Os provérbios são máximas curtas tiradas de uma longa experiência.
Miguel de Cervantes
Está a aprender espanhol? Se a resposta é sim, certamente que quer saber mais sobre a cultura da língua espanhola, e toda a sua riqueza e diversidade. Tem aqui uma ótima oportunidade para viajar o mundo e nas épocas históricas, graças a esta língua falada em todos os continentes. Para o ajudar, compilamos algumas das citações mais bonitas em espanhol por onde pode começar-
Como em português, há muitas expressões populares e até parecidas ou iguais na língua espanhola. As expressões também são um traço cultural e podemos saber muito sobre um povo ao conhecer as palavras e os seus significados no idioma nativo.
Há muitas citações criadas e difundidas em todo mundo por pessoas famosas de origem hispânica. Mas isso não significa necessariamente que vêm da literatura: podem ter-se tornado conhecidos através das suas pinturas, outras formas de artes e outras formas de trabalho. Entre estes nomes, não há apenas figuras espanholas, mas também mexicanas, chilenas, cubanas e outras nacionalidades hispanófonas.
Citações filosóficas, sobre a solidão, românticas, dos filmes... As citações de amor mais bonitas também estão no solo ibérico! Selecionamos algumas expressões e belas frases em espanhol para se começar a ambientar.
Escolhemo-las de forma completamente arbitrária e separamos 8 entre tantas opções, cada uma mais bonita e emocionante que a outra! Colocamos uma versão bilíngue em cada uma, para que possa sempre saber o que significam. Pronto para começar?
Frases mais bonitas de Miguel de Cervantes
La pluma es la lengua del alma.
Miguel de Cervantes
O que significa: A caneta é a língua da alma. Esta citação do El Ingenioso hidalgo Don Quixote de la Mancha, tinha que ser por onde começamos, pela escrita de Miguel de Cervantes.

Não nos referimos ao espanhol como a língua de Cervantes por nada! Miguel de Cervantes é o escritor espanhol mais famoso no exterior, mas também o mais lido na Espanha. O seu trabalho mais famoso foi publicado em 1605 e Dom Quixote foi um sucesso instantâneo, uma obrigação na literatura espanhola. Basta dizer que Cervantes é para a Espanha o que William Shakespeare é para a Inglaterra, Camões para Portugal e Machado de Assis para o Brasil.
Mas, geralmente, consideramos Cervantes como o inventor do romance moderno na Europa, porque a sua obra teve consequências duradouras nos séculos seguintes!
Os provérbios e citações caracterizam Dom Quixote, principalmente através do personagem de Sancho Panza, que, montado no seu burro, encarna a sabedoria popular.
Se está a estudar espanhol, estude a história da língua e da vida de Cervantes. Pode ser uma grande ajuda! A figura principal da era de ouro espanhola, Cervantes era um romancista, poeta e dramaturgo, mas a sua história não para por aí.
Também liderou, como soldado, uma vida cheia de aventuras. Participou na Batalha de Lepanto em 1572, contra os turcos. Esta luta custou-lhe os movimentos da mão esquerda, ferida durante a guerra. Foi capturado pelos bárbaros e passou cinco anos em escravidão em Argel, antes de ser comprado por caridosos compatriotas e regressar a Espanha.
Foi a partir daí que escreveu as suas principais obras: La Galatea, Viagem de Parnaso e o famoso Dom Quixote, reconhecido como a primeira novela moderna. Obras que são obviamente parte da fabulosa história do idioma!
Este clássico é frequentemente estudado nas aulas de espanhol ou curso de espanhol intensivo. Que alegria!
Uma frase inspiradora de Pablo Picasso
Todos los niños nacen artistas. El problema es cómo seguir siendo artistas al crecer
Pablo Picasso
Se tivéssemos um almanaque de Picasso, utilizaríamos uma citação do dia em vez de um provérbio chinês. Neste caso, "Em cada criança há um artista. O problema é como permanecer um artista ao crescer." Poderíamos completar a citação com uma segunda frase que reflete o pensamento do artista: "Quando eu era criança, eu desenhava como Rafael. Demorei uma vida inteira para aprender a desenhar como uma criança. "
Depois de mencionar Dali, não podíamos ignorar Pablo Picasso, o fundador do cubismo.
Toda a gente conhece pelo menos uma obra de Picasso: Guernica. Esta pintura, que simboliza todo o horror da guerra, é uma das obras mais famosas do mundo. Feito após o bombardeio da cidade durante a Guerra Civil Espanhola, o trabalho foi exibido em 1937 como parte da Exposição Internacional em Paris.
