Página principal Ajuda
Ajuda Dar aulas particulares
 
  • Embaixador
  • (40 avaliações)
J
José
« Perfeito! Professor acima da média. »
14€/h
1ª aula grátis!
Perfil e diploma verificados
Tempo de resposta 14h
Aulas realizadas por Glaucio
  • Individual
  • Em grupo
Estas aulas podem ser realizadas
  • Na casa dele
  • Casa do aluno
  • Por webcam
Disciplinas ensinadas
  • Matemática
  • Geometria
  • Estatística
Níveis
  • 2º ciclo
  • 3º ciclo
  • 10º ano
  • 11º ano
  • 12º ano
  • Ensino superior
  • Formação para adultos
  • Mestrado
  • Doutoramento
  • MBA

Aulas de MATEMÁTICA (Ensino Fund. II e Médio, Ensino Superior - Cálculo Diferencial, Álgebra Linear, Geometria Analítica), Pré-Vestibular, ENEM, Concurso Público.

Apresentação

Sou professor de Matemática, com formação em Bacharelado em matemática pura no IME-USP, também sou licenciado e especialista em Ensino de Matemática.

Experiência com aulas para diferentes perfis. Lecionei em diversas instituições da rede privada de ensino de São Paulo, dentre elas: Colégio Etapa - São Paulo, CBVM (Colégio Batista de Vila Mariana), Escola Villare - SCS, Cursinho Maximize, entre outras.

Atualmente ministro aulas particulares para estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior (Administração, Ciências Contábeis, Economia, Engenharias, Tecnólogos), mestrandos e doutorandos.

Tópicos e cursos

* Cálculo Diferencial e Integral I, II, III e IV
* Álgebra Linear I e II
* Vetores e Geometria
* Geometria Analítica
* Probabilidade e Estatística

* Ensino Fundamental II (6º Ano - 9º Ano)
* Ensino Médio
* Pré-Vestibular (USP, Unesp, Unicamp, FGV, Insper, ...)
* Vestibulinho (ETEC, COTUCA, IFSP, LICEU, ...)
* Concurso Público

Aulas interativas e dinâmicas com resolução de problemas e exercícios.

Embaixador

O professor perfeito! Perfil de qualidade, diploma de excelência e resposta rápida. Glaucio vai organizar com dedicação as suas primeiras aulas.

Metodologia

Durante a aula eu faço um breve resumo teórico e destinamos a maior parte do tempo para resolução de questões, exercícios e problemas.

A nossa primeira hora de encontro é gratuita. Ela serve para nos conhecermos: você me explica mais detalhadamente o que precisa, eu avalio a possibilidade de estabelecemos um plano de estudos e também já resolvemos algumas questões, como demonstração da dinâmica de aula.

Atenção! A PRIMEIRA HORA É GRATUITA, ONLINE E DEMONSTRATIVA!

As aulas online são por Skype. Ou outro aplicativo de chamada de vídeo de sua preferência. E como funciona? Eu compartilho a tela do meu computador e o aluno acompanhará em tempo real tudo que escrevo na lousa virtual utilizando uma mesa digitalizadora com diversos recursos gráficos.

Programas utilizados: Autodesk SketchBook Pro, Mesa digitalizadora Wacom Intuos, Skype com compartilhamento de tela.

Após o término da aula você receberá os arquivos em jpg dos rascunhos, anotações e resoluções feitas durante a aula.

Experiência com diferentes perfis de alunos e alunas.

Ementas e assuntos

* Cálculo Diferencial e Integral I:

- Números reais e Funções
- Funções Exponencial
- Função Logarítmica
- Funções Trigonométricas diretas e inversas
- Limites e continuidade de funções
- Funções contínuas em intervalos fechados
- Derivadas
- Regra da cadeia, do produto e do quociente de funções
- O teorema do valor médio
- Fórmula de Taylor
- Aplicações das derivadas
- Máximos e mínimos
- Gráficos
- Integrais indefinidas
- Técnicas de integração
- Noções sobre equações diferenciais ordinárias de 1 ordem

* Vetores e Geometria

1. Vetores, operações, módulo de um vetor, ângulo de dois vetores.
2. Dependência linear, bases, mudança de bases. Sistema de coordenadas no espaço, transformação de coordenadas.
3. Bases ortogonais, matrizes ortogonais, produto escalar. Orientação do espaço, produto vetorial.
4. Equações vetoriais da reta e do plano no espaço. Paralelismo entre retas e planos.
5. Ortogonalidade entre retas e planos. Distância de dois pontos, de ponto a uma reta e a um plano. Áreas e volumes.
6. Curvas planas, cônicas. Curvas e superfícies no espaço. Noções sobre quádricas.

