para adulto?
Antes de procurar os componentes para montar a bateria do seu filho, deve ter em consideração quais são os modelos mais adequados à sua idade! Até porque, tendo em conta a dimensão da faixa etária das crianças, é possível optar por baterias de brinquedo ou profissionais. Sabe qual é a idade ideal para tocar bateria?

Para uma criança menor de 6 anos, uma bateria mais básica de brinquedo será o suficiente. Estes modelos são pensados para crianças bastante pequenas, a partir dos 3 e até aos 6/7 anos, na idade recomendada para se estimular a prática musical e onde se começa a desenvolver a motricidade. Nesta fase, o objetivo será apenas brincar, por isso não existe necessidade de investir em algo mais requintado. Não há necessidade de gastar muito dinheiro num modelo de alta qualidade, antes de haver maturidade suficiente para iniciar as aulas.
Os modelos de brinquedo costumam ser de plástico, de forma a serem mais resistentes a quedas, mais leves, simples de montar e fáceis de transportar, estão disponíveis por um preço mais acessível e cumprem a sua função, se a criança apenas se quiser divertir a tocar bateria. Geralmente, são mais económicos porque não possuem todos os elementos (faltam alguns elementos que são tocados com os pés), de forma a não serem muito complicados para os mais pequenos.
Por outro lado, algumas crianças destas idades podem estar muito motivadas para tocar bateria, particularmente se tiverem um familiar ou conhecido que toque e já possuírem algum conhecimento de base. A partir dos 7 ou 8 anos, uma criança pode decidir com mais precisão que quer levar esta paixão a sério.
Sabemos que a tática de utilizar brinquedos pode parecer desinteressada, mas não é. As crianças perdem facilmente o interesse na maioria dos seus brinquedos, a não ser que realmente se interessem por eles. Se for o caso do seu filho, e continuar a brincar com a bateria após vários meses, então deve mesmo investir num equipamento, para que possa aprender a tocar. Tente ter uma conversa ampla e sincera e deixe-o decidir se quer continuar a tocar bateria e, quem sabe, ter aulas para aprender realmente a dominar o instrumento. Pense se não será preferível contratar um professor particular de bateria!
Os modelos profissionais, por outro lado, são idênticos aos modelos para adultos, apenas possuem uma adaptação no tamanho. São indicados para crianças com mais de 7/8 anos, quando já possuem uma maior coordenação motora e já dominam melhor o instrumento. Possuem praticamente todos os elementos, incluindo o bombo e alguns pratos, tendo sempre em conta o tempo de aprendizagem que o aluno possui.

São feitos dos mesmos materiais que as baterias "normais", com pele, madeira e metal, mas com menos especificidade e atenção nos materiais que são escolhidos, porque a qualidade dos sons ainda não é uma prioridade. Ainda assim, o tipo de madeira, metal ou aço galvanizado utilizado nos utensílios pode dar uma durabilidade extra, por isso tenha em atenção estas questões para garantir que encontra um produto com durabilidade. No que diz respeito aos instrumentos profissionais para esta faixa etária, o ideal é adquirir modelos em que o tambor seja feito em madeira ou com materiais resistentes.
Estes poderão ser utilizados até deixarem de ter as medidas adequadas para o mini músico e ser necessário atualizar o modelo para poder acompanhar o seu desenvolvimento musical.
Pontos a considerar para a escolha de uma bateria infantil
Se constatar que quer realmente tornar-se um baterista, está na altura de investir nessa paixão e comprar uma bateria profissional. Mas será que existe uma bateria indicada para crianças? Como é que pode montar uma bateria para o seu pequenote?
O primeiro critério a ter em conta quando for comprar uma bateria para criança é, evidentemente, o tamanho da mesma! Para tocar bateria é necessário que os dois pés cheguem ao chão. O pé esquerdo é necessário para pressionar o pedal do prato e o pé direito para pressionar o pedal do bombo. Por isso, será necessário montar uma bateria adaptada à morfologia da criança, que não seja nem muito grande, nem muito pequena. Tudo deve ser ajustável em altura:
- O banco: deve descer até mais abaixo do que um banco para adulto;
- O suporte de caixa: para se adaptar ao tamanho da criança;
- O pé do pedal: geralmente é sempre ajustável;
- O bombo: não muito grande, para que os tambores fixados acima não fiquem altos demais;
- Os pés dos pratos: sempre ajustáveis em geral.
Além disso, as crianças crescem e desenvolvem-se a ritmos diferentes. Portanto, não tente simplesmente adivinhar qual é o tamanho que deve comprar pela idade, é necessário testar o tamanho dos diferentes modelos e ver qual deles proporciona a posição ideal para tocar. Depois de se certificar que os pés assentam confortavelmente no chão, deve garantir que a caixa de som está ao nível da cintura.