Ajuda a lembrar que a vida é curta e a que devemos focar os nossos pensamentos no que importa, sempre. Falar apenas desta pintura é, naturalmente, redutor para um artista que fez mais de 1.800 obras durante a sua vida, incluindo muitos retratos. Para não mencionar os desenhos e outras peças. Por isso, mergulhe no seu trabalho! Uma certeza, é que poderíamos, pelo menos, agradecer-lhe por nos dar tanta inspiração.
Veja como fazer um curso espanhol online.
Uma citação em espanhol de Salvador Dali
"O amor é como"...; "A vida é"...; "A felicidade é"...; "O silêncio é"... ou "A amizade é"... Vamos deixar todos os clichês de lado e apenas mencionar as citações que valem a pena! Dali é uma aposta segura para sair do sítio.
El que quiere interesar a los demás tiene que provocarlos.
Salvador Dali
Ou seja, "Quem quiser ser interessante para os outros, deve provocá-los", uma citação reveladora da personalidade e da vida do artista! Nascido em 1904 em Figueras, este pintor, escultor, gravurista, roteirista e escritor é uma das figuras emblemáticas do surrealismo.
Também é um dos pintores mais famosos do século XX. Estudou Belas Artes em Madrid, no Instituto San Fernando, uma escola da qual foi expulso. Chegou então a Paris, onde encontrou artistas como Picasso, André Breton, Paul Éluard, cuja esposa, Gala, se tornará a companheira e a musa de Dali. Estes artistas e muitos outros mudaram completamente a forma de ver a arte e criaram a base da arte contemporânea. São o grupo dos surrealistas.
Um personagem provocador, irreverente e excêntrico, Dali marcou a paisagem artística com a sua inteligencia e o seu trabalho. Entre as pinturas mais famosas, podemos citar a Persistência da Memória, Girafas em Chamas, O Grande Masturbador, Sonho Causado Pelo Voo de uma Abelha ao Redor de Uma Romã um Segundo Antes de Acordar, etc.
O tipo de egoísmo e humor de Dali no "trigésimo sexto" grau são as suas maiores marcas. Um dito monárquico e anarquista, bem como católico apostólico romano, deixou vários momentos audiovisuais memoráveis, como quando conheceu Denise Glaser em 1971 para um programa Discorama na televisão francesa.
Aproveite também para conhecer as principais diferenças entre espanhol e catalão.
Uma citação sobre as mulheres de Pedro Almodóvar
Una es más auténtica, mientras más se parece a lo que soñó de sí misma.
Pedro Almodóvar
Ou seja, "Uma mulher é autêntica quando se parece com a imagem que sonha em ter dela mesma".
Esta fórmula incisiva é uma reminiscência de um certo humor anglo-saxão, digno de um Winston Churchill. Mas diz muito sobre a língua espanhola e sobre uma cultura em que as mães têm um valor fundamental.
Pedro Almodovar quis estudar cinema desde pequeno. Aos 18 anos, enquanto o seu país ainda estava sob o fascismo e a ditadura, a Escola de Cinema de Madrid foi fechada. Mas isso não impediu o cineasta de multiplicar as experiências artísticas pessoais, notavelmente com a ajuda de sua super câmara 8.
Tacones lejanos, Todo Sobre Mi Madre, Mujeres al Borde de um Ataque de Nervios, Hable Con Ella, Volver, não pode perder!
Um cineasta emblemático da nova onda espanhola, de uma arte decadentista, Pedro Almodóvar é um diretor internacional cujos filmes sempre trazem uma dose de surpresa. Os seus filmes são considerados verdadeiramente autênticos porque incluem um profundo conhecimento da classe média espanhola, os seus dramas e misérias. Também também escreveu notícias publicadas em revistas e fez romances fotográficos.
Entre os seus temas mais famosos estão Mulheres à beira de um ataque de nervos, Tudo sobre minha mãe, Volver, Fale com ela, etc. Anticonformismo, exagero, transgressão, sofisticação... Os filmes de Almodóvar são incomparáveis e colocam as mulheres no centro das atenções. Foi este estilo único que lhe trouxe sucesso, mas que também já lhe rendeu críticas muito más, categorizando-o de vulgar.
Saiba como fazer cursos espanhol Lisboa ou Coimbra.
Lindos poemas de Pablo Neruda
Soy el desesperado, la palabra sin ecos, el que lo perdió todo, y el que todo lo tuvo.
Pablo Neruda
Ou seja, "Sou eu desesperado, a palavra sem eco, aquele que teve tudo e que perdeu tudo".
Existe uma atmosfera comparável à dos poemas de Gérard de Nerval, onde a velhice e a indiferença se cruzam contra um pano de fundo de desgosto ou a necessidade de virar a página. Há poetas mais otimistas, é verdade!

Escritor e um grande poeta chileno, Pablo Neruda escreveu estes versos da coleção Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada. Publicado em 1924 quando o jovem autor tinha apenas 19 anos, este livro é, ainda hoje, uma das suas principais obras. Uma grande personalidade para a cultura hispanófona e a sua diversidade. Alguém de que vai ouvir falar se estiver a estudar os diferentes sotaques do espanhol!
