O exame de matemática é um dos que tem mais inscrições todos os anos. Em anos anteriores, os exames nacionais matemática foram feitos por cerca de 50 000 alunos do ensino secundário e 99% destes, fê-lo com objetivo de o utilizar como prova de ingresso para ter acesso ao ensino superior.
Devido à dificuldade associada à disciplina de matemática, muitos destes estudantes passam por momentos de grande stress com a aproximação da data do exame matematica, e embora este não seja obrigatório, é um dos mais solicitados nas candidaturas para a área das ciências e também de economia.
As médias nacionais não oscilam muito, andando sempre entre os 11 e os 12 valores, no entanto, nos anos anteriores esta média apresentou um aumento, atingindo os 13,3 valores! Se observarmos as médias dos anos anteriores, os resultados médios nacionais do exame matemática têm vindo a subir de forma constante e podemos concluir que a preparação para os exames nacionais está a ser feita de forma mais eficaz.
Mas, mesmo assim, 13,3 valores é considerado um resultado baixo, já que para o acesso ao ensino superior as médias dos últimos candidatos a entrar costumam ser bem mais altas. Mas o que leva a que esta dificuldade e este medo da matemática e dos seus exames nacionais existam e estejam tão presentes na vida dos estudantes?

A matemática é aquela disciplina que se houver alguma aula durante o seu percurso escolar que o aluno não tenha conseguido perceber, é o suficiente para que toda a aprendizagem da matemática desse momento em diante seja colocada em causa. Mesmo sendo apenas uma coisa pequena, pode vir a ser importante para o desenvolvimento do raciocínio lógico ou até para a compreensão da matéria seguinte.
Esta parte mal entendida irá criar na mente daquele estudante a ilusão que não é bom na disciplina (frase que todos aceitamos muito bem, já que é considerada difícil) e o esforço que podia ser feito para compreender e ultrapassar essa dificuldade é considerado inútil mesmo antes de o iniciar. E assim, qualquer dos cursos superiores na área da matemática ou carreira profissional no futuro pode ser colocada em causa ou deixar de ser uma possibilidade para esse estudante simplesmente porque sentiu dificuldades e desistiu. Para os exames nacionais de matemática deve haver uma compreensão total e conhecimento da disciplina mas isso não é impossível, mesmo pelos que acham que não a entendem!
Saber o que esperar do enunciado ajuda a ter boas notas
A melhor forma de se preparar é garantir que sabe aquilo que o espera. Ainda que não seja possível prever quais são as perguntas e conceitos específicos que vão sair na prova, podemos sempre verificar os enunciados dos exames de matemática dos anos anteriores para perceber quais são os tipos de questões que costumam ser colocadas.
Todos os enunciados e critérios de classificação dos anos anteriores estão disponíveis online no site do IAVE e da DGES e podem ser consultados por qualquer aluno, em qualquer altura do ano.

Mas como queremos ajudá-lo o máximo possível, compilamos uma lista dos elementos essenciais do enunciado do exame de matemática e para os quais se deve assegurar que se prepara:
- álgebra;
- sucessões;
- estatística;
- probabilidades;
- geometria analítica;
- números complexos.
- cálculo combinatório;
- primitivas e cálculo integral;
- lógica e teoria dos conjuntos;
- funções reais de variável real;
- trigonometria e funções trigonométricas;
- funções exponenciais e funções logarítmicas.
Basicamente, deve estudar todos os conteúdos de matemática que aprendeu até ao ensino secundário, mas principalmente desde o início do 10º ano!
Prestar atenção a todas as aulas melhora os resultados no exame matematica
As aulas de matemática são importantíssimas já que é ao longo destas aulas que os estudantes aprendem tudo o que faz parte do plano curricular, o que deverão saber e compreender para que consigam o acesso ao curso que desejam com facilidade e tranquilidade usando o exame matematica como prova de ingresso.
Por isso, tudo o que estes estudantes do ensino secundário fizeram nestes 3 anos poderá ditar o seu sucesso ou fracasso no futuro e por isso, o cuidado com a disciplina e principalmente com os exames nacionais deve ser redobrado!
É bastante extensa a lista do conteúdo programático e metas curriculares de matemática e por isso, chegar ao final do 12º ano sem nunca ter feito uma revisão nos últimos 3 anos, poderá ser demasiado arriscado e um comportamento que pode levar a uma reprovação ou não aprovação na candidatura para os cursos superiores.