Para o bombo, o seu diâmetro não deve exceder as 20'', mas se for de 16" ou 18", é preferível! Vai encontrar frequentemente bombos menores nos kits de fusão ou jazz, com 12" e 14". Uma bateria de rock tem um bombo de 22 ", e neste caso os tambores podem ficar altos demais para tocar.
Depois de escolher o bombo mais adequado, deve selecionar todos os restantes elementos da bateria em proporção. Este conjunto de elementos é que vai definir a experiência dos mini bateristas com o instrumento, e é um dos critérios mais importantes a serem considerados quando estiver a escolher a bateria. Aconselhamos a que opte por um modelo que possua bombo e chimbal, bem como pelo menos 2 tambores, de forma a estimular a aprendizagem e poderem praticar os tempos e ritmo da música. No entanto, lembre-se que quantos mais elementos o conjunto tiver, mais longo (ainda que rico) o processo de aprendizagem pode ser.
A última questão que deve ter em conta é o aspeto e design da bateria. Pode não parecer um detalhe importante, mas de certeza que o seu pequenote iria discordar! Será que preferia um modelo dos seus desenhos animados favoritos? Ou uma versão com aspeto mais profissional? A verdade é que os mais pequenos dão mais atenção às coisas de que gostam e em que têm interesse. Se o seu filho for fã de uma personagem ou boneco específico, pode utilizar isso para estimular a sua aprendizagem. Caso contrário, opte por um modelo mais tradicional. Também terá designs minimalistas, coloridos ou elegantes por onde escolher!
Escolher uma bateria em segunda mão
Uma bateria é um item relativamente caro. Mesmo comprando apenas um kit básico, será necessário gastar uma quantidade relevante de dinheiro. Isto porque uma bateria é composta de vários elementos e terá que pagar por todos eles. Pode optar por comprar uma bateria já montada, o que costuma ser mais económico, ou por comprar cada componente separadamente, de acordo com as suas marcas preferidas, mas esta opção vai acabar por lhe sair mais cara.
Uma ótima forma de economizar na compra é comprando uma bateria usada. Pode optar por comprar o instrumento inteiro em segunda mão ou comprar os componentes separadamente e montar a bateria perfeita. Não precisa de ter medo de investir numa bateria já usada, até porque os componentes que a compõem podem ser verificados visualmente e será capaz de ver se estão em boas condições. Se o seu filho vai ter aulas de bateria com um professor particular, não hesite em pedir a ajuda para escolher um material de boa qualidade.

Os pais de várias outras crianças que decidiram desistir das aulas por um motivo ou por outro vão estar totalmente dispostos a vender a bateria que compraram. Por esse motivo, vai conseguir encontrar várias opções de baterias já usadas, a preço mais baixo que as novas. E isto também pode ser uma ótima opção para si, se o seu aspirante a músico acabar por mudar de ideias sobre as aulas.
De qualquer das formas, montar uma bateria destas pode ser mais simples do que se pensa! O ideal é encontrar componentes que possam ser regulados. E, sabendo que tocar bateria faz bem às crianças, não deixe de investir o tempo necessário nesta parte do processo.
Para uma criança é preferível uma bateria acústica ou elétrica?
Uma bateria é barulho garantido e isto não é segredo para ninguém. Mas já pensou bem em como será uma criança a tocar bateria? Será que é preferível um modelo acústico ou elétrico?
Para perceber qual deles é mais indicado, deve começar por analisar as suas características mais importantes. As baterias acústicas emitem um som original mais natural, muito em parte devido aos materiais firmes em que são fabricadas, de forma a garantir a sua durabilidade. São indicadas para quem tem intenções de fazer uma aprendizagem completa do instrumento. Mas, por esse mesmo motivo, são maiores e ocupam mais espaço.
As baterias elétricas, por outro lado, tentam simular o som das acústicas através de outros elementos. Em vez de peles e pratos, possuem pads, superfícies revestidas em borracha e sensores de impacto. Estes produzem um som gravado, idêntico ao elemento que estão a simular no conjunto. São indicadas para quem procura modelos que fazem menos barulho ou que podem ser utilizados com headphones. Também possuem um maior custo-benefício e ocupam menos espaço, porque são muito mais compactas. No entanto, deve ter em conta que não são muito enriquecedoras no que diz respeito à aprendizagem do instrumento em si, devido às suas proporções diferentes do modelo acústico, e ao facto de não proporcionarem a experiência completa da utilização da bateria.