Neruda também foi um político muito comprometido com a extrema esquerda. Como membro do Conselho Mundial pela Paz, em 1953 recebeu o Prémio Lenine pela Paz. Matilde Urrutia, a sua terceira esposa (leu bem!), foi o maior amor da sua vida. Inspirou vários dos seus poemas mais bonitos, incluindo os 100 sonetos contidos no livro Cem Sonetos de Amor.
Tristeza ou felicidade, mensagem de amor e ternura, os belos textos de Neruda são citações inspiradoras. Para consumir sem moderação se está à procura de poemas de amor em espanhol. Para quem quiser comparar as semelhanças entre o português e o espanhol, pode ler Carlos Drummond de Andrade, o poeta brasileiro que escreveu poemas na mesma época que Neruda.
Para conhecer o trabalho do poeta, veja também outro poema de Neruda:
El viento en la isla
El viento es un caballo:
óyelo cómo corre
por el mar, por el cielo.
Quiere llevarme: escucha
cómo recorre el mundo
para llevarme lejos.
Escóndeme en tus brazos
por esta noche sola,
mientras la lluvia rompe
contra el mar y la tierra
su boca innumerable.
Escucha como el viento
me llama galopando
para llevarme lejos.
Tradução: O vento na ilha
O vento é um cavalo
Ouça como corre
Pelo mar, pelo céu.
Quer me levar: escuta
como recorre ao mundo
para me levar para longe.
Esconde-me em teus braços
por somente esta noite,
enquanto a chuva rompe
contra o mar e a terra
sua boca inumerável.
Escuta como o vento
me chama galopando
para me levar para longe.
Com tua frente à minha frente,
com tua boca em minha boca,
atados nossos corpos
ao amor que nos queima,
deixa que o vento passe
sem que possa me levar.
Se vive no Porto, veja como fazer um curso de espanhol Porto.
Belas frases de Gabriel García Márquez
La sabiduría nos llega cuando ya no nos sirve de nada.
Gabriel García Márquez
Ou seja, "A sabedoria chega-nos quando já não serve de nada".
Gabriel José García Márquez foi um escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano. Considerado um dos autores mais importantes do século XX, foi um dos escritores mais admirados e traduzidos no mundo, com mais de 40 milhões de livros vendidos em 36 idiomas. Ficou muito conhecido pela forma como narrava as suas histórias.

Foi um representante do realismo mágico: elementos mágicos e fantásticos, com o intuito de fornecer verossimilhança ao leitor, entre outras sensações. Um exemplo disso é sua obra-prima: Cem anos de Solidão. Recebeu diversos prémios, entre eles está o Prémio Internacional Neustadt de Literatura, de 1972. E o Nobel de Literatura de 1982, devido ao sucesso das suas novelas e histórias.
Conheça outras frases célebres deste grande autor:
- "Um escritor só escreve um único livro, embora esse livro apareça em muitos tomos, com títulos diversos."
- "Diria que o machismo, tanto nos homens quanto nas mulheres, não é mais que a usurpação do direito alheio."
- "Mas não se esqueçam de que, enquanto Deus nos der vida, nós continuamos sendo mães, e por muito revolucionários que vocês sejam temos o direito de lhes baixar as calças e dar uma boa coça diante da primeira falta de respeito."
Quer estudar o idioma? Veja cursos de espanhol na Superprof!
A felicidade segundo Mario Vargas Llosa
Sólo un idiota puede ser totalmente feliz.
Mario Vargas Llosa
Ou seja, "Apenas um idiota pode ser totalmente feliz."
É um escritor, jornalista, ensaísta e político peruano, membro da Real Academia Espanhola da Língua e vencedor do Prémio Nobel de Literatura em 2010. Considerado um dos autores que mais marcaram a literatura latino-americana nas últimas décadas, Vargas Llosa passou a sua infância na cidade de Cochabamba na Bolívia e estudou Direito e Letras na Universidade de San Marcos, em Lima. Em 1959 mudou-se para Madrid, onde completou um Doutorado em Filosofia e Letras.
Uma bela frase de Julio Cortázar
Ser valiente es siempre más fácil que ser hombre.
Julio Cortázar
Ou seja, "Ser valente é muito mais fácil do que ser homem".
Cortázar foi um escritor argentino, considerado o mestre do Realismo Fantástico, a corrente literária que uniu a realidade ao universo mágico. Apesar de nascer em Bruxelas, na Bélgica, no ano de 1914, Cortazar mudou-se para Buenos Aires aos 4 anos de idade, com os seus pais argentinos. Passou parte da vida na Argentina, formou-se em Letras e trabalhou como professor universitário. Com a ascensão do peronismo, abandonou o magistério e mudou-se para França, onde ficou durante mais de 30 anos.