O ideal para conseguir bons resultados nos exames nacionais matematica, será que no dia ou na mesma semana em que tem as aulas de matemática, cada aluno faça uma pequena revisão em casa, resolva uns exercícios e identifique quais as suas principais dificuldades para na próxima aula poder questionar o professor e pedir ajuda para conseguir compreender a matéria. Quanto mais cedo forem sendo feitas as revisões para os exames nacionais, melhor.
Um estudo leve e constante ao longo de 3 anos poderá permitir que o aluno tenha uma nota excelente no exame matemática, talvez até consiga atingir um 20 pois esteve 3 anos sempre a repetir cada exercício, a compreender tudo na perfeição sem exagerar e sem estar horas seguidas a estudar o mesmo.
Já se o aluno decidir estudar nos 3 meses anteriores e passar quase 24h a estudar, poderá correr o risco de ficar demasiado cansado, as metas não serão alcançadas e quando chegar o dia de ir fazer os exames nacionais matemática, estar tão exausto que não consiga resolver os problemas apresentados e neste caso, o acesso ao ensino superior poderá não acontecer.
Exames nacionais- Ser organizado e ter uma rotina
Ninguém atinge o sucesso se esforço e um esforço que não tenha organização e sentido, poderá também não levar a lado nenhum! Para os exames de matemática, a lógica é a mesma. Como organizar uma rotina de estudos?
Ver o melhor horário para poder estudar diariamente
O estudo diário embora seja visto por muitos como uma chatice e algo a evitar, é a melhor forma para conseguir compreender e absorver toda a matéria necessária para os exames nacionais matematica.
Bastam cerca de 20-30 minutos diários para o fazer, desta forma não se irá cansar, irá ter toda a matéria em dia e irá conseguir identificar quaisquer dificuldades ou dúvidas que possam não ter sido esclarecidas na sala de aula. Existem os estudantes que preferem estudar de manhã antes de irem para as aulas e existem outros que preferem à noite. Visto existirem mais disciplinas além do exame nacional matemática, este horário deverá ser elaborado e pensado por cada aluno!