* Álgebra Linear I

1. Espaços vetoriais: definição, subespaços, dependência linear, bases, dimensão.
2. Cálculo matricial, determinantes, sistemas lineares.
3. Transformações lineares e matrizes, núcleo, imagem, posto.
4. Espaços com produto interno: produto interno, norma, ortogonalidade, processo de Gram-Schmidt, complemento ortogonal, projeção. Autovalores e autovetores.

* Cálculo Diferencial e Integral II

1. Integral definida. Aplicações. Integrais impróprias.
2. Curvas no R2 e no R3. Representação paramétrica. Comprimento de curva.
3. Conjuntos abertos, fechados, conexos por poligonais em R2 e R3.
4. Funções de duas ou mais variáveis; limites, continuidade, diferenciabilidade.
5. Gradiente. Regra da cadeia. Teorema do valor médio. Derivadas de ordem superior. Teorema de Schwarz. Fórmula de Taylor. Máximos e mínimos.

* Cálculo Diferencial e Integral III

1. Integração dupla e tripla. Teorema de Fubini (enunciado). Mudança de variáveis: polares, cilíndricas e esféricas.
2. Curvas e superfícies parametrizadas ( R2 e R3).
3. Campos de vetores. gradiente, divergente e rotacional.
4. Integrais de linha, de superfícies e de volume; mudança de variáveis e independência do caminho.
5. Teoremas de Green, Gauss e Stokes ( R2 e R3). Campos conservativos e Aplicações.

* Probabilidade e Estatística I

1. Estatística Descritiva.
2. Probabilidade.
3. Variáveis Aleatórias Discretas. Principais modelos: Uniforme, Bernoulli, Binomial, Geométrica, Poisson e Hipergeométrica.
4. Variáveis Aleatórias Discretas Multidimensionais (Bidimensionais).
5. Variáveis Aleatórias Contínuas.

Preços

Taxa de deslocamento : 60€
Preço para aulas por webcam : 14€/h

Precisão

A nossa primeira hora de encontro é online e gratuita.
Ela serve para nos conhecermos: você me explica mais detalhadamente o que precisa, estabelecemos um plano de estudos e também já resolvemos algumas questões, como demonstração da dinâmica das aulas.

Os valores podem variar de acordo com o nível dos assuntos a serem estudados e o local da aula.

Também será cobrada uma taxa de deslocamento para as aulas presenciais.

Os valores devem ser acordados antecipadamente!
Após aceitar a sua solicitação de aula, por gentileza, entrar em contato para definirmos os últimos detalhes na nossa primeira aula.

Observação: O valor pago inicialmente ao site diz respeito a utilização dos serviços do site (solicitar aula para qualquer professor) e não tem nenhuma relação direta com o valor da nossa aula.

Aulas realizadas por Glaucio
Individual
Em grupo
Estas aulas podem ser realizadas
Na casa dele
Casa do aluno
webcam
Disciplinas ensinadas
  • Matemática
  • Geometria
  • Estatística
Níveis
  • 2º ciclo
  • 3º ciclo
  • 10º ano
  • 11º ano
  • 12º ano
  • Ensino superior
  • Formação para adultos
  • Mestrado
  • Doutoramento
  • MBA

Curriculum Vitae de Glaucio

Estudei Bacharelado em Matemática no IME-USP, Licenciatura em Matemática na UniABC e Especialização em Ensino de Matemática na Unicsul.

Na USP realizei 3 Iniciações Científicas na área de Análise Funcional.
Três artigos escritos, sendo dois deles apresentados e publicados no IV e V Simpósio de iniciação científica e pós-graduação do IME-USP.
Trabalhos de pesquisa realizado com apoio do programa da Pró-Reitoria de Graduação da USP - Programa Ensinar com Pesquisa 2008/2009/2010.