Por isso, antes de fazer a compra, considere todos estes pontos relativos ao seu local de habitação:
- Vive num apartamento?
- Mora no campo?
- Tem uma sala específica dedicada à prática de música?
- Tolera bem o barulho?
Tenha em mente que o seu objetivo é que a criança se mantenha motivada para continuar a aprendizagem. As aulas de bateria para criança podem ajudar! Para isso, deve ser livre para bater nos pratos sempre que quiser! As frases "estás a fazer muito barulho" e "olha os vizinhos" são momentos de treinos perdidos e uma possibilidade de desestimular a criança. O ideal é, claro, morar numa moradia independente e ter uma sala separada da casa para o pequeno músico poder trabalhar tranquilamente no seu instrumento. Mas sabemos que esta situação ideal não está ao alcance de todos…
Para quem mora em apartamentos, o ideal é optar por uma bateria elétrica. Estes modelos têm a vantagem de serem mais versáteis e ajustáveis, tanto em altura como em layout. Também são mais silenciosas e divertidas para as crianças, uma vez que pode ajustar o som, por exemplo. Mas atenção, uma bateria elétrica não vai custar menos do que uma acústica. Tal como já mencionamos, pode ser necessário recorrer ao mercado de segunda mão para adquirir uma bateria de qualidade com um custo menor.
Todas as principais marcas são uma boa opção, desde que sejam ajustáveis em tamanho. Poderá optar por Pearl, DW, Yamaha, Ludwig, Tama, Gretsh, etc.
Modelos de bateria adaptadas para crianças
Antes de comprar um instrumento musical para uma criança, seja uma guitarra, uma flauta, um trompete ou uma bateria, terá que o testar. Vá com o seu filho a uma loja de música para testar um tambor de percussão diretamente e verifique qual é o kit de bateria é mais adequado ao tamanho dele. E não se apresse na compra!

É preferível esperar até que seja feita a primeira aula de bateria, seja individual ou em grupo, para ter que certeza que vai continuar com a prática. Pode até aproveitar para pedir conselhos ao professor de bateria antes de comprar o instrumento. Verifique se os itens importantes (bombo, pedais, timbalão, etc.) são ajustáveis e se não estão muito altos. Se puder, opte sempre por um instrumento de maior qualidade para, futuramente, poder revendê-lo, se for necessário. Veja alguns modelos de bateria disponíveis no mercado:
- Pearl Forum Fusion de 20″;
- PDP Mainstage de 20″;
- Yamaha Stage Custom de 20″;
- Tama Rythm Mate Fusion de 20″;
Não esqueça de verificar se o kit que vai comprar inclui ou não os pratos. Os kits geralmente não os contêm, e nesse caso terá que os comprar em separado. O mesmo para o banco e as baquetas. Opte por um banco mais baixo (ou ajustável) e baquetas longas e finas.
Quanto custa uma bateria infantil?
As baterias infantis mais básicas são bastante acessíveis e vai facilmente encontrar algumas no mercado à venda a partir de apenas 30€. No entanto, os equipamentos mais baratos são os que devem ser utilizados apenas como brinquedos. Para encontrar equipamentos com bom som e durabilidade, terá que gastar mais algum dinheiro. Ainda assim, encontra opções entre 70€ e 500€.

Esta variação dos preços deve-se aos materiais em que são feitos e a quantidade de elementos que integram o conjunto. Os modelos mais baratos são feitos apenas de plástico, enquanto que os mais caros são feitos em madeira e possuem acabamentos em metal. Da mesma forma, lojas diferentes praticam preços diferentes e pode encontrar o mesmo modelo mais caro num local do que outro. Faça bem a sua pesquisa antes de comprar!
Onde comprar uma bateria infantil?
Existem variados locais onde pode encontrar e comprar a melhor guitarra para a sua cria. A parte mais difícil vai ser escolher!
O lugar mais óbvio é, claro, uma loja de instrumentos musicais. Numa loja destas têm duas vantagens: pode pedir ajuda a alguém que percebe no assunto e o seu filho pode experimentar os modelos. É o local indicado para todos os pais que têm muitas dúvidas e não fazem ideia do tipo de equipamento que devem escolher. Se for o seu caso, peça ajuda a um dos funcionários, para que o possam aconselhar sobre o modelo mais indicado.
Além disso, não pode sair da loja sem a criança experimentar! Perceba se tem o tamanho indicado, se é um modelo adequado para o que procura e como é o som. E analise bem todos os detalhes, para perceber se existe algumas falhas. Não vai conseguir perceber qual é o equipamento indicado só a olhar para as baterias, por isso deixe o seu futuro músico experimentar. Com o cuidado necessário, claro, mas o suficiente para perceber se está a fazer a escolha acertada.
Além das lojas especializadas em música, as grandes superfícies e lojas como Fnac, Worten e semelhantes também vendem baterias.

Se preferir, também pode optar por comprar em lojas online. É perfeitamente possível encontrar baterias à venda online. As próprias lojas de música possuem websites onde pode fazer compras. Mas deve ter alguns fatores em conta. Primeiro, já especificamos a importância de experimentar antes de comprar e o perigo que comprar um equipamento que não foi testado antes e pode não ser adequado. Segundo, terá que garantir que o local onde está a comprar é fidedigno, principalmente se for um website estrangeiro. Lembre-se que apenas está a ver uma fotografia e a encomenda que lhe chega a casa pode ser muito diferente.
Ainda assim, comprar online permite ter acesso a uma seleção de opções maior e talvez melhores oportunidades de negócio. Por isso, equacione todas as vantagens e desvantagens e escolha a que preferir!