Uma boa organização permite dedicar mais tempo às matérias onde tem mais dificuldades e onde sente mais dúvidas. Como é óbvio, não vai precisar de perder tanto tempo com conteúdos em que se sente confiante, mas sim naquelas que tem mais dificuldade.
Desta forma, vai aproveitar o seu tempo da melhor forma possível e tem a garantia que está a rever todas as matérias necessárias para conseguir um bom resultado no enunciado. Pode começar por estudar os conteúdos mais importantes da álgebra ou das função, que são alguns dos que mais assustam os estudantes, mas deve garantir que deixa tempo livre para praticar todos os restantes. Não existem regras fixas sobre como o fazer, desde que dedique tempo suficiente a cada um dos componentes e mais horas àquelas matérias que tiverem essa necessidade.
Dependendo que como achar mais confortável, estruture o seu plano de estudo por dias ou por semanas. Aquilo que importa é que seja adequado à sua flexibilidade, às horas do dia que tem livres e também aos momentos onde esteja mais concentrado e menos cansado. Isto porque não terá grande produtividade a estudar em dias em que está muito cansado ou sem paciência, uma vez que a sua capacidade de concentração não será tão grande. Mas isto não é uma desculpa para a preguiça, é importante que cumpra o horário que estruturou, mesmo quando não lhe apetece.
Garantir que faz a revisão de todas as matérias e não esquece nenhuma
Como já mencionamos, a parte mais importante da preparação é a revisão da matéria. Um exame nacional que englobe o conteúdo de um ano de matéria já implica que o aluno estude várias coisas, mas o exame de matemática é muito mais que isso pois é uma disciplina que estudamos durante pelo menos 11 anos (para os estudantes que fazem a prova de MACS). Por isso, a prova não será apenas sobre aquilo que aprende na disciplina durante o 12º ano mas sim de todos os conteúdos que foram aprendidos durante o percurso escolar.
Inicia hoje a preparação para o exame de matemática 12o ano!
Para que tenha sucesso em todos os grupos do enunciado, por isso deixamos aqui algumas formas de garantir que revê toda a matéria e se sente preparado no dia do exame nacional:
- Faça uma lista dos conteúdos mais prováveis: embora seja impossível saber com certeza quais são os temas que vão sair no enunciado da prova, todos sabemos que existem conteúdos de caráter obrigatório. Esses são aqueles que tem que rever e deve garantir que os inclui no seu plano de estudo;
- Veja enunciados dos anos anteriores: uma boa forma de perceber qual é o tipo de questões que se colocam na prova é analisar os enunciados de provas de anos anteriores. Aliás, nos dias de hoje os professores costumam até mostrar enunciados e critérios de correção antigos no decorrer das aulas para que os estudantes possam ver aquilo que os espera. Para aquele aluno mais focado, isso também permite ter uma ideia da nota que teria;
- Analise os critérios de correção com cuidado: os critérios são a forma como os examinadores avaliam cada resposta e ao analisar os critérios das provas dos anos anteriores pode ter uma melhor ideia daquilo que é avaliado e como costumam ser cotadas as respostas ou eliminados valores;
- Faça muitos exercícios: esta é a melhor forma de perceber se os conteúdos foram assimilados corretamente ou não. São um grande aliado e deve utilizá-los para perceber quais são as dúvidas que persistem e aquilo onde está a errar. Utilize este método para poder pedir ao professor esclarecimentos sobre todas as matérias onde ainda sente dificuldades.
Preparar todo o material necessário para o exame matemática e utilizá-lo o máximo possível
Já deve saber a lista de material que pode levar para o exame de matemática:
- Régua;
- Esquadro;
- Compasso;
- Transferidor;
- Calculadora Gráfica;
- Caneta azul ou preta.

Habitue-se à calculadora que vai utilizar nos exames nacionais, utilize todo o material na resolução dos exercícios de preparação que lhe sejam apresentados durante todo o ensino secundário para no momento dos exames, depois de ler o enunciado não ter dúvidas do que irá precisar para responder às questões de forma correta. Lembre-se sempre que o resultado da preparação e a nota dos exames de matemática são o que irá ditar o seu acesso ao ensino superior ou a repetição de mais um ano.
Preparação para o exame matemática com um professor Superprof
Os professores das escolas, quando se aproximam as épocas de exames, têm aulas extra disponíveis para os estudantes que desejem fazer questões, tirar dúvidas ou simplesmente estudar acompanhados pelo seu professor para os exames nacionais de matemática. No entanto, isso pode não ser suficiente já que estas aulas estão disponíveis para todos os alunos e mais uma vez, o problema que poderá impedir um aluno de fazer questões nas aulas, irá manter-se nestas aulas extra: o número de estudantes é bastante elevado. Isto poderá dificultar um pouco a preparação para o exame de matemática!
Por vezes, até os melhores alunos das turmas sentem dificuldades em certas partes da matéria de disciplinas como a matemática. As dificuldades ou a não compreensão de algo durante as aulas não é motivo de vergonha nem tampouco significa que esse aluno não seja capaz de ter bons resultados e de atingir as médias necessárias para conseguir entrar no curso que quer sem ter que ir à segunda fase.
Significa apenas que por vezes é preciso uma ajuda exterior para que essas dúvidas desapareçam e os resultados dos exames nacionais sejam excelentes ou então, suficientes para o objetivo de cada aluno, uma vez que nem todos desejam frequentar o ensino superior e alguns desejam apenas completar o secundário.