* Título: A noção de diferencial em espaços normados.
Apresentamos neste trabalho uma demonstração elementar de um resultado envolvendo a noção de diferenciabilidade de funções em espaços normados. Dados E e F espaços normados sobre R ou C , A um subconjunto aberto conexo não vazio de E e uma função f : A → F diferenciável em A com df=0 provamos, utilizando apenas a definição de diferencial, que f é constante. Trabalho publicado e apresentado no IV Simpósio de Iniciação Científica e Pós-Graduação IME-USP, 2008, SÃO PAULO.

* Título: O teorema do Gráfico Fechado para aplicações multilineares, (2009).
O Teorema do Gráfico Fechado no contexto de espaços de Banach diz que se X, Y são espaços de Banach e T : X → Y uma transformação linear com gráfico fechado, então T é contínua. Tal teorema é juntamente com o Princípio da Limitação Uniforme e o Teorema da Aplicação Aberta, um dos teoremas fundamentais no estudo dos espaços de Banach. Neste trabalho, nos propomos a apresentar uma demonstração do Teorema do Gráfico Fechado para aplicações multilineares.

* Título: Um contra-exemplo do teorema da seleção de Bartle- Graves para aplicações multilineares. (2010).
Dentre os teoremas de seleção que existem o Teorema da Seleção de Bartle-Graves (TSBG) é um deles, que no contexto dos espaços de Banach pode ser formulado da seguinte maneira: Se E e F são espaços de Banach e u : E → F é uma aplicação linear contínua e sobrejetora, então existe uma função contínua g : F → E tal que u◦g é a transformação identidade em F. Nesse trabalho apresentaremos justamente um contra-exemplo para o Teorema da Seleção de Bartle-Graves para aplicações m-lineares, com m ≥ 2. Para tanto, é construída uma aplicação m-linear contínua que não tem uma inversa à direita contínua.

* Título: O ensino de Matemática através da resolução de problemas - Um caminho possível. (Monografia - Licenciatura)
O trabalho é pautado no seguinte questionamento: Como se realiza o processo de construção do conhecimento matemático pelo aluno, e o papel do professor, como mediador da implementação da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (MEAAM-RP). São apresentados os aspectos históricos, que são essenciais para compreender a configuração das tendências atuais sobre Resolução de Problemas. Essa Metodologia apoia-se em fundamentos claros e em uma abordagem renovadora. Sintetizamos as principais contribuições teóricas, práticas e pesquisas realizadas desde o reconhecimento da Resolução de Problemas como metodologia de ensino até chegarmos nas contribuições dadas mais recentemente sobre o assunto. Apresentamos um possível roteiro com orientações gerais sobre como aplicar em aula essa metodologia. Em geral, buscamos enfatizar a importância de uma postura mais ATIVA do aluno, ou seja, cada vez mais como PROTAGONISTA e COCRIADOR do conhecimento matemático construído em sala de aula.

Dinâmico, atualizado e adaptável às mudanças sociais e tecnológicas.
Compreensivo, tento dialogar em uma linguagem acessível e estou sempre disposto a ouvir com atenção todos os alunos e alunas.

Busco ser honesto e justo nas observações, sempre valorizando a inteligência do estudante !

As 40 avaliações sobre Glaucio
  • 5/5

Todas as avaliações são reunidas pelos nossos serviços e são fiáveis a 100%. Transmitem a experiência única vivida pelos alunos do professor.
J
José

Perfeito! Professor acima da média.

L
Lisa

Perfeito! Ecelente profissinal, explica tudo direitinho com paciencia, rocomendo para quem precisa tirar duvida.

R
Rodrigo

Perfeito! Gláucio é um excelente professor! Explica muito bem e o principal : Tem muita paciência. Para um aluno que possui grandes dificuldades isso é extremamente importante. Eu recomendo muito.

21 recomendações

Marcos

Eu estava aflito para a segunda fase da FUVEST, tinha como matéria específica logo matemática onde sempre tive dificuldade. As aulas do Gláucio foram importantíssimas para minha aprovação. Acabei passando na USP e recomendo demais o professor, sua didática é incrível, além dele praticamente pegar na sua mão e mostrar todo o caminho do exercício. Obrigado, professor!

Svetlana

Conheci o Gláucio através do Superprof. Um professor bastante objetivo buscando sempre a interação com o aluno, descomplicado o difícil mostrando que a maioria das vezes é muito fácil quando olhamos de outra ótica.
Excelente profissional!
Eu super recomendo!