Durante a década de 60, Julio Cortázar tornou-se uma das principais figuras do chamado “boom” da literatura hispano-americana.
O seu nome foi colocado ao lado de Gabriel Garcia Marquez, Mario Vargas Llosa, Jorge Luis Borges, Ernesto Sábato, entre outros.
As melhores obras para quem está a aprender espanhol
Bem, já que estamos a falar de citações de escritores, pintores e artistas hispanófonos, não podemos deixar de trazer aqui algumas sugestões de leitura para quem quer praticar o seu espanhol!
Se pensa que só os livros de teoria, didáticos e de exercícios são bons para aprender línguas estrangeiras, então está muito enganado!
A ultra rica literatura espanhola é uma ótima forma para se lançar no idioma e ainda se divertir! Mas claro que não vai começar a ler um equivalente de Shakespeare. É importante que tenha o cuidado de escolher obras que correspondam ao seu nível de proficiência e a fluência que possui no período da leitura. A melhor escolha são autores mais acessíveis, mas nem por isso menos interessantes.
Estas são algumas das nossas sugestões para começar a aprendizagem de espanhol e a leitura:
- Gabriel García Márquez, El relato de un náufrago: uma obra sobre o relato verídico do único sobrevivente de um naufrágio de um navio de guerra colombiano de 8 tripulantes. O livro tem uma série de entrevistas com Luis Alejandro Velasquez, o único sobrevivente da aventura. Se gosta de polémicas, então a obra é um deleite! Isto porque o governo da Colómbia relatou publicamente que a embarcação afundou devido à questões meteorológicas. Já Velasquez testemunha que a fatalidade ocorreu por causa de um carregamento ilegal mal carregado que se desprendeu do navio, causando o acidente;
- Joseph Joffo, Un saco de canicas: uma obra autobiográfica que se passa durante a Segunda Guerra Mundial (1941-1944). Conta a história da fuga de dois irmãos judeus através de território francês depois da ocupação nazista;
- Armando Palacio Valdes, La hermana San Sulpicio: um grande clássico realista espanhol. O livro conta a história do amor impossível entre uma freira e um médico galego. Se gosta de romances proibidos, temos a certeza que será do seu agrado!
- Carmen Martín Gaite, Caperucita en Manhattan: baseada no conto do Capuchino Vermelho, este livro conta a história de como Sara Allen, que vive em Manhattan, aprende a ler, escrever e pensar de forma original, graças ao namorado da sua avó;
- Carlos Ruiz Zafon, La sombra del viento: numa Barcelona pós-guerra, este romance mistura suspense, amor e literatura ao redor de Daniel Sempere, personagem principal.

Para aqueles que já alcançaram um nível intermediário, o melhor conselho é a escolha de clássicos da literatura hispânica. Estas são algumas das nossas sugestões:
- Miguel de Cervantes, El Quijote ou Don Quijote de la Mancha: este livro, já mencionado, é, sem sombra de dúvidas, um dos mais populares da literatura espanhola;
- Autor desconhecido, Lazarillo de Tormes: o texto apareceu pela primeira vez em 1554 e o responsável pela obra permanece misterioso até os dias de hoje;
- Leopoldo Alas y Ureña (ou Clarín), La regenta: este clássico já ganhou adaptações para o cinema, televisão e teatro;
- Fernando de Rojas, La celestina: uma das mais belas obras da literatura do idioma hispânico. É lido pela maioria dos jovens nativos durante a escola;
- Pedro Calderón de la Barca, La vida es sueño: este não é um dos títulos mais fáceis de ser lido. Sendo assim, um nível próximo ao B1 é o mais aconselhável para uma boa leitura;
- Rodrigo Díaz, Cantar de mio Cid: escrito há mais de um milênio, este livro permitirá aos apaixonados pela língua descobrir a sua poesia;
- Juan Ruiz, Libro de buon amor: considerado o livro mais importante da época medieval espanhola, foi escrito pelo autor que ganhou o apelido de "arcipreste de Hita";
- Pedro Calderón de la Barca, El alcalde de Zalamea: esta publicação é considerada como uma obra-prima do Século de Ouro espanhol;
- Vicente Blasco Ibáñez, Cañas y Barro: leitura ideal para quem quer fazer uma viagem a Valência, porque este é um dos autores mais respeitados da região;
- Benito Pérez Galdós, Fortunata y Jacinta: escrito no século XIX, este livro faz parte dos grandes clássicos do género realista espanhol.
Precisa de mais ajuda para dominar o espanhol? Procure por um professor hispanófono na plataforma da Superprof com quem ter aulas presenciais ou online e trabalhar a sua fluência!