Relativamente ao apoio que os alunos do ensino secundário podem ter para os exames nacionais matematica, é muito simples: aulas particulares com um professor Superprof.
Pesquisar por um professor de matemática para preparação dos exames nacionais e análise dos critérios de avaliação é bastante simples, basta que coloque o que pretende que neste caso será "aulas particulares preparação para exames nacionais matemática" e depois a sua cidade (caso pretenda que o professor seja da mesma cidade) para ter aulas presencialmente ou, então, pode pesquisar apenas por aulas à distância.
O valor das aulas com um professor particular irá diferir consoante a cidade em que procura pelo professor e também depende do professor que selecionar mas, as aulas de preparação para os exames nacionais de matemática rondam um valor médio de apenas 7 euros e 99% dos professores da plataforma oferece a primeira aula de forma gratuita!
São quase 40 000 professores de matemática entre eles:
- professores do ensino secundário;
- alunos de várias fases do ensino;
- professores do ensino superior;
- professores particulares;
- explicadores do ensino secundário.
E todos estes estarão preparados para o ajudar a estudar para o exame de matemática e conhecem o programa de exames no IAVE Exames Nacionais, bem como os critérios de avaliação das provas anteriores. Se quer realmente ter bons resultados, assista a aulas particulares para um acompanhamento individual e super personalizado, focado apenas em si e nas suas dificuldades.
Ter bons resultados nos exames nacionais matemática, garantir o sucesso escolar e o acesso ao curso que queremos é fácil se soubermos onde procurar e neste caso, a solução está mesmo a frente!
Dicas para manter a calma na hora H
Por muito bem preparado que esteja e mesmo que tenha revisto e estudado todas as matérias que podem sair no enunciado, pode deitar tudo a perder se não conseguir controlar os nervos e a ansiedade antes e durante o exame nacional de matemática. Todas as pessoas são diferentes, e nem todos lidamos bem com o nervosismo da época de exames, mas é importante que não deixe que os nervos o controlem.

Claro que é perfeitamente normal sentir alguns nervos, até porque o exame de MACS ou matemática A pode ser a diferença entre ter ou não acesso ao curso que tanto quer. Mas se deixar os nervos levar a melhor, pode dizer adeus à oportunidade. Por isso, deixamos aqui as nossas dicas para garantir que tudo corre da melhor forma:
- Verifique a data: confirme a data e a hora do exame nacional com antecedência para garantir que há enganos e tente chegar mais cedo no dia;
- Durma o suficiente: mesmo que sinta vontade de ficar a rever matéria até o mais tarde possível, deite-se bastante cedo. O cérebro raciocina com mais facilidade e qualidade se estiver descansado;
- Verifique se não falta nada: confirme se tem o CC, canetas, calculadora, folhas de teste e outras coisas de que possa precisar antes de sair de casa;
- Mantenha a calma: tem 2 horas e 30 minutos na totalidade para realizar o exame, por isso leia o enunciado com calma antes de começar e organize o tempo para cada grupo da prova;
- Evite perder tempo: se não souber como responder a uma pergunta, passe à frente. Volte apenas no final, para evitar não perder demasiado tempo e deixar questões por responder;
- Reveja tudo: deixe tempo suficiente para reler toda a prova e enunciado e garantir que não falta nada.
Esperamos que todas as nossas dicas possam ajudar a preparar-se para esta fase final da escola com mais calma e sem tantas preocupações. Os exames nacionais como o de matemática são uma fase importante do percurso escolar, e podem influenciar o curso que vai frequentar, mas não devem ser encarados como o elemento mais importante de todos. Além disso, tem disponíveis muitos recursos para estudar, bem como professores na escola e particulares que podem ajudar depois das aulas com todos os critérios em que tem dificuldade. E no caso de o exame correr mal, pode simplesmente ir à 2ª fase!
Por isso, aproveite tudo o que tem disponível para aprender, com e sem a ajuda de um professor. Esforce-se nas aulas e também fora delas, e tenha dias designados para rever as informações e apontamentos. Faça exercícios e aplique-se ao máximo na resolução de cada um deles. Mas não se esqueça também de ter tempo para descontrair e relaxar!