E
Elaine

Tenho uma filha de 12 anos que está cursando o 7° ano e sentia a necessidade de um bom professor para fundamentar os seus conhecimentos.
Foi aí, que busquei a tutoria do professor Glaucio.
Tem sido muito bom. Ela tem gostado da abordagem e explicações em cada assunto e nos exercícios. As aulas são dinâmicas e ao mesmo tempo diretas e práticas. É sempre solícito e atencioso. RECOMENDADÍSSIMO!!!!

Entrevista de Glaucio

QUESTĀO 01 | 06
Quando você começou a ter interesse por ciências exatas, mais especificamente por matemática?
Glaucio — Eu estava no 1º Ano do Ensino Médio quando realmente comecei a me questionar por que era importante estudar matemática e, mais, como era possível gostar de matemática. Essas perguntas simples desencadearam uma verdadeira jornada que transformou completamente minha vida e me tornou professor de matemática.
QUESTĀO 02 | 06
Qual matemático, fórmula e/ou teorema que vem primeiro à sua mente? Qual o significado desta resposta para você (seja este positivo ou negativo)?
Glaucio — A identidade de Euler é uma expressão matemática muito bela. Ela é um caso especial da fórmula de Euler. A fórmula de Euler, cujo nome é uma homenagem ao matemático Leonhard Euler, é uma fórmula matemática da área específica da análise complexa, que mostra uma relação entre as funções trigonométricas e a função exponencial.
Nesta equação, e é a base do logaritmo natural, i é a unidade imaginária, e π é a constante de Arquimedes pi. A beleza da equação consiste em relacionar cinco números fundamentais da matemática: e, π, i, 0 e 1 e as operações de adição, multiplicação e exponenciação.
QUESTĀO 03 | 06
Você prefere álgebra ou geometria? Conte-nos mais sobre sua área favorita!
Glaucio — Gosto das duas áreas, não tenho preferência. Penso que o ensino e a aprendizagem das duas áreas são importante, pois desenvolvem habilidades e idéias diferentes. Bons conhecimentos de Álgebra nos ajudam muito a sistematizar e resolver problemas. Aprender geometria básica, como, por exemplo, calcular área e perímetro de figuras planas (triângulos, quadriláteros, polígonos regulares), volume de figuras espaciais, etc, são habilidades fundamentais que nos ajudam a entender melhor as noções de comprimento, espaço, área, volume, entre outras com que nos deparamos no dia a dia.
QUESTĀO 04 | 06
Agora é o momento da confissão! Diga a verdade: você também já sofreu algum dia com a matemática… Como foi?
Glaucio — Eu não diria sofrer, mas que já me senti incomodado sim! Tenho lembrança de que, no ensino fundamental, aprendi muita coisa de matemática mas, ainda assim, sentia que havia muitas coisas misteriosas que não eram reveladas, detalhadas, demonstradas. E esse incômodo, no final das contas, me estimulou mais do que me fez sofrer.
QUESTĀO 05 | 06
O que você diria a um aluno que afirma que ‘Bhaskara não serve para nada’ ou que ‘a matemática como um todo não serve para nada’?
Glaucio — A Matemática tem uma infinidade de aplicações, desde o estudo do genoma e da mudança climática do nosso planeta, passando pela matemática financeira e estatística, até a lógica e filosofia. A Matemática é uma linguagem muito utilizada para descrever fenômenos da física
e, com o advento da modelagem computacional, é componente essencial e indispensável de quase toda a ciência.
A pergunta que poderíamos fazer seria: há algo em nosso dia a dia que não utilize Matemática?
Veremos que existem muitos conceitos e noções matemáticas sendo utilizadas por nós e nem percebemos que de fato é Matemática.
QUESTĀO 06 | 06
Qual é a fórmula perfeita para ser um Superprof de matemática?
Glaucio — Existem muitos caminhos possíveis para se obter bons resultados e um deles podemos dizer que é S = A² + D + 2C, pois para se obter sucesso precisamos de muito amor, dedicação e compromisso em dobro. A: Amor; D: Dedicação; Compromisso; S: Sucesso. : )

Os professores similares

Procura por aulas de matemática perto de sua casa? Nós apresentamos uma seleção de anúncios de professores que lhe podem ajudar. Superprof também oferece aulas de geometria se precisar. Aprender já não é mais problema, há aulas de estatística para todos os gostos!

