Se é um trabalhador independente, freelancer, constituiu uma empresa unipessoal ou limitada, precisará sempre de lidar com uma série de obrigações fiscais. Muitas pessoas desejam tornar-se empreendedores porque descobrem as várias vantagens. Mas depois de conhecerem outras partes com que precisam de lidar, acabam por desmotivar.
A contabilidade é uma delas, especialmente se trabalha por conta própria. Em Portugal, não existe muita literacia financeira e quando um empreendedor cria o seu próprio negócio, vai deparar-se com muitas dificuldades. Um dos maiores desafios é a contabilidade e o pagamento de todos os impostos ao Estado.
Uma das maneiras de contornar este problema, passa por contratar os serviços externos de um contabilista. Precisará de pagar uma quantia pelo serviço prestado, mas também poderá ficar descansado porque este profissional tomará conta desta componente do seu negócio.
Outra possibilidade passa por ter explicações contabilidade com um professor da Superprof que ajudará a esclarecer todas as suas questões e irá prepará-lo com todas as ferramentas que precisa para conseguir realizar a sua contabilidade e manter todas as contas organizadas. Conheça tudo o que precisa de saber sobre contabilidade se é freelancer.

Deste modo, poderá tornar a contabilidade mais acessível. Não precisa de ser um bicho de sete cabeças. Com as explicações contabilidade, poderá realizar tudo o que precisa e gerir com maior eficácia o seu negócio.
Utilize sempre um programa de software de faturação dirigida a freelancers
Sempre que trabalhas por conta própria, os números e todo o universo da contabilidade podem muito facilmente transformarem-se numa grande dor de cabeça. Desde logo porque um trabalhador independente, precisará sempre de conhecer muito bem a aplicação do IVA e também as retenções na fonte que precisará depois de realizar para o IRS.
- O IVA aplica-se sempre numa fatura para um cliente português. Regra geral, a taxa normal é 23% em Portugal continental, 18% na Região Autónoma dos Açores e 22% na Região Autónoma da Madeira. Para clientes que se encontram fora de Portugal, as regras já são diferentes.
- Muitos trabalhadores independentes também começam por aplicar uma retenção na fonte de 25% que é paga para o Estado, devido ao IRS.
Como está a ver, precisará sempre de dominar muito bem todas estas questões se deseja trabalhar por conta própria. Sabia que se arrancar como trabalhador independente começa por estar isento do IVA se tiver uma faturação inferior a 10 mil euros?
Nas explicações contabilidade, poderá também começar a aprender todas estas obrigações para ver o que se adequa ao seu caso. Uma das primeiras preocupações que deverá ter passa por escolher o programa de gestão de contabilidade mais adequado ao seu caso em específico. Conheça tudo sobre freelancers e os programas recomendados para contabilidade.
Fique a conhecer os programas que são mais populares. Deverá analisar as funcionalidades de cada um, de modo a escolher o que mais se ajusta às necessidades do seu negócio:
- Moloni
- Weoinvoice
- Jasmin
- Vendus
- Invoicexpress
- Vendus
- Etc

Investigue porque a grande maioria é gratuito. Claro que irá sempre esbarrar com alguns bloqueios, mas para começar deverá simplificar ao máximo. À medida que o seu negócio crescer e precisar de mais funcionalidades, passará para os planos seguintes.
Trabalhador independente deve sempre andar em cima da contabilidade
Não existe sucesso que o possa acompanhar, se não conseguir gerir com eficácia todos os seus gastos e analisar muito criticamente o seu negócio. Só conseguirá prosseguir com a sua carreira se tiver lucro. Se, por outro lado, acumular prejuízos constantes a viabilidade do seu negócio poderá ser colocada em causa.
Por isso, nunca é demais chamar a atenção para a importância de controlar com muita eficácia todas as suas contas. Lembre-se que também precisará de pagar a sua Segurança Social. O valor varia consoante a faturação que tiver tido nos últimos três meses, mas existe sempre um valor mínimo.
No caso de estar a cobrar o IVA aos seus clientes, também precisará depois de o devolver ao Estado.
Todas estas contas devem ser claras para si e deverá manter o maior controlo possível, de modo a não apanhar qualquer tipo de surpresas. O seu rigor, ajudará também o seu negócio a singrar.
O seu cursos de contabilidade, poderá ensiná-lo a manter tudo em ordem e também a conhecer todas as suas obrigações e o pagamento dos respetivos impostos. Ou então, poderá também contratar um contabilista e pagar uma avença mensal.
Trabalhadores independentes e a abertura de uma conta bancária profissional
Não é obrigatório, mas ter uma conta bancária exclusiva para o seu negócio poderá ajudá-lo a gerir melhor a atividade. Se começa a utilizar a sua pessoal e coloca lá todos os valores, irá gerar uma confusão muito grande.
Procure mais informações junto da sua entidade bancária. Existem muitos bancos que oferecem contas específicas para todos os trabalhadores por conta própria. Tudo sem o pagamento de quaisquer comissões ou taxas.
Se precisares de pedir um empréstimo bancário para o teu trabalho, ao teres as contas separadas será muito mais simples. O mesmo acontece, se por acaso, existir alguma inspeção. Conseguirás com muita mais facilidade, encontrar todos os dados que precisas.
A importância de guardar todas as faturas e manter a organização
Existem muitos gastos que deverá guardar na versão física. Como refeições realizadas em trabalho, faturas de bens que adquiriu para o negócio, entre outros. Tenha uma pasta à mão e vá sempre guardando toda a informação.
É muito fácil perder estes tipos de documentos e quanto mais organizado for, melhor será a sua contabilidade. Dinheiro gera dinheiro e com um negócio não é muito diferente. Conheça também as vantagens de tratar da própria contabilidade como freelancer.

Se for necessário, poderá também digitalizar muitos documentos e mantê-los armazenados num sistema de cloud. Será muito mais simples recorrer à sua utilização, sempre que for necessário.
Analise se valerá a pena contratar um contabilista
Por vezes, mais vale concentrar esforços no que é realmente bom, do que tentar tratar de matérias que não domina. Se a contabilidade tira muito tempo do seu dia e precisa de estar sempre atualizado, para além das explicações contabilidade, poderá equacionar contratar os serviços de um contabilista.
Existem vários profissionais com preços acessíveis para os trabalhadores independentes que ainda estão a começar e se encontram no Regime Simplificado. Em termos práticos, não tem obrigatoriedade de contratar este profissional, mas será sempre vantajoso equacionar esta despesa.
Ter um profissional que estudou ajudará a que evite erros e pague todas as coimas que se encontram associadas. Mas mais importante do que o preço no momento de contratar, é conhecer a experiência do contabilista e também se está acostumado a trabalhar com freelancers e trabalhadores independentes.
Tenha sempre presente que são as suas responsabilidades fiscais e contributivas que estão em cima da mesa. No momento de trabalhar, deverá sempre optar por alguém que inspire a sua confiança. Saiba tudo sobre freelancers e a gestão da contabilidade.
Crie no seu calendário uma rotina dedicada à contabilidade
Para todos os que dominam a contabilidade, pode parecer um processo bastante simples. Mas para quem não tem qualquer tipo de noção, pode ser um processo extremamente difícil.
A taxa de esforço a aplicar para manter tudo em dia é grande. Por isso é que muitos empreendedores recorrem às explicações contabilidade da Superprof. Com este apoio extra, já conseguem manter-se focados e também saberem todos os passos que precisam de dar.
O melhor é que crie no seu calendário de trabalho, uma rotina para tratar de todos os assuntos relacionados com a contabilidade. Desde a emissão de faturas, recibos, notas de crédito, entre outros. Com a escolha de um bom programa, comprovará que será tudo extremamente intuitivo e fácil. Poderá também acompanhar a evolução ao longo do tempo para tomar as melhores decisões.
Tenha atenção que existem sempre datas fixas para pagar todas as suas obrigações contributivas e fiscais. E sabemos que muitos clientes pagam a 30, 60 ou mesmo 90 dias. Para não falhar com os seus compromissos, precisa de estar muito bem organizado financeiramente e no momento de celebrar contratos com os seus clientes, ter todos estes pontos em consideração.

Se preferir, também poderá trabalhar diretamente com um contabilista que o ajudará a manter-se sempre a par de tudo o que é preciso.
O mais importante é que escolha entre os cursos de contabilidade online o que se adapta melhor a si, e tenha explicações contabilidade de modo a dominar a informação possível sobre a contabilidade para poder sempre ter as contas em dia e deste modo tomar as melhores decisões para o seu negócio.
Para estar sempre a par de todas as suas obrigações, pode ir acompanhando as notícias da Segurança Social. Existe muita legislação que vai mudando e precisa de acompanhar, de modo a não falhar com as suas obrigações contributivas. Procure também estar sempre com a máxima atenção às notícias e a tudo o que envolve o seu negócio.