Se gostaria de dar um curso violino, deve estar a questionar-se que tipo de formação precisa para começar a ensinar alunos em todo o mundo. É claro que antes de pesquisar mais pela componente pedagógica, precisará sempre de dominar o instrumento.
Só conseguirá ensinar algo, se souber tudo sobre o que pretende ensinar. E se a este conhecimento juntar paixão e interesse pelo ensino, tem tudo o que precisa para se tornar um professor de violino de referência na área.
Para além de todas as formações que possa tirar, existe um pormenor que o ajudará a tornar-se um profissional cada vez mais bem sucedido: a prática. Como em qualquer área, a experiência acumulada é um dos principais ativos para distinguir um profissional.
Por isso estudo, tire todas as formações que precise, mas comece também por dar aulas a todos os que desejam aprender a tocar violino. Será a melhor maneira de crescer enquanto profissional e de ir aperfeiçoando todos os seus métodos. Guia para dar aula de violino em Portugal!

Sabia que poderá registar-se na plataforma da Superprof para começar a dar aulas de violino? É a maior plataforma dedicada ao ensino em todo mundo e onde se encontram registados mais de 18 milhões de professores.
É possível dar aulas de violino sem formação?
Hoje em dia, se dominar realmente uma área poderá sempre dar formação e transmitir todos os conhecimentos aos seus alunos. É claro que um currículo com estudos e várias formações sairá sempre enriquecido e poderá ser muito mais interessante aos olhos de potenciais alunos.
Mas também existem muitas pessoas que por qualquer motivo não tiveram oportunidade de estudar, mas são verdadeiras apaixonadas pelo assunto e foram aprendendo sozinhas, longe das escolas mais tradicionais. Isso não as torna menos capacitadas para ensinarem. Poderá até surpreender-se com a sua diferenciação no mercado e sentir que ensinam muito melhor do que outras pessoas saídas das universidades.
Existem professores que tiraram todos os cursos possíveis, mas depois falta-lhes paixão ou gosto pelo que realizam. Com qual é que um aluno desejará aprender?
Por isso, se é um professor que ainda está a tirar a sua formação, existe lugar no mercado de trabalho para si. Ou se precisa de ganhar dinheiro, sabe tudo sobre o violino, mas não teve oportunidade para estudar, também poderá seguir o seu percurso.
O mais importante é que seja capaz de dar uma aula de violino com qualidade e consiga transmitir tudo o que sabe aos seus alunos. No final, o que os alunos tiveram capacidade de aprender é o que mais será tomado em conta. E claro, sempre o seu profissionalismo, perante a atividade que está a desenvolver. Como definir uma tabela de preço da aula de violino?

Sabia que na Superprof poderá registar-se, apresentar o seu percurso, e começar a dar um curso violino? Seja transparente em relação a toda a sua formação académica e às suas motivações. Se realmente conseguir transparecer todo o seu valor e qualidade, muito rapidamente será contacto por potenciais alunos.
Formações em conservatórios de música
Para tirar um curso violino em Portugal, uma das instituições mais conhecidas e que atrai atenções em todo o lado, são os conservatórios de música. Existem conservatórios espalhados em todo o Portugal e não será difícil encontrar algum perto da sua área de residência. São a referência a nível da educação musical.
Por isso, se deseja aprender a tocar violino para depois dar aulas de violino, poderá ser um excelente ponto de partida. Existem desde aulas de iniciação, aulas mais avançadas, cursos básicos ou cursos livres para pessoas de todas as idades.
O mais importante é que entre em contacto para saber todas as condições. Tenha também presente que o percurso de educação musical costuma ser longo e bastante exigente. Se ainda for um iniciante, poderá ter à sua frente, muitos anos ainda de trabalho.
Dos conservatórios acabará por levar toda a aprendizagem do instrumento. Depois, poderá ter de complementar com uma formação mais voltada para o ensino e a formação. Já que precisará de adquirir competências de pedagogia para ser bem sucedido junto de todos os alunos que desejam começar a ter aulas violino.
Inscreva-se na plataforma da Superprof e comece já a dar um curso violino a todos os alunos interessados. De que está à espera? Se já domina este instrumento e tem um curso violino estruturado poderá arrancar já com as suas lições e começar a ganhar um rendimento extra ou tornar-se mesmo a sua ocupação principal. Deixe todas as informações no seu perfil a nível de formação para também provar tudo o que aprendeu ao longo dos anos. Normalmente, um potencial aluno acaba sempre por analisar em primeiro lugar o seu currículo. E se estiver ainda a estudar ou a tirar novas formações, faça referência a isso também. Só acabará por mostrar o quanto se preocupa com o ensino e também que está sempre a aprender. Aulas de violino: como encontrar aluno?
Cursos universitários de música
Outro percurso que muitos professores realizam é tirar um curso universitário de música. Este é um dos caminhos mais tradicionais e seguido por quem deseja realmente investir na música mais a sério e até lecionar.
Fique apenas a conhecer alguns dos que poderá encontrar em Portugal:
- Licenciatura em Música, do ESMAE
- Licenciatura em Música, Universidade de Aveiro
- Licenciatura em Música, Universidade do Minho
- Licenciatura em Música, Universidade de Évora
- Etc
São muitas as formações a nível superior que irá encontrar também espalhadas nas diferentes universidades do país. O mais importante é que analise os respetivos programas e veja qual será a melhor possibilidade para que no futuro tenha todas as competências essenciais para dar um curso violino.
Já sabe que também o espera um ciclo de estudos que irá demorar alguns anos, mas que também abrirá muitas portas futuras a nível profissional. Com estas formações no seu currículo, também será mais fácil conseguir dar aulas de violino em instituições públicas, privadas ou a título particular.

O mais importante é que também tenha presente que a aprendizagem de um instrumento não se esgota no seu ciclo de estudos. Precisará de continuar a dedicar horas e a continuar a tirar formações que enriqueçam o seu percurso profissional. Só assim poderá continuar a evoluir e estar totalmente capacitado para ensinar tudo o que precisa aos seus futuros alunos.
E claro ser sempre capaz de ministrar um ensino de qualidade, que ajude os alunos a conquistarem os seus sonhos na música. Esta é a melhor estratégia que poderá ter em toda a sua carreira. Quantos mais casos de sucesso tiver, maior será o seu reconhecimento na área da música.
Curso de metodologia de ensino de instrumento musical
Tal como já referido, para ser um excelente professor de violino, não basta apenas ter a formação da componente musical. Saber como ensinar, ter formação em pedagogia, e mais especificamente na pedagogia de ensino de um instrumento musical será fundamental.
Como é que irá estruturar o seu curso violino? Como é que se ensina de uma maneira eficaz, um instrumento musical? Seja o violino ou qualquer outro? Por onde começar?
Ou seja, não basta saber tocar violino, é preciso saber como transmitir essa informação de um modo estruturado que leve à progressiva evolução dos seus alunos.
Por exemplo, no ESMAE, encontra um mestrado só dedicado ao Ensino de Música - Ramo Instrumento. Tem como metas, habilitar profissionalmente para a docência do ensino de música, nos grupos de Formação Musical, Instrumento e Canto, no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário do ensino profissional, vocacional e artístico.
Este é apenas um exemplo de um mestrado que poderá encontrar dedicado especificamente a esta componente do ensino. No caso de querer dar um curso violino ou de educação musical, precisará mesmo deste tipo de formações.

Se pretender dar a título individual, numa plataforma como a Superprof, por exemplo, são formações que serão sempre bem-vindas e vão ajudar a enriquecer o seu currículo profissional. Mas não são obrigatórias. Claro que depois perante um professor concorrente que apresente um currículo mais rico, poderá ficar atrás.
Sabia que a melhor maneira de começar a dar um curso violino passa pela Superprof? Inscreva-se já na maior plataforma de ensino do mundo e encontre alunos que estão desejosos de saberem mais sobre este instrumento musical. Na Superprof, todas as decisões sobre o ensino estão suas mãos. Desde o tipo de ensino (online, presencial, individual, grupo), até ao preço ou a sua disponibilidade.
Não espere mais e inscreva-se já na Superprof. O registo é totalmente gratuito. E comece a dar as suas aulas de violino.
Porque poderá sempre aprender com outros professores de outras áreas, conheça os segredos dos melhores.