Palmela
Melhor explicador de Matemática do mundo. São 34 anos de experiência. Estou em Setubal.
12€
Mauricio
  • (3 notas)
1ª aula grátis!

Minha forma de ensinar é usando o quadro, ou um papel, através de exemplos práticos, coisas simples, consigo fazer com...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
Lisboa
Engenheira e Mestranda dá aulas de Matemática e Física até o 12º ano
15€
RENATA
  • (6 notas)
1ª aula grátis!

Minha metodologia é baseada em prática de exercícios utilizando a lógica e a interpretação de texto para auxiliar na...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado Resposta imediata
Porto
Estudante de Arquitetura, aluno de topo em Geometria Descritiva A, Matemática A e Física
10€
Tiago
1ª aula grátis!

Eu uso a minha experiência no percurso da(s) disciplina(s), desde que são iniciadas até aos exames nacionais, para...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
Amadora
Engenheira Química com mais de 10 anos de experiência no ensino dá aulas de Matemática e Físico-Química
15€
Marta
  • (7 notas)
1ª aula grátis!

Licenciei-me em Engenharia Química e iniciei a minha carreira na indústria, onde estive durante 9 anos. A satisfação de...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
Santarém
Antigo estudante de Engenharia Civil dá aulas de matemática, física, geometria, estatística
10€
João
1ª aula grátis!

O meu método de ensino baseia-se, numa primeira fase, numa breve introdução teórica de forma a enquadrar conteúdos e...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
Coimbra
Explicações de Matemática,todos os níveis.Gabinete de estudos próprio no centro de Coimbra
10€
Carlos Daniel
1ª aula grátis!

permanente. Relação estreita com o encarregado de educação. Abordagem teórica-prática. Elaborar relatórios...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
São Mamede de Infesta
Finalista de Engenharia Electrotécnica dá aulas de matemática até 12º no Porto
12€
Gonçalo
1ª aula grátis!

Estudo acompanhado das matérias leccionadas nas disciplinas de matemática entre a 1ª classe e o 12º ano. Preparação...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
Campo
Professora de Matemática com experiência - Desde o 1º ciclo ao Ensino Secundário
13€
Joana Filipa
  • (1 nota)
1ª aula grátis!

Ensinar Matemática é ensinar a pensar, raciocinar e a usar o espírito crítico. Não é ensinar a usar a memorização....

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
Santo Antão do Tojal
Explicadora de matemática com larga experiência no ensino dá aulas particulares ou em grupo
18€
Joana
  • (12 notas)

O mais importante é o exercitar. A matemática é uma disciplina que necessita de atenção e treino. Envio sempre alguns...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
Lisboa
Graduada em Gestão pela Nova de Economia de Lisboa. Aulas de Matemática A do 10ºano ao 12ºano.
15€
Inês
1ª aula grátis!

O meu método de ensino passa por: 1) Abordar brevemente a matéria de uma forma teórica, de forma a que o aluno conheça e...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
Estoril
Recém-formado em Gestão na Nova School of Business and Economics ensina Matemática a alunos do Ensino Básico
8€
António Pedro Pedrosa
1ª aula grátis!

- Eu sou graduado desde o início de 2019 em Gestão na Universidade Nova de Lisboa, na qual tive a oportunidade de...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
Amorim
Jovem Licenciada em economia dá aulas de matemática ao Segundo e Terceiro Ciclo na Póvoa de Varzim
10€
Márcia
1ª aula grátis!

Terminei o ensino secundário na Escola Secundária Eça de Queirós com média de 19 valores e, posteriormente,...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
Felgueiras
Estudante de engenharia mecânica dá explicações de matemática e física a 1º/2º/3º ciclo em Felgueiras/Lixa/Guimarães.
8€
Diogo
  • (1 nota)
1ª aula grátis!

As minhas aulas são bastante interactivas, sendo que o aluno pode expor todas as duvidas que surgiram durante as aulas na...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado Resposta imediata
Almada
Engenheiro formado dá aulas de matemática para 1 ciclo em domicílio Lisboa.
8€
Andrei
1ª aula grátis!

Busco preparar meu material de acordo com os anseios dos alunos, no decorrer das aulas é possível identificar também os...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
Na casa dele Casa do aluno Por webcam
1 hora 14€ 74€ 14€
Fazer um pedido de